Para começarmos a falar sobre Mapeamento de Processos é importante primeiramente entender o que é um processo empresarial. Processo é um conjunto de atividades desenvolvidas numa sequência lógica para gerar o valor (ao produto) pretendido pela empresa e pelo cliente.
Alguns autores costumam dizer que processo é o que acontece entre uma entrada (Input) e uma saída (Output). Sendo assim pode-se a transformação do produto.
Percebemos que qualquer organização executa processos para atingir seu objetivo. E por que não otimizar as atividades e alcançar este objetivo com mais eficiência?
Por que você deve realizar o Mapeamento de Processos da sua empresa?
Hoje os clientes querem qualidade, rapidez e preço baixo para suprir determinada dor ou desejo. Para manter-se competitiva, uma empresa deve buscar continuamente esses critérios e não mais escolher apenas um como estratégia de mercado.
Benefícios do Mapeamento de Processos
Com o mapeamento dos processos a empresa irá conhecer, analisar, melhorar e definir a sequência ideal de atividades que devem ser realizadas para que possa manter uma boa produtividade, assim como um padrão de qualidade na entrega de seus Bprodutos.
Além de identificar soluções para eliminar ou mitigar os principais erros e gargalos que acontecem durante a execução de um processo, deve-se avaliar também se determinada atividade agrega ou não valor para o cliente, sendo ele externo ou interno.
Agregar valor ao cliente é realizar ações que realmente importam para eles, que suprem suas necessidades.
Dessa forma, uma empresa deve eliminar ou minimizar seus esforços em atividades que não influenciam no poder de decisão de escolha do seu público-alvo. E uma excelente técnica para executar esses tipos de melhorias é o mapeamento de processos.
Saiba como resolver os problemas da sua empresa de forma estratégica, baixe agora a Matriz GUT!
Mas como fazer isso?
Existem diversas ferramentas e métodos que podem ser utilizados para mapear e avaliar os processos de uma organização. Podemos citar, por exemplo, a Fluxogramação e a SIPOC.
Fluxograma
A Fluxogramação é a representação gráfica de um processo através de símbolos que demonstram a sequência de atividades.
Assim como, demonstram como elas devem ser realizadas e identificam os atores envolvidos e os recursos necessários para o processo atingir seu objetivo final.
SIPOC
Já a SIPOC consiste numa sigla em inglês de alguns elementos que compõem um processo. São eles: Suppliers (Fornecedores), Inputs (Entradas), Process (Processo), Outputs (Saídas) e Customer (Clientes).
Com ela é possível de maneira simples e eficiente obter maior conhecimento do fluxo das atividades que acontecem na empresa através de uma visão macro do processo e assim identificar oportunidades de melhorias.
Envolvimento da Equipe
Um ponto importante que influencia bastante no resultado de um trabalho de mapeamento e melhoria de processos é o envolvimento dos colaboradores que executam as atividades.
Pois, além de reproduzir a realidade operacional de cada processo, faz com que os colaboradores se sintam mais participativos e responsáveis pelo projeto de melhoria da empresa. Tornando-os mais empoderados nas suas tarefas diárias.
Aprenda mais sobre “Como motivar e engajar sua equipe de trabalho!”
Quer manter-se competitiva e melhorar seu desempenho no mercado?
Não pare de inovar nos processos! Sempre terá uma maneira melhor e mais eficiente de atingir seus objetivos.
Então, continue acompanhando nosso Blog e aprenda como obter melhores resultados para o seu negócio.