Design thinking é o pensamento aliado ao design, ou seja, além de se preocupar com a estética, aplica-se a funcionalidade. Leia e descubra porque sua empresa deveria investir no design thinking.
Design thinking é um termo que pode ser traduzido como “pensamento de design”. A técnica busca entender o comportamento do usuário, para observar possíveis problemas e assim construir soluções inovadoras.
Engana-se quem imagina que o design está apenas preocupado com a estética. No design thinking é levada em consideração a jornada do usuário, a fim de facilitar e promover uma ótima experiência.
Continue a leitura e entenda porque investir em design thinking!
A importância do design thinking
Hoje, o mercado é competitivo e é preciso pensar cada vez mais na experiência do consumidor. Isso significa que se faz necessário olhar com empatia para os clientes, de forma humanizada e compreender que o design tem um papel importante nesse processo. Se antes o design focava apenas na arte, hoje, ele se torna uma estratégia inteligente justamente porque aprende ao entender o comportamento do usuário.
O design thinking é voltado para a análise de problemas, quando eles surgem, oferecendo soluções com base no que dizem os clientes e usuários. Após o período de análise, são criadas soluções inteligentes para resolver até mesmo os problemas mais complexos. Mas não para por aí, depois de criadas, elas são constantemente testadas, para que resolvam, de fato, o que o cliente espera.
Apesar de ser amplamente aplicado na solução de problemas, não é preciso esperar que existam problemas complexos para procurar aplicar o conceito. Afinal, o design thinking também antecipa tendências e é voltado na constante análise e melhoria dos processos que envolvem o design.
Uma experiência inovadora para qualquer porte de empresa
Inovar é algo que cria vantagem perante a concorrência, não é mesmo? Contudo, engana-se quem pensa que a inovação está disponível apenas para as grandes empresas. É fato que gigantes como Apple, Airbnb, Lego, entre tantas outras, de diversos segmentos, aplicam o conceito. Contudo, qualquer porte de empresa pode se beneficiar com a implantação.
Afinal, é cada vez mais comum ver empresas de pequeno e médio porte pensando na funcionalidade de seus processos. Há uma conhecida frase de Steve Jobs que diz “design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works!” (Design não é apenas como se parece e como quer se parecer. Design é como funciona!). Ou seja, toda empresa que deseja aliar a funcionalidade ao design pode se beneficiar com este conceito.
Adaptação e colaboração
O design thinking é um conceito construído por várias mãos. Isso envolve colaboradores, liderança e claro, os clientes. Enquanto as lideranças tomam decisões, a equipe é incentivada a ter ideias inovadoras, de acordo com o que a comunicação com os clientes traz como retorno. Assim, esse é um processo colaborativo, que também serve para unificar a empresa e seus processos.
Nesta concepção, as ideias de todos os colaboradores são importantes e válidas, gerando mais diversidade para os processos. É uma solução coletiva, que prova que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor do que uma só.
Além de colaborativa, essa é uma solução que permite a constante adaptação. Com o design thinking abandonamos o conceito de que algo está 100% pronto. Isso permite que aconteçam adaptações, atividades cronometradas e muito mais.
Gostou de conhecer a importância deste assunto? Então a href=”https://conteudo.cysneiros.com.br/bate-papo-consultoria“>entre em contato com a Cysneiros para batermos um papo sobre como o design thinking pode ser o ideal para você!