Quais são as habilidades do futuro e como desenvolvê-las?

As habilidades do futuro são aquelas necessárias para desempenhar as novas funções ou que ainda não existem. O mercado, as tecnologias e as informações se modificam constantemente, de forma muito rápida. É necessário acompanhar essa velocidade para que a empresa não perca o ritmo de interação de seus clientes ou de suas necessidades.

Caso contrário, pode ficar para trás, entre tantas outras disputando a atenção do público consumidor. Isso vai fazer com que perca visibilidade e feche as portas. Essa situação pode acontecer em qualquer segmento, até mesmo com empresa de portaria e limpeza.

Estima-se que mais da metade dos empregos que os jovens vão atuar no futuro ainda não foram desenvolvidos. Ou seja, são funções novas, de acordo com as tecnologias que surgem constantemente, exigindo novas habilidades.

As novas tendências do mercado

Para acompanhar a tendência e a demanda do mercado, as empresas buscam profissionais capazes de atender essas necessidades. Um exemplo são pessoas com conhecimento técnico em eletrotécnica.

Um funcionário capacitado consegue identificar como a empresa pode atuar para responder de forma adequada e trazer bons resultados para aquela marca. Para isso, é essencial analisar o comportamento do público-alvo, por exemplo.

Tecnologias e habilidades

Nossa rotina cada vez mais dinâmica que exige respostas a diversos estímulos simultâneos, traz novas necessidades a cada momento.

Isso inclui tanto o âmbito pessoal em relação às habilidades de lidar com situações desse tipo de cotidiano, quanto às ferramentas de trabalho, tratando-se de tecnologias que ajudam na rotina.

É importante buscar informações para aprender formas de lidar com as mudanças na mesma velocidade que elas ocorrem.

Importância das instituições de ensino

As novas habilidades exigidas para compreender as mudanças de comportamento, alterações de mercado, bem como, a velocidade com que isso acontece e as decisões que uma empresa deve tomar precisam ser incorporadas no ser humano.

Isso é um papel fundamental das instituições de ensino porque elas vão ajudar a educar as crianças e jovens dentro desse novo tipo de pensamento crítico.

Integrar essa mentalidade inovadora com as tecnologias digitais, físicas e biológicas, permite adaptar as necessidades da empresa de acordo com a demanda do mercado. Assim, as escolas capacitam pessoas capazes de exercer as funções exigidas.

Quais são as habilidades do futuro?

Mas para poder acompanhar as mudanças, aprender e inovar, é importante conhecer quais são essas habilidades do futuro tão importantes. Vivemos um processo de transformação dinâmico, por isso essa informação é essencial.

Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva se relaciona com a habilidade de aumentar a variedade de pensamentos enxergando novos caminhos e soluções para resolver os problemas do cotidiano. Ou seja, com a rotina acelerada, é preciso lidar com soluções rápidas.

Essa habilidade atua no interesses pessoais e profissionais porque permite resolver impasses de forma mais prática e ágil. Uma pessoa flexível entende e associa novos padrões, criando assimilações únicas. Isso é essencial.

Uma empresa de rolamentos, por exemplo possui muitas máquinas e equipamentos em sua produção, mas a habilidade de assimilar problemas é indispensável. Até mesmo para resolver questões relacionadas com esses procedimentos.

Negociação

As funções e processos estão cada vez mais automatizados, por isso mesmo é muito importante saber negociar. A habilidade de se relacionar com outro ser humano é ainda mais importante do que antes.

Uma fabrica de cabos eletricos, por exemplo, possui a maior parte dos processos automatizados, mas mesmo assim tem muitos funcionários essenciais.

É necessário saber ouvir, conversar e negociar em um ambiente onde tantas tarefas são executadas por um computador. Lembrando que ainda existem pessoas trabalhando na empresa e elas precisam ser tratadas como funcionários.

Mesmo quem ocupa cargos mais simples precisa saber lidar com relações interpessoais e estabelecer contatos com outros funcionários.

Orientação para servir

A tendência a ajudar os outros é uma habilidade muito importante no mercado. Empresas que prestam serviços são confrontadas constantemente pelos clientes e suas preocupações. É preciso estar a disposição e pronto para ajudá-lo.

Mas orientar o outro não diz respeito apenas ao cliente, os resultados da equipe de trabalho dependem de sua integração e desenvolvimento. Por isso é necessário trabalhar bem e ajudar um ao outro.

Julgamento e tomada de decisões

Atualmente, as empresas lidam com uma quantidade de dados cada vez maior. Por esse motivo, uma habilidade essencial é a capacidade de ler e interpretar essas informações. Além disso, é necessário saber o que fazer com isso, ou seja, tomar decisões corretas.

Etiquetas adesivas personalizadas podem ajudar nesse momento, elas são muito úteis para classificar documentos, arquivos ou até equipamentos.

Inteligência emocional

A inteligência emocional está relacionada com ler a emoção das outras pessoas. Isso significa trabalhar a empatia e administrar a relação com a equipe a partir da forma como as pessoas expressam suas emoções.

Além disso, inteligência emocional também significa administrar as próprias emoções para que isso não afete o desempenho e atrapalhe os resultados da empresa. É importante separar o lado pessoal e profissional.

Isso pode ser observado em empresas de tradução, por exemplo, que possuem o quadro de funcionários essencial para o funcionamento e desempenho das atividades.

Coordenação com outros

Os membros da equipe precisam trabalhar de forma compatível, ou seja, de acordo com as mesmas determinações e entendimentos. Uma equipe harmônica produz melhor e traz mais resultados. Conexão e colaboração entre os membros não depende das máquinas.

Isso é algo exclusivo da interação humana e é essencial dentro de uma empresa. A coordenação com os outros é uma habilidade importante, relacionada com a interação com pessoas que possuem personalidades diferentes.

Por mais automatizada que uma empresa seja, uma máquina nunca será capaz de coordenar uma equipe ou administrar a relação entre os funcionários. Essa habilidade é essencialmente humana e muito importante.

Gestão de pessoas

Mesmo com o avanço tecnológico, os funcionários são um recurso muito importante para a empresa e precisam ser bem administrados. A melhor forma de fazer isso é com a gestão de pessoas.

Ou seja, essa habilidade lida com todos os problemas que podem existir em uma equipe formada por pessoas, por exemplo:

  • Funcionário doente;
  • Desmotivação;
  • Atestados;
  • Faltas;
  • Falta de foco.

Quando alguém sabe gerenciar bem a convivência entre pessoas, também é capaz de aumentar a produtividade da empresa. Por isso essa habilidade é tão importante.

Criatividade

Um profissional criativo consegue reunir informações que parecem não ter conexão e apresentar um resultado inovador para obter mais retorno.

Muitas vezes um problema pode parecer impossível de resolver. Esse obstáculo chega a parar uma atividade importante até que alguém identifique uma forma diferente de resolver.

Por mais produtivo que uma máquina seja, nunca será capaz de imaginar e pensar como uma pessoa. Por isso é tão importante ter funcionários criativos.

Pensamento crítico

O pensamento crítico está relacionado diretamente com raciocínio e lógica. Essa é uma habilidade necessária para avaliar todos os aspectos de um problema e conseguir resolvê-lo da melhor forma possível para a equipe e a empresa.

Analisar prós e contras, por exemplo, ajuda a encontrar várias resoluções para os problemas. Diferentes alternativas oferecem opções de ações e possibilidades. Isso ajuda na tomada de decisão.

O pensamento crítico é essencial em diversos setores do mercado, por exemplo empresas que trabalham com raspagem de piso de madeira.

Resolução de problemas

Outra habilidade essencial para os empregos do futuro é a capacidade de resolver problemas complexos. Isso é desenvolvido ao longo do tempo, e aprimorado com dedicação. A nova demanda apresenta problemas diferentes e é importante saber resolvê-los.

Isso se faz ainda mais necessário quando se trata de portaria para condominios, por exemplo, um ambiente com várias pessoas convivendo. Local onde pode haver conflitos que precisam ser resolvidos.

As habilidades do futuro e sua importância

Ao abrir uma empresa, ou cuidar da administração de um estabelecimento já existente no mercado, é muito importante acompanhar as constantes transformações do contexto econômico, público consumidor e tecnologias.

Dessa forma é possível se adaptar com a mesma velocidade que isso acontece. Adequar a rotina e desenvolvimento da empresa é essencial para mantê-la dentro do cenário competitivo de forma ativa.

Assim, pode identificar a demanda necessária e oferecer aquilo que o consumidor precisa. Para isso é preciso inserir pessoas com novas habilidades no quadro de funcionários, para inovar a forma de desenvolver os processos diários.

As máquinas resolvem muitos problemas, mas o profissional que se qualificar e diferenciar da capacidade desses equipamentos terá uma vantagem muito grande. Nenhum computador sabe lidar com emoções ou problemas humanos.

São essas as habilidades fundamentais para se adaptar de acordo com a velocidade que as coisas acontecem atualmente. Isso permite alcançar bons resultados dentro de um cotidiano dinâmico e em constante evolução.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.