Você sabe o que é Design Thinking? Onde surgiu? E como ele pode ajudar você a solucionar problemas de forma criativa e inovadora? Se você respondeu “não” para alguma destas perguntas, essa série de posts foi feita pra você!
Design Thinking: por que é importante inovar na sua empresa
O antigo objetivo das empresas de gerar um diferencial competitivo através da qualidade não é mais aceito hoje porque a qualidade já está incorporada como pré-requisito do dia a dia empresarial. Atualmente, apenas a superioridade tecnológica ou a excelência no desempenho não constituem mais uma vantagem mercadológica. A palavra de ordem agora é Inovação!
Logo, de forma semelhante ao que ocorreu com a qualidade, o empreendedor deve se dedicar à inovação como um novo e criativo modo de atender às necessidades do mercado, permitindo que a sua empresa permaneça competitiva.
Saiba quais são os primeiros passos para inovar!
Então, em decorrência disso, a busca por novos caminhos para a inovação que surgiu o Design Thinking, uma abordagem criativa focada no ser humano que se baseia na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, para propor alternativas que levam a soluções inovadoras para negócios (VIANNA et al., 2012).
A forma de pensar dos Designers
O que se diz respeito à forma de pensar dos designers. Já que eles que entendem um problema como tudo que venha a impossibilitar ou prejudicar o bem-estar e as experiências das pessoas.
Assim como, os designers também entendem que esses problemas possuem diversas origens e naturezas. Portanto, é preciso mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para obter uma visão mais completa, para que seja possível identificar os gargalos e as suas respectivas soluções (VIANNA et al., 2012).
O que é Design Thinking?
Design Thinking é um conjunto de estratégias e métodos criativos que buscam propor soluções inovadoras para problemas empresariais. Charles Burnette, um dos principais pensadores desta área, conceitua o como sendo “um pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento”.
Tim Brown (2008), um dos idealizadores desta abordagem, caracteriza o Design Thinking como:
Uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do designer para suprir as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente factível, e recorre ao que uma estratégia de negócios viável pode converter em valor para o cliente e oportunidade de mercado.
Assim, por utilizar um tipo de raciocínio pouco convencional no meio empresarial, o designer acaba propondo soluções criativas e inovadoras com base nas informações coletadas durante a sua observação, e por pensar desta forma, a solução não é derivada do problema: ela se encaixa nele.
Dessa maneira, Design Thinking é um novo jeito de pensar e uma abordagem criativa para identificar problemas e propor soluções inovadoras, ou seja, caracteriza-se como uma mudança de mindset.
Onde surgiu o Design Thinking?
Atribui-se o surgimento do conceito de Design Thinking ao período entre 1969 e 1973, por meio das obras “The Science of the Artificial”, de Herbert A. Simon, e “Experiences in Visual Thinking”, e de Robert McKim.
David Kelley, Tim Brown e a IDEO
Porém, foi a IDEO, empresa de design e consultoria de inovação situada em Palo Alto, Califórnia, EUA, que se tornou conhecida pela difusão do conceito e da prática dentro da sua organização.
David Kelley e Tim Brown, respectivamente fundador e CEO do grupo, ficaram famosos ao compartilhar a metodologia que empresa usava para solucionar os problemas complexos dos seus clientes de forma criativa, transformando IDEO em uma das companhias mais inovadoras do mundo.
Conheça os principais obstáculos para Inovar nas Pequenas Empresas
Concluindo…
Vimos o que é e onde surgiu Design Thinking. Assim, entendemos, também, como pode ajudar a promover soluções criativas e inovadoras para os problemas do seu negócio.
Portanto, esse post é o primeiro de uma série muito legal que criamos sobre o Design Thinking. A ideia é levar você desde a teoria até a prática desta nova abordagem e forma de conhecimento criativo.
E então, o que você achou desta nova série? Deixe sua opinião nos comentários e fique de olho nos próximos posts!
Fonte:
Academia.edu – Charles Burnette
BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review.
VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios.