Inovação ainda é um assunto nebuloso no Brasil e que ainda carece de mais atenção da tríplice hélice (governo, academia e empresas). Esta carência é facilmente visualizada no ranking dos países inovadores, no qual o Brasil desponta na rabeira. Consequentemente, imagine o quanto é difícil inovar nas pequenas empresas no país, algo ainda mais complicado.
Portanto, percebe-se que há barreiras e obstáculos para superar dentro do ambiente empresarial no que tange a inovação. Você pode notar que existem aspectos externos e internos que facilitam ou dificultam a gestão e inserção de uma cultura de inovação.
Destaca-se como aspectos externos: políticas, excesso de burocracia para obtenção de financiamentos, países com cultura de inovação semeada, etc. No entanto, levando em consideração que o objetivo deste texto é auxiliar na gestão empresarial, abordaremos algumas das principais barreiras existentes no ambiente interno que inibem a inovação.
Resistência dos Recursos humanos
Nos últimos anos venho prestando serviços para micro e pequenas empresas (MPEs). Percebo um discurso presente em boa parte destas organizações: “meus colaboradores não se comprometem o suficiente”; “meus filhos não querem assumir o negócio”; “gostaria de ter mais colaboração do meu (minha) marido (esposa)”. Estas frases são resultantes de diálogos e acordos não aplicados na empresa. Ou, até mesmo, em resistência a aderir a uma nova ideia ou mudança.
Estes fatores impedem substancialmente o desenvolvimento de uma cultura de inovação. Uma vez que não adianta o dirigente/empresário querer promover uma mudança na empresa se seus colaboradores não quiserem. Estas são as chamadas zonas de incertezas nas empresas, que impedem o progresso e a implementação de novas ideias em todos os níveis da empresa.
Para que esta situação seja revertida, é necessário que os empresários invistam em seus colaboradores e os tragam para abraçar sua causa, desenvolvendo-os. É preciso conversar e identificar o que o incomoda ou impede sua produtividade. Colaboradores engajados na mudança facilitam o desenvolvimento de inovações.
Falta de comprometimento dos empresários
Vimos que a resistência dos colaboradores pode travar o processo de gestão da inovação, porém a falta de comprometimento dos empresários é um aspecto que dificulta ainda mais o estabelecimento de uma cultura de inovação. Para inovar é preciso tomar decisões, quer seja para criar um novo produto ou aperfeiçoar um existente, melhorar um processo ou técnica, investir em ação de marketing ou de gestão organizacional.
Obviamente, quanto menor for o nível hierárquico, menor será a autonomia para tomar decisões. Por isso, é preciso que você, enquanto empresário esteja presente na empresa e avalie constantemente o que precisa ser melhorado.
Para ajudá-lo nesta caminhada, separamos “10 insigths sobre inovação que você pode aprender com um empresário“.
Não saber ouvir os clientes
As empresas existem para satisfazer as necessidades dos clientes. Muitas vezes os empresários esquecem que devem escutá-los para criar produtos e serviços adequados às expectativas de seus consumidores.
Em uma indústria de confecções, por exemplo, é necessário identificar as tendências e escutar seus clientes para que o lançamento do produto tenha sucesso. Restaurantes e docerias recifenses, por exemplo, há um bom tempo vem investindo em pesquisas de mercado e grupos focais para avaliar seus novos pratos e doces, e esta é uma prática inteligente que pode evitar um desgaste com um mau produto lançado.
Prioridades diferentes das necessidades
Em uma conversa, normalmente um empresário foca geralmente três pontos:
- Seus problemas financeiros;
- A história da empresa, e;
- Quais seus objetivos futuros.
É aí que mora um grande problema, pois às vezes suas dificuldades financeiras podem até ser uma necessidade, mas na maioria das vezes é uma consequência de outros problemas de gestão, como: mau atendimento; mistura de gastos pessoais com da empresa; falta de fluxo de caixa, etc.
Além disto, seus objetivos são relacionados à abertura de filiais, expansão ou franquias. Todavia o seu olhar deveria estar voltado para a verificação dos processos da empresa.
Como se pode pensar em crescimento se seus procedimentos não estão definidos?
Dê providência ao que deve ser feito
Os obstáculos para inovar nas pequenas empresas surgem diariamente e normalmente o empresário está tão imerso em seu estabelecimento ou modelo de negócio que acaba ficando míope e deixa de ter um olho clínico para identificar os problemas na empresa.
Por isso, você, empresário ou que ainda está pensando em abrir uma empresa, deve estar atento aos seus colaboradores. Dedique-se chegando mais cedo, cuide daquilo que deve ser feito, não confunda seus planos pessoais com as necessidades dos clientes. Além de convidar os seus clientes para lhe darem opiniões, processar as informações e convertê-las em ações nas empresas.