O jeito de fazer marketing mudou, o “Clichê” já não é mais aceito e pode gerar resultados catastróficos para a sua marca. Por isso, é importante que você análise o mercado, acompanhe as novas tendências e inove na forma de fazer Marketing Digital para sua empresa.
E para que possamos entender esta mudança, precisamos voltar um pouco no tempo e observar alguns acontecimentos. Então, nada melhor do que eu lhe contar a história desta evolução do marketing, que (assim como as melhores histórias) tem humor, sentimentalismo e até caso de justiça.
Enfim, vamos lá: “tudo começou...”.
O marketing no anos 90 e 2000
O marketing sempre teve como objetivo divulgar a marca e os produtos/serviços das empresas para o maior público possível. E por muito tempo, as campanhas publicitárias não se importavam em fugir dos “clichês”.
Nestas décadas, era comum se deparar com anúncios que envolviam os apelos e conflitos culturais da sociedade.
Muitas destas ideias eram voltadas para pequenos públicos e não analisavam o real impacto das campanhas para o restante da sociedade. Por exemplo tínhamos as campanhas das grandes marcas de cerveja, produtos de limpeza e alguns governos.
Por incrível que pareça, estas mídias eram tidas como “divertidas e irreverentes”. Visto que resultavam em uma alta aceitação da pequena parcela de público para a qual tinha sido idealizada.
Mas, as coisas mudaram!
Com o amadurecimento da nossa consciência cultural e o aumento da rigorosidade dos órgãos fiscalizadores, as coisas mudaram.
O que antes era visto como diversão e resultado, passou a ser entendido como conteúdo ofensivo. Repleto de apelos machistas, sexuais, preconceituosos e discriminatórios.
Ou seja, o público percebeu que (entre outras coisas) estas campanhas exaltavam a objetificação da figura feminina, a culpabilização da vítima e o culto a um padrão de beleza.
Esta mudança de comportamento levou muitas empresas a responderem ações judiciais. E ainda mais, passaram a ser malvistas pelos seus clientes.
Descubra como captar novos clientes por meio de Inovações de Marketing!
E agora, qual é o caminho que devemos seguir?
Neste ponto da história, você se pergunta: “O que devo fazer para não cometer estas falhas?”
Vivemos em um mundo globalizado, onde a sede por informação e consumo só se iguala à exigência por justiça, respeito e transparência.
Hoje, mais do que em qualquer época, é fundamental que você entenda quem são os seus clientes, estude o mercado em que a sua empresa está inserida. Portanto, FUJA DO CLICHÊ e inove na forma de fazer Marketing Digital da sua marca.
O famoso “Final Feliz”: mude a forma de fazer Marketing
Já que a maioria das histórias tem um “Final Feliz”, esta não poderia ser diferente!
Para que você veja que é possível inovar, e alcançar ótimos resultados, separei este anúncio da Heineken, “The cliché”.
Gostou do Conteúdo? Então temos um material extra pra você se surpreender.
Assista a esta campanha que abordou a forma de fazer Marketing de um jeito espetacular na questão cultural que envolve mulheres, homens, cerveja e futebol.
THE END!
Ps.: Até o momento, o vídeo já foi visualizado mais de 3 milhões de vezes.