10 insigths sobre inovação que você pode aprender com um empresário

Aprender é praticar. O conhecimento acumulado só traz benefícios quando colocado em prática. E hoje gostaria de compartilhar um pouco do aprendizado que tivemos na aplicação do modelo do bootcamp do SEBRAE, “Empreendedorismo em Ação”, onde logo após gerei 10 insigths sobre inovação muito importantes para a minha empresa: a BioLogicus.

10 insigths sobre inovação

Vou pular a parte teórica e ir direto para o que descobrimos a partir dos insigths sobre inovação:

Crie seu próprio modelo

1. O primeiro insigths sobre inovação que tivemos foi quando percebemos que o nosso trabalho não deve seguir 100% a metodologia do bootcamp (e nenhuma outra metodologia). Visto que cada empresa tem suas particularidades e é preciso faro para adaptar as metodologias à realidade da empresa.

Em nosso caso, estamos usando os métodos tradicionais para garantir os rendimentos de curto prazo (sistema de distribuição padrão, venda direta B2B, política comercial bem definida, etc.). Bem como, estamos aplicando a metodologia do bootcamp para garantir sucesso no médio e longo prazo. Por isso, reservamos uma parte (cada vez maior) do nosso tempo para inovar, testar novos MVPs, modificar nosso Canvas, etc.

Saiba como inovar utilizando as ferramentas do Marketing Digital! Não deixe de ler este texto.

Compartilhe boas ideias com os seus colaboradores

insigths sobre inovação2. ‎Duas vezes por semana estamos promovendo discussões entre a equipe comercial e de marketing com o intuito de realizar pequenos (ou grandes) ajustes no modelo Canvas, com base no aprendizado.

3. Ao mesmo tempo, implantamos foi nossa “Sexta Probiótica”. Isto é, toda sexta-feira trazemos alguém de fora para um bate-papo com a equipe inteira.

Estamos em tempo de crise (pesada) e eu nunca abriria mão desse momento, pois ele está abrindo a cabeça de todos nós. Na verdade, esse momento só foi criado por causa da crise – é sobretudo nela que somos forçados a abrir a cabeça e enxergar além do óbvio.

Use o CANVAS (sem moderação)

4. ‎O Canvas é lindo e inspirador, mas precisamos saber o que fazer com ele. Para isso, aliamos 2 técnicas que aumentaram muito nossa produtividade: o Scrum e a Técnica Pomodoro para organizar as atividades da equipe. Para isso, criamos, no Trello, 2 quadros do nosso sprint: o BioLogicus Sprint e o BioLogicus Backlog. No quadro do sprint, ativamos o Power Up Costello e conectamos o app Pomello. Assim conseguimos monitorar o andamento das atividades num gráfico de burndown, além de aumentar a produtividade com a técnica Pomodoro.

5. O Canvas tá sendo show pra nos dar o norte. Sempre que temos dúvidas sobre como abordar alguém, vamos ao “pitch”. Sempre que queremos saber se determinado cliente vale a pena, olhamos para a “matriz de segmentação”. Sempre que queremos criar um modelo de receita mais sustentável estudamos nossa “estrutura de receita”. Super legal. O Canvas serve para não nos deixar perder o foco, mas o principal é a execução, que tem que ser com um empenho e dedicação enormes.

6. Apesar ser bem adepto a tecnologias, mandei imprimir 2 folhas A3 de Canvas (uma pra desenhar nosso Canvas B2B e outra para o B2C). Desse modo, fica bem melhor de visualizar e manusear o Canvas fisicamente. Mantemos uma cópia online do que fazemos no físico através do Real Time Board.


Tenha um Mindset inovador

7. Percebi que o feeling do empreendedor é insubstituível (pelo menos por enquanto), principalmente em situações críticas de decisão. Estou tentando inspirar nas pessoas o espírito de que também são donos do negócio. Para isso não basta distribuir ações da empresa, temos que acertadamente inspirar. Um pouco de PNL e coaching pode ajudar.

8. ‎Mudei minha postura no que diz respeito à resolução de problemas. Antes eu dizia à equipe: “não me tragam problemas, me tragam a solução”. Parei com isso e agora estou encorajando a todos a me trazerem problemas, sem medo de serem punidos. Para isso, peço que tragam o mais cedo possível os problemas, mesmo que não tenham imaginado uma solução. E posteriormente, sentamos e aplicamos a técnica dos 5 Porquês para solucionar os problemas o mais rápido possível.

9. ‎Estou aprendendo que como gestor uma das coisas mais difíceis é se comportar de forma antinatural. Exatamente: precisamos não só pensar de forma contrária ao que nossa cabeça quer, como também agir de forma contrária ao que a nossa teimosia muitas vezes diz. Quem puder, leia “O lado difícil das situações difíceis“.

10. Aprendi que eu preciso ser a pessoa mais equilibrada, física e mentalmente, da minha equipe. Por isso, preciso cuidar muito da saúde, fazer exercícios, não economizar na hora de me alimentar bem e curtir os fins de semana. Mesmo na crise.

Quer saber qual é o seu Perfil Empreendedor? Faça o teste e descubra.

Reflexões Finais

Em suma, esses foram os 10 insights sobre inovação que eu tive com a aplicação das metodologias modernas de gestão na minha empresa. Mas… E você, que insights terá? Só a prática vai despertar em você esse aprendizado.