Diversas são as razões pelas quais o público passa a adotar novos comportamentos, o que pode incluir desde o lançamento de novas tecnologias até certas mudanças sociais. Com isso, o mercado também deve evoluir, recorrendo ao marketing digital, por exemplo.
Esse tipo de estratégia conversa principalmente com a adaptação do público para o universo digital, levando em conta que dentro dessas plataformas é possível fazer praticamente tudo, desde passar horas em algo de lazer e até mesmo ir ao trabalho.
O ponto é que esse crescimento digital está longe de ser ter chegado ao seu ápice, até porque todos os dias são lançadas novas tecnologias, trazendo ao seu lado novos benefícios, mas também desafios diferentes, com a sociedade tendo que se adaptar.
A promessa do momento é o tal do metaverso, um espaço de interação digital entre o público que promete mudanças na forma em que o público navega na internet, com tal engajamento trazendo impactos inclusive para o meio comercial, modificando as vendas.
Atualmente, caso alguém precise de uma peça específica, como um eletrodo de ignição para queimadores, basta acessar um dispositivo com conexão à internet e pesquisar por vendedores que comercializam esse tipo de equipamento através do digital.
Em relação ao futuro das plataformas digitais, muito é dito como isso pode modificar o processo de realização de uma compra, dando aos usuários a possibilidade de interagir melhor com um item a ser adquirido, facilitando assim a possível conclusão de compra.
É como se ocorresse uma adaptação de práticas que já ocorrem no cenário presencial, onde a interação com um produto facilita a execução dessa possível compra, tal como um test-drive a ser feito em novo carro, apresentado a esse indivíduo a experiência de usá-lo.
Ou seja, mesmo com todo o processo de reformulação do mercado e da sociedade através desses novos campos digitais, no fim a área comercial segue lidando com suas mesmas práticas e objetivos, sendo preciso buscar formas de conquistar a atenção do público.
É para isso que existe o mercado, contando agora com uma adaptação para o meio digital.
O ponto o marketing digital
A função do marketing como um todo sempre foi trabalhar com uma flexibilidade do mercado, garantindo assim com que os melhores resultados pudessem ser conquistados por parte de uma empresa, chegando da melhor forma no seu público de interesse.
A questão aqui é que o mercado vem mudando, assim como o comportamento dos clientes, o que faz com que o marketing também tenha que lidar com novas práticas para garantir a venda de um fechador de caixa ou de qualquer outro tipo de equipamento.
Nesse ponto a maior mudança se destaca em relação ao ponto de compra, com muitas dessas atividades agora podendo ser feitas através da internet, onde basta alguns cliques para encher o seu armário de comida para uma festa ou para qualquer outra aquisição.
E é a partir dessas mudanças que o marketing digital mostra qual é o seu principal ponto, que no caso se trata da melhor proximidade a ser conquistada entre uma empresa e sua audiência, agora usando das plataformas digitais para conquistar tamanho desempenho.
Muitos acham que o marketing digital envolve apenas a exibição de anúncios e coisas do tipo na internet, mas na verdade se trata de uma prática muito mais complexa, que utiliza de estratégias de conteúdo, relacionamento e influência para conquistar seu público nas redes.
Esse tipo de estratégia deve ser colocada em prática pelos mais variados tipos de produtos e serviços, indo desde a confecção de uma régua de gôndola, aquelas usadas nas prateleiras dos supermercados, até a uma peça de roupa exclusiva de uma linha de moda.
O marketing digital cresce justamente por causa dessa pluralidade de opções, dando chances para que os que os mais diversos mercados possam se desenvolver através da internet, no entanto é comum acontecer uma certa confusão em cima disso.
Não, o marketing digital não é válido apenas para produtos digitais, na verdade ele pode ser essencial para garantir com que muitas mercadorias físicas possam crescer em vendas.
O mercado digital dos produtos físicos
A presença do público na internet cresce exponencialmente, essa é uma verdade conhecida por todos, modificando assim até mesmo a forma em que o mercado se comporta, em busca de novas maneiras de garantir a venda de caixas de papelão atacado, entre outros.
E diante dessa frequência cada vez maior do público na internet, cabe às empresas saber como se aproveitar disso, tendo a certeza que parte da sua audiência pode estar presente nesses espaços, mesmo que o seu produto se trate de algo físico.
Até mesmo a forma de se trabalhar a venda dessas mercadorias pode ser diferente dentro das redes, utilizando de vídeos para apresentar diferentes ângulos e utilizações desse produto, seguindo para isso de formatos de conteúdo como:
- Tutoriais;
- Demonstrações;
- Formas de aplicação;
- Conteúdos complementares ao produto.
Tudo isso garantindo com que a reação do público para um item na internet tenha o mesmo destaque que o uso de bolas de vinil na decoração de uma loja recém-aberta. Mas para garantir essa venda na internet é preciso contar com certas práticas.
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Usando as plataformas digitais para produtos físicos
Para garantir com que uma empresa com seus serviços sendo realizados de forma presencial consiga conquistar novos clientes por meio da internet, o marketing digital acaba sendo a estratégia mais importante de ser trabalhada.
A questão em cima disso é que esse cenário digital permite uma série de diferentes abordagens para se chegar na atenção do público, seja ele em busca de serviços digitais ou em produtos físicos. No caso do segundo, entre as ações a serem adotadas é bom apontar:
Marketing de conteúdo
Essa estratégia lida com a produção de conteúdos diversos, seja para atrair a atenção dos usuários sobre uma marca ou até mesmo para explicar como o uso desse produto pode resolver uma série de problemas no seu cotidiano.
Entre os formatos que podem ser trabalhados, podemos destacar a produção de vídeos sobre como a decoração do estacionamento de um prédio, indicando como um piso industrial epóxi pode ser a melhor solução a se recorrer.
Redes sociais
Não é apenas como se o público estivesse em peso na internet, é importante apontar também para os locais onde essa audiência se reúne, sendo esse o caso das redes sociais, o espaço ideal para a divulgação de um produto, assim como um conteúdo associado a ele.
O uso dessas plataformas se destaca por se tratar de um espaço onde tanto as empresas como os usuários podem interagir entre si, facilitando assim a conquista de confiança de um possível cliente, com essa aproximação dependendo também do uso de outras estratégias.
Anúncios digitais
É comum na internet pesquisar por um produto ou assunto, como ciclones industriais, e depois ver o seu navegador e redes sociais ficarem repletos de anúncios sobre esse item, estimulando assim o usuário a se informar mais e até considerar essa possível compra.
Essa é a força dos anúncios digitais, sendo que deve ser aproveitada também por quem vende produtos físicos na internet, fortalecendo a divulgação desse produto e aumentando o interesse do público em cima dessa mercadoria.
SEO
A prática de SEO, sigla em inglês para Otimização dos Mecanismos de Busca, permite com que uma página ou conteúdo específico, como sobre uma empresa de pintura industrial, consiga se destacar, tendo uma melhor posição nos programas de busca, chegando até o público.
Diante da alta competitividade digital, é importante que esse tipo de estratégia seja trabalhada pelas empresas, usando de palavras-chaves e outros formatos de conteúdo para garantir a melhor visibilidade do produto que está sendo colocado à venda pela internet.
E-mail marketing
Por outro lado, para quem procura um contato mais direto, o e-mail marketing pode ser a melhor solução, permitindo para uma empresa abordar um assunto ou até mesmo divulgar um produto em particular com um possível cliente, via uma mensagem enviada a ele.
Um e-mail bem produzido, levando em conta a linguagem utilizada, a qualidade do conteúdo, além do seu destaque visual, pode aumentar a aproximação do público como um produto, facilitando assim o seu interesse e posteriormente a conclusão dessa compra.
A partir do uso dessas estratégias, torna-se mais fácil para uma empresa colocar seus produtos à venda na internet, com o marketing digital sendo mais do que uma estratégia interessante para o mercado como um todo, mas sim tornando-se em algo essencial.
Tudo para garantir com que as suas vendas físicas consigam ter o mesmo desempenho que uma venda digital, sendo preciso apenas saber como combinar esses mercados através de ações estratégicas, otimizando assim os seus números e a satisfação do cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.