O serviço especializado em marketing digital é importante para as empresas que querem se continuar ativas no mercado, ganhando cada vez mais espaço.
Esse conjunto de atividades que uma empresa ou profissional executa on-line ajuda a atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade para a marca na internet.
Para colocá-lo em prática, são usadas estratégias como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. E para muitas empresas, fazer marketing digital pode não ser algo simples.
Apesar de não ser nenhum “bicho de sete cabeças”, é fundamental saber usar as estratégias do marketing on-line do jeito certo, para que todos os objetivos almejados pela marca sejam alcançados.
Na internet, é possível encontrar milhões de dicas acerca do assunto, mas a verdade é que apenas os profissionais da área sabem bem como desenvolver cada estratégia relacionada ao marketing digital.
Por isso, é importante contar com um serviço especializado nessa área para desenvolver as melhores táticas, trazendo resultados satisfatórios. Para aproveitar o melhor do marketing digital, o ideal é contar com um bom serviço de assessoria.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é marketing digital, sua importância e as vantagens de uma consultoria em marketing para as empresas.
O que é marketing digital?
Antes de contratar uma agência ou uma consultoria em marketing digital, é importante saber bem o que é.
Marketing digital é uma maneira de promover produtos, serviços e marcas pela internet.
Atualmente, é uma das principais maneiras que uma empresa tem para se comunicar com seu público-alvo, de maneira personalizada e no momento mais oportuno.
Nos últimos anos, a maneira de fazer marketing mudou drasticamente, principalmente com o avanço da tecnologia e com o uso da internet.
Sendo assim, o marketing digital veio para conceituar todos os esforços de marketing no ambiente virtual.
Para veicular suas campanhas, uma empresa de aluguel de impressoras usa diversos canais como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail e qualquer opção relacionada à internet.
O principal objetivo do marketing digital é solucionar as dores e os desejos dos consumidores, portanto, não se configura mais apenas naquela velha relação de compra e venda a qualquer custo.
Sendo assim, o marketing digital assume uma posição importante, tanto para empresas quanto para consumidores.
Importância do marketing digital
Fazendo uma breve análise do marketing ao longo dos últimos 10 anos, é possível perceber o quanto ele mudou e isso trouxe muitas vantagens para as empresas e também para os consumidores, como:
Mais interatividade
Por meio do marketing digital, uma empresa de portaria virtual consegue interagir muito melhor com seu público. Isso porque o foco não está mais no produto, mas sim no usuário e em sua jornada de compra.
As campanhas realizadas no meio digital também permitem que os consumidores opinem e estejam em contato com as marcas, o que melhora o engajamento.
Fácil análise e mensuração
No marketing digital, as empresas conseguem mensurar o resultado de suas ações com muito mais facilidade, realizando todas as mudanças necessárias.
Isso melhora o Retorno sobre Investimentos e também o custo de aquisição de novos clientes.
Melhores oportunidades para as empresas
Outra facilidade trazida pelo marketing digital a empresas de todos os setores, como uma empresa de dedetização é o fato de que todas podem realizar uma boa campanha.
Antigamente, era comum que apenas grandes organizações tivessem acesso aos melhores recursos em marketing, mas com o marketing on-line isso mudou, abrindo espaço para todas.
Melhor direcionamento
Antigamente, as marcas não segmentavam o seu público como atualmente. Por conta do marketing digital, ao invés de tentarem atrair muitas pessoas, elas atraem as pessoas certas, aquelas que realmente têm interesse no que vendem.
Isso diminui os gastos com campanhas e traz um retorno muito mais assertivo. Além disso, o público tem acesso àquilo que realmente o interessa, sem perda de tempo.
Apesar de tantas vantagens e facilidades, é imprescindível que as empresas, principalmente as pequenas e médias, contem com uma boa consultoria em marketing para que façam uso das melhores estratégias.
O que é consultoria em especializada em marketing digital?
Uma consultoria em marketing digital funciona basicamente do mesmo jeito que outros tipos de consultoria.
Sendo assim, seu principal objetivo é aconselhar, ajudar o cliente e apontar falhas nas estratégias de marketing digital.
Esse serviço ajuda empresas como uma marmoraria em SP de muitas maneiras, como:
- Alcance dos objetivos;
- Diagnóstico da presença on-line da marca;
- Análise das ações executadas;
- Indicação de mudanças.
Sendo assim, não fica difícil entender quais são as vantagens que uma empresa tem ao contratar uma consultoria em marketing digital.
Vantagens de uma consultoria em marketing digital
Contar com a ajuda de uma consultoria em marketing digital traz muitas vantagens para as empresas, como:
Visão geral do negócio
O diagnóstico feito pela consultoria, logo que a empresa contrata nos serviços já se mostra como uma excelente ferramenta para melhorar muitos aspectos.
É comum, principalmente para novos gestores, que alguns dados passem despercebidos, que deixam de ser analisados e contenham informações importantes.
Um exemplo disso é uma loja de MDF e-commerce que passa a identificar as razões que levam um cliente a abandonar produtos no carrinho.
Ela também consegue identificar quais tipos de postagem geram mais engajamento com seu público.
A consultoria também transforma números e gráficos em informações importantes que ajudam as empresas a conquistar mais clientes e a aumentar suas vendas.
Também há uma avaliação detalhada dos concorrentes que identifica os aspectos que podem ser melhorados pela marca que contrata a consultoria.
O concorrente passa a ser um exemplo prático do que pode ou não pode ser feito.
Especialidade em campanhas
A consultoria em marketing digital não atende apenas uma empresa, mas muitas outras, desde supermercados até lojas de móveis planejados para escritório.
Isso traz a ela muita experiência com diferentes tipos de campanhas on-line.
Como resultado, as organizações que contam com esse serviço especializado acabam economizando, pois deixam de trabalhar com anúncios que não trazem resultados satisfatórios.
Visão de fora do negócio
Ouvir a opinião de alguém que está de fora do negócio ajuda muito a ter novas ideias. Mas, quando essa opinião vem de alguém que, além de estar de fora é especialista no que você precisa, fica ainda mais fácil ter boas ideias.
A consultoria traz novas ideias para que as empresas usem as estratégias em marketing digital ideais para o seu negócio.
Essas novas ideias podem aparecer ainda durante o diagnóstico inicial dado no começo da consultoria. Isso porque muitas informações que passam despercebidas aparecem nesse momento.
Por exemplo, uma empresa de limpeza pós obra SP pode perceber que o anúncio “x” não teve o mesmo efeito do “y” e que este último agradou mais o seu público-alvo.
Outão, uma loja de artigos para o lar percebe que aquele produto que ela imaginava que chamaria a atenção dos consumidores não teve o efeito desejado.
Inclusive, pode perceber que isso está acontecendo porque um anúncio ou uma descrição do produto não ressaltou aspectos que deveriam ter ressaltado.
Isso permite que todas as marcas inovem a maneira como fazem propagandas, melhorando o engajamento com o público interessado.
Melhor retorno sobre investimento
O principal objetivo de uma empresa, desde aquelas que prestam serviços de assessoria em comércio exterior até um restaurante de comida japonesa é obter lucro com suas campanhas de marketing.
Por isso, o principal objetivo da consultoria é fazer com que o retorno seja maior do que o investimento em marketing. Isso garante que o consultor realizará o seu melhor trabalho para que seus clientes trilhem o caminho certo.
Quando esse objetivo é alcançado, a empresa conquista mais clientes e aumenta suas vendas. E isso só é possível porque a consultoria se mantém estudando as melhores estratégias em marketing digital para os seus clientes.
No entanto, se as diretrizes passadas pela consultoria não forem aplicadas pela organização, esta não atingirá seus objetivos.
De nada adianta contratar a melhor consultoria, se os conselhos, orientações e avaliações passados não forem seguidos. Além de não atingir os objetivos almejados, a empresa perde todo o investimento.
A consultoria em marketing digital não permite que as marcas executem suas estratégias baseadas em achismos. Toda e qualquer campanha é baseada em uma análise aprofundada do mercado, da empresa e de seu público.
Dessa forma, as organizações passam a executar somente aquelas estratégias em marketing digital que realmente são interessantes para o seu negócio, focadas no seu público e oferecendo a eles as soluções que realmente procuram.
Uma maneira inteligente de fazer marketing digital, contando com o apoio dos melhores profissionais da área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.