Para começar a investir em marketing digital, você deve traçar uma estratégia e um planejamento, tudo começa por aí. Caso contrário, vai desperdiçar tempo, dinheiro e nunca conseguirá atingir os objetivos e resultados esperados. Mas é aí que vem o desafio: como montar o planejamento e as estratégias em marketing digital? Sugiro iniciar respondendo três perguntas:
- Por que quero fazer marketing digital?
- Para quem devo fazer marketing digital?
- Como vou fazer marketing digital?
Por que quero fazer marketing digital?
Talvez seja um pouco óbvio o porquê de você estar querendo fazer marketing digital. Provavelmente para gerar novos negócios. Mas, pensando bem, tudo que você faz na sua empresa é com esse propósito. Portanto, vamos ser menos genéricos! Existem vários objetivos que podem ser alcançados:
- Gerar leads para sua equipe de vendas. Ou seja, pessoas que deixaram o contato em algum momento saber mais informações sobre o seu negócio.
- Aumentar o reconhecimento de sua marca, fortalecendo-a no mercado.
- Reduzir custos. Isso pode ocorrer de várias formas, uma delas seria quando cliente chega em sua empresa já conhecendo os seus produtos e serviços, tornando com que a compra seja mais objetiva. Ou, até mesmo, realizar vendas diretamente pelo marketing digital.
Esses são apenas alguns exemplos de objetivos possíveis. Mas o que você tem que pensar é: qual o problema que preciso solucionar hoje? E, o marketing digital irá me ajudar a solucionar isso? Se sim, esse é um ótimo momento para inserir a sua empresa no universo online.
Para quem quero fazer marketing digital?
Quem você quer atingir? Além de ser uma ferramenta global, você tem o poder de segmentação. Algo que fará com que você tenha mais sucesso. Um dos maiores erros de quem inicia o marketing digital é tentar agradar todo mundo. Ou seja, tentar atingir um público muito amplo com uma linguagem muito genérica. Então comece a pensar e entender quem é o seu público-alvo. Para isso, busque responder algumas questões a respeito:
- Qual o gênero do meu público?
- Sua faixa etária?
- Onde mora?
- Qual a sua renda?
- Qual a sua formação?
- Qual a sua profissão?
- Quais são os seus hobbies?
Detalhe muito importante! Talvez o seu modelo de negócio tenha como perfil de cliente outras empresas. Entretanto, isso não significa que você não tenha que analisar quem é o seu público-alvo. Lembre-se: empresas não tomam decisões, pessoas dentro das empresas é que as tomam. Então, pense e descreva a pessoa que você tem que atingir naquela determinada empresa que você precisa alcançar.
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Como vou fazer marketing digital?
Você não conseguirá responder essa pergunta antes das duas anteriores. O como vai ser feito o marketing digital são os canais e formatos que você utilizará para isso.
- O canal é o caminho que você vai utilizar para chegar no seu público-alvo. Por exemplo: Facebook; Instagram; Youtube; Whatsapp; Google; Site; Blog; E-mail; entre outros.
- O formato é o tipo de conteúdo ou anúncio que será utilizado para atingir o seu público-alvo, por exemplo: texto, imagem, infográfico ou vídeo.
E lembre-se, sempre analise as métricas e os resultados obtidos.
Conclusão
Enfim, nunca deixe de experimentar, sempre vão surgir novos formatos e canais! A internet e os canais estão constantemente mudando e, por isso, a todo tempo tome cuidado. Independente do meio que utilizar, você deve analisar se o canal está de acordo com a estratégia, planejamento e objetivo da sua empresa.
Acredito que agora você saiba por onde começar. Se você acredita que não tem tempo ou habilidade para tornar a sua empresa ainda mais competitiva nesse universo, busque uma ajuda externa. Portanto, não deixe que a sua empresa perca mercado para os concorrentes.
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