Os problemas de gestão são uns dos maiores ocasionadores do grau de mortalidade das empresas, principalmente das micro e pequenas empresas (MPEs) – como vimos em “os 8 principais erros de gestão cometidos pelas MPEs”.
Mas ai você poderia se perguntar:
“Como eu faço para identificar se a minha empresa está com problemas de gestão?”.
A resposta para esta pergunta não é tão difícil quanto imaginamos. Se a sua empresa está com dificuldades para alcançar as metas e objetivos estabelecidos, seus colaboradores se encontram desmotivados e insatisfeitos com o trabalho, a empresa não consegue se adequar às necessidades dos seus clientes e tem muita dificuldade para estabelecer um padrão nos processos da sua empresa, então, a sua empresa está sim com problemas de gestão.
As vezes observamos apenas os sintomas dos problemas de gestão (diminuição do faturamento, perda de clientes, colaboradores desmotivados, etc.), porém devemos nos atentar as causas destes problemas. Contudo, se nos voltarmos exclusivamente aos sintomas, observaremos apenas “a ponta do iceberg”, que representa uma pequena parte das dificuldades reais que uma empresa com problemas de gestão precisa superar!
Mas isto não é o “fim do mundo”, inúmeras empresas sofrem com estes problemas, mas existe uma solução, baseado no Modelo de Excelência em Gestão (MEG).
Modelo de Excelência em Gestão (MEG): uma ferramenta para identificar problemas de gestão
O Modelo de Excelência de Gestão® (MEG) é um instrumento desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), cuja característica mais importante é a de ser:
“um modelo sistêmico, com o benefício de buscar a estruturação e o alinhamento dos componentes da gestão das organizações sob a ótica de um sistema” (SEBRAE; FNQ).
Dessa forma, o modelo permite que os empresários possam enxergar as relações entre todos os elementos que compõem a organização. As sete partes que formam o MEG são:
- Liderança
- Clientes
- Sociedade
- Estratégias e Planos
- Pessoas
- Processos
- Resultados
Então a maior dica que eu posso dar a vocês é: Quer melhorar a gestão da sua empresa? Sigam os passos desse modelo de gestão inovador!!
#1 Seja um líder para a sua equipe (Liderança)
Defina a Missão e os objetivos da sua empresa, informe a todos os seus colaboradores sobre o seu planejamento estratégico. Ainda mais, introduza-os no desenvolvimento das atividades que lhe levarão a alcançar esta missão.
Portanto, para minimizar os problemas de gestão e melhorar o clima organizacional, desempenhe o seu papel de liderança de forma aberta, inspiradora e motivadora, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à motivação da sua equipe.
Leia este texto e aprenda como criar uma Cultura de Inovação no seu negócio!
#2 Capte informações e se adeque às necessidades dos seus clientes (Clientes)
Os seus clientes são as principais fontes de informação para o seu negócio, por isso, ouça-os! Sendo assim, procure conhecê-los, para saber quem é o seu público-alvo e entender as suas necessidades.
Portanto, você deve ficar atento as reclamações deles. Em muitos casos, são através delas que descobrimos onde estão os problemas de gestão e até mesmo ouvimos sugestões de como resolvê-los. Lembre-se sempre, o objetivo principal é garantir a satisfação do cliente.
#3 Tenha consciência socioambiental (Sociedade)
Tão importante quanto gerar lucro é ter consciência socioambiental. Neste caso, o primeiro passo é ter ciência de quais são as exigências necessárias para o funcionamento da empresa e sempre mantê-las atualizadas. Esta atividade não é fácil, pois envolve muitos órgãos e documentos, como licenças, alvarás, certidões, entre outros.
Mas só esta preocupação hoje em dia não é mais suficiente.
Devemos ter uma atuação ética e transparente com todos os públicos que a empresa se relaciona, nos preocupando com os impactos negativos que a organização pode causar e como poderemos desenvolver ações que possam minimizá-los, e eventualmente resolvê-los.
Por que devemos nos preocupar com Responsabilidade Social?
#4 Planeje o Futuro da sua empresa (Estratégias e Planos)
Não planejar o futuro da empresa é um dos principais problemas de gestão cometidos pelas MPEs. E para não cometermos este erro, devemos elaborar o Planejamento Estratégico e estabelecer uma visão de futuro para o empreendimento e, posteriormente, estabelecer as estratégias e planos de ação que irão nos levar ao alcance desta visão.
E para que possamos acompanhar o desenvolvimento dessa visão, é interessante que se estabeleça metas e indicadores que possam mensurar o desempenho e disponibilizar informações para a tomada de decisão acerca das estratégia adotadas.
#5 Qualifique e capacite a sua equipe (Pessoas)
Uma equipe desmotivada, incapacitada e insatisfeita é o pesadelo de qualquer empresário(a). E para não cometer esse erro de gestão, devemos estabelecer relações com as pessoas. Além disso, devemos criar condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho, desenvolvendo as suas competências e fornecendo um ambiente propício para o empreendedorismo, a inovação e surgimento de novas ideias.
#6 Encontre os gargalos e otimize os seus processos (Processos)
Uma empresa com problemas de gestão de processos possibilita o surgimento de gargalos nas atividades. Dessa maneira, isso ocasiona dificuldades e falhas, seja na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço.
Sendo assim, é de suma importância compreender e segmentar o conjunto das atividades e processos da organização que mais agregam valor para os clientes, com objetivo de padronizar as atividades, diminuir as falhas e melhorar a qualidade dos produtos/serviços.
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#7 Avalie o desempenho da sua empresa (Resultados)
A ingerência é um dos graves problemas de gestão empresarial. Nesse sentido, ela pode surgir quando o empresário não consegue ter o entendimento claro das relações entre os diversos componentes de uma organização.
Uma vez que os componentes se encontram em contínua mudança, devemos sempre avaliar e reajustar o nosso planejamento. Para isso, existe uma ótima ferramenta, o PDCA, que busca promover a melhoria contínua dos processos de gestão através de um ciclo de 4 ações: onde devemos sempre planejar (plan), fazer (do), checar (check) se atividades estão fluindo corretamente e agir (act) para realizar quaisquer possíveis ajustes e/ou melhorias.
Conhece uma outra solução para os problemas de gestão das empresas? Ficaremos muitos felizes em ouvir a sua opinião nos comentários.
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FONTES: FNQ