Por que apostar em um blog para o seu negócio?

Mais do que um armário virtual de textos, um blog concede visibilidade, tem grande poder de criar autoridade, atrair novos clientes e vendas. São uma ponta da estratégia do marketing digital, que, se realizado corretamente, pode alavancar seus negócios.

No Blog, temos o compartilhamento de ideias que envolvem todo o universo do seu segmento. Diferentemente do que alguns pensam, nessa estratégia de marketing de conteúdo o foco não são seus produtos ou serviços, mas as dores e desejos do público e as possíveis soluções que você pode oferecer.

O trabalho com o Blog como parte da sua estratégia não é algo rápido, mas um investimento a longo prazo que pode trazer bons frutos, já que mais da metade dos consumidores buscam opiniões e consomem esse tipo de meio quando quer encontrar o produto ou serviço ideal. Mesmo sendo um trabalho a longo prazo, as empresas estão cada vez mais investindo neste canal: segundo a Orbit Media 29,4% acredita que o Blog tem impacto positivo nos seus negócios.

Outras pesquisas demonstram que cerca de 87% das empresas que atualizam frequentemente um blog conquistam novos clientes a cada dia. Já outras mostram que 70% dos consumidores se tornam mais próximos das marcas com blogs corporativos, pois educam, dialogam e engajam seu público, direcionando-o à venda de forma mais simples e natural.

Por que ter um blog é tão eficiente?

Se você ainda não está convencido de que ter um blog é fundamental na sua estratégia de marketing digital, separamos alguns pontos que podem te convencer a criar um agora mesmo.

1. Exige um baixo investimento

Comparado ao custo de outros meios do marketing, a criação de Blog é bem mais simples. O que existe é a falta de paciência para esperar os resultados, que, como dissemos, exigem um longo-prazo.

No entanto, se formos contabilizar, o blog não necessita de muitos recursos para se manter e ainda poupa recursos destinados a outras áreas. Além disso, os posts continuam trabalhando, pois, estarão sempre disponíveis mediante as necessidades do consumidor.

2. Aumenta a acessibilidade e visibilidade

Os posts dos blogs são bastante diversificados, tem formato de vídeo, fotos, artigos, infográficos e outros. Essa variedade junto a práticas de SEO e postagens constantes podem tornar seu blog mais visível e acessível ao público.

Para ter ideia, sites corporativos com blog têm 434% mais páginas e 87% mais links exibidos como resultados de pesquisa, sendo mais fáceis de serem encontrados no Google. Além disso, eles conversam muito bem com redes sociais, podendo oferecer material compartilhado entre os dois canais ou utilizar anúncios de mídias, além do próprio ranqueamento orgânico.

E mais: depois de acessar o blog fica mais simples o acesso ao site, onde estão disponíveis seus produtos e serviços, facilitando o fechamento de um negócio.

3. Cria relacionamento com o público e gerar leads qualificados

Assim como as redes sociais, o blog é um facilitador para criar comunicação com seu público. Ao estabelecer artigos e temas na página, o target pode curtir, engajar-se, compartilhar com os amigos.

É também possível você analisar o que está funcionando ou não na sua empresa com relação aos consumidores, ou seja, o que eles realmente gostam? Quais textos estão sendo mais lidos? Quais as suas necessidades?

Gerando tráfego e identificando os objetos de desejos ou dificuldades do consumidor, você pode não só produzir conteúdos mais relevantes para atingi-lo, como também aprimorar ser serviços e produtos para conquistar e fidelizar novos clientes.

4. Cria autoridade

Manter uma pesquisa, material rico e frequência de posts para os visitantes do blog é um excelente meio de se colocar à prova para seu público. Mostrar que você conhece do seu negócio e todo o mercado demonstra que você tem credibilidade e posicionamento de marca, portanto, é uma fonte confiável, assim como seu negócio. Assim, você gera autoridade no seu segmento e estará sempre no top of mind dos seus clientes.

5. Ajuda nas vendas

Mais simples que B-A-BA: se você tem visibilidade, relacionamento com sua audiência e autoridade, os leitores irão confiar no seu negócio e gerar mais vendas e lucros, mesmo que não esteja falando diretamente de seus produtos e ofertas. Na verdade, no blog, esses são os últimos assuntos que abordamos, mas criamos todo o universo que leva o consumidor ao interesse na sua empresa e no que você oferece.

Ou seja, primeiro atraímos com o conteúdo para o site, o consumidor vai estar em contato com a empresa, passando por todas as etapas do funil, até perceber o que deseja e que pode conseguir aquilo com sua marca. A partir daí é estabelecer uma boa equipe de vendas e transformar o leitor em cliente leal.

Assim, mostramos que ter um blog para seu negócio não deve ser questão de escolha, mas necessidade! Com ele, você pode oferecer conteúdo de qualidade, gerar mais visibilidade e credibilidade aos produtos e serviços fazendo seu target se lembrar da sua marca como solucionadora e confiável para fechar negócio. 

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