O design thinking (DT) é um processo interativo no qual se busca entender o usuário e redefinir problemas para pensar em novas estratégias de resolução e planejamento das próximas ações, resultando em algo mais personalizado.
Criado em 1969 por Herbert Simon, ganhador do prêmio Nobel de economia, esse processo fornece uma abordagem baseada em soluções para resolver problemas. É uma maneira de pensar e trabalhar, bem como um conjunto de métodos práticos.
Para isso, a ferramenta se baseia no entendimento inicial do cliente como ser humano com relação ao seu comportamento, sentimentos, estilo de vida e perfil de consumo. Isso permite lidar com problemas mal definidos ou desconhecidos, de modo centrado no ser humano.
Em relação às outras metodologias, o DT apresenta a vantagem de abrir caminhos para que estratégias de negócios sejam implementadas ou modificadas por meio da compreensão dos sistemas de forma complexa e co-criativa, baseada na empatia.
Por exemplo: empresas de terraplanagem e pavimentação podem ter problemas quanto à produtividade dos funcionários e pelos métodos convencionais que não identificam.
O DT ajuda o gestor a pensar de modo empático, colocando-se no lugar dos funcionários. Deste modo se torna fácil descobrir o que pode estar sendo responsável pela queda na produtividade e então pensar em soluções que não ocorreriam de outro modo.
Etapas do Design Thinking
O Design Thinking se tornou uma importante ferramenta dentro das organizações, visando a solução de problemas centrada no ser humano e em suas perspectivas e sentimentos. Este tipo de ferramenta é desenvolvido ao longo de 5 principais etapas:
- Empatia;
- Definição;
- Idealização;
- Prototipagem;
- Testagem.
Inclusive, podem existir algumas variações com 7 até 9 etapas, contudo são apenas variações dessas principais.
Empatia
A primeira etapa do DT é a empatia. Neste primeiro momento, os possíveis problemas de sua equipe são identificados por meio de entrevistas. Assim é possível ter uma visão real e não idealizada da situação.
Por exemplo, imagine o seguinte: você gerencia uma assessoria contábil em São Paulo e seus funcionários demonstram queda na produtividade.
Você pode imaginar que seja pelo cansaço, quando na verdade, após entrevista, identifica que é por conta das condições de trabalho e salário. Deste modo, pode pensar em como atuar para corrigir esses problemas.
Definição
Nesta etapa você realiza uma definição central de todos os problemas coletados na etapa de empatia. Você analisa suas observações acerca das informações coletadas sobre a equipe e, então, define quais os problemas em detalhes, separando por setor.
Imagine que você faz a gestão de uma equipe de fornecedores de ferragens à sua construção predial e coleta informações sobre insatisfação quanto ao tratamento recebido e pagamentos atrasados. Esses serão os problemas definidos.
Idealização
Aqui você inicia o processo de criação de ideias para solução. Você deve se desafiar a ter novas ideias personalizadas conforme o tipo de problema que foi identificado e definido nas etapas anteriores.
Suponhamos que você faça a gestão de uma equipe que opera o teleatendimento de uma grande empresa do ramo de saúde e observa grande rotatividade de funcionários.
Você identificou e definiu que o principal problema são os tratamentos mal educados que as pessoas recebem dos clientes e do baixo salário.
Pode-se pensar então em propostas de aumento de salário e abertura de processos judiciais contra pessoas que desacataram os funcionários.
Prototipagem
Considerada uma fase experimental, a prototipagem visa a criação efetiva da solução e desenvolvimento de uma “amostra” de como poderia funcionar dentro das perspectivas de sua empresa.
Supondo que você seja gestor de uma equipe de marketing para o segmento alimentício e identifica problemas de comunicação. Pode propor a implementação de uma nova estratégia, como um aplicativo interno para a empresa, para resolver tal problema.
Testagem
Com o protótipo em mãos, chegou a hora de testar se o modelo estabelecido funciona. Para isso, a etapa de testes executa e simula quais os cenários possíveis após implementação do protótipo com vistas a sugerir ou não a real adoção da medida na empresa.
Seguindo o exemplo anterior, você cria uma versão beta (inicial) do aplicativo e resolve testar. A comunicação da equipe se torna mais clara, objetiva e sem ruídos durante o mês de teste. Com base nesses dados, você sabe que poderá adotar essa medida para o todo.
Transformando o planejamento estratégico em 4 etapas
Agora vamos te apresentar 4 etapas para transformar o planejamento estratégico usando design thinking e contribuir ainda mais para construção de uma política mais humanizada dentro do seu negócio.
Imersão: identificar problemas a serem resolvidos
O planejamento baseado no DT inicia com um processo de coleta de informações, assim como a maioria das ações a serem tomadas dentro de empresas. As informações a serem coletadas devem responder os seguintes questionamentos:
- Qual é a situação atual da minha empresa?
- Para onde queremos ir?
- Como podemos chegar lá?
- Quem está envolvido neste processo?
- Como está o mercado em que minha empresa está inserida?
- Como podemos medir os resultados no meio do processo?
As respostas a essas questões permitem um mapeamento do atual cenário para permitir o planejamento das próximas etapas para melhorá-lo. Uma ferramenta importante para coleta dessas informações é a realização de entrevistas nas quais essas perguntas são feitas.
Por exemplo: se você tem uma empresa de topografia que está passando por momentos difíceis, deve buscar entender quais são os problemas que estão afetando os resultados e quais fatores estão envolvidos para então pensar como mudar o cenário.
Análise e idealização de ferramentas do Design Thinking
Tendo as informações sobre os problemas, você deve organizá-las por área e tempo de resolução estimado. Para isso você pode adotar ferramentas para disposição dos dados de modo mais visual como os frameworks.
O framework é um termo usado na programação que visa estabelecer códigos para unir partes de projetos que estão em desenvolvimento. Dentro do planejamento é interessante como uma ferramenta visual que permite interligar setores de uma empresa.
Por meio da disposição dos dados de modo mais organizado, a criatividade é favorecida e ampliada. Tendo uma visão geral do que está acontecendo, pode-se pensar em resoluções multidisciplinares que resolverão os problemas em menor tempo e com menor custo.
Imagine que você é distribuidor de material para construção e está com problema no tempo de entrega dos materiais. Coletando dados sobre a situação, você percebe que o tempo da entrega está sendo diretamente afetado pela queda na produtividade.
A partir disso pode então pensar nas estratégias. Os fatos, por estarem organizados, te permitem chegar a uma conclusão mais rápida sobre quais medidas tomar para resolver isso de modo conjunto.
Prototipagem: testes e feedbacks de ideias do Design Thinking
Agora que você e sua equipe já tiveram as ideias, deve-se pensar em meios para ilustrá-las, sendo o protótipo um bom caminho. O protótipo é a representação de algo que ainda não foi feito, e de modo reduzido para convencer algum público ou testar o produto.
A prototipagem pode ser adotada em qualquer etapa do projeto, quando da identificação da necessidade. Ela permite que a equipe tenha uma visão do que será feito e uma amostra de potenciais resultados, o que pode inspirar e engajar as pessoas à execução.
Suponha que você coordene uma distribuidora de produtos de limpeza que também trabalha na produção e precisa de um diferencial para aumentar as vendas. Surge então a ideia de um novo produto que remove sujeiras pesadas em 1 minuto.
Essa solução então é primeiramente levada à equipe responsável pela produção de novas formulações para produção de um protótipo. Em uma reunião com a equipe esse protótipo é apresentado e os feedbacks são coletados para melhorar a produção.
Execução do planejamento
Hora de colocar em prática! Com o planejamento em andamento é importante estabelecer meios de manter a constante fiscalização sobre os resultados obtidos para que a estratégia possa ser modelada constantemente.
Após cada ciclo de planejamento e verificação estratégica, as equipes compreendem cada vez mais o seu papel fundamental na entrega dos resultados do negócio. Assim, existe sempre um melhor engajamento de modo geral.
Por exemplo: se você é fornecedor de abraçadeiras e planejou aumentar em 50% as vendas no próximo ano. Para isso formulou uma estratégia que visa aumentar a produtividade diária em 5%.
Dentro do primeiro mês de aplicação você já verificou um aumento de 2% na taxa diária de produtividade. Contudo, no segundo mês, caiu para 1,5%. Com o acompanhamento constante do planejamento você identifica tal fator e consegue intervir a tempo.
Conclusão
O DT pode ser uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico por obter as reais informações sobre problemas dentro de uma empresa e com base nelas propor soluções mais condizentes com uma política humanizada.
Caso você tenha dificuldade em usar o DT dentro do planejamento estratégico, pode pensar em contratar uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional que saberá orientar você e sua equipe para otimizar resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.