Design de serviço e UX experience: entenda a diferença

A tecnologia trouxe mudanças importantes no que tange a relação entre cliente e empresa, e o design de serviço e UX experience são dois pontos que se destacam.

O design de serviço compreende uma estratégia que tem como base as diretrizes do design para fornecer uma experiência de consumo completa. Espera-se que as empresas entreguem mais, do que apenas aquilo que elas vendem. É preciso se destacar.

A User Experience (UX) pode ser definida como a experiência do usuário, sendo um dos termos mais utilizados no marketing e áreas afins. Neste artigo, abordamos esses dois temas tão importantes quando pensamos na interação do cliente com a empresa.

O que é design de serviço?

O design de serviço ou service design, é a parte prática do desenvolvimento da relação da sua empresa de limpeza SP com o cliente, de modo a oferecer um serviço de melhor qualidade.

Trata-se de um trabalho contínuo e que não se restringe a quem vende os serviços, indo até as organizações que comercializam produtos.

Por isso, o design de serviços parte do princípio que a postura da empresa deve ser voltada a garantir a satisfação do cliente em toda sua jornada de compra.

Desde o primeiro contato, no marketing de atração, até a finalização do ciclo de venda, no pós-venda, cada momento é uma oportunidade de levar sentimentos como:

  • Confiança;
  • Bem-estar;
  • Segurança para o cliente;
  • Convergindo em sua fidelização.

Para conseguir tudo isso, é preciso um longo trabalho de desenvolvimento dos processos internos da sua empresa de serviços terceirizados esocial.

Como você pode imaginar, para se chegar a um serviço de qualidade que além de vender um serviço ou produto, consegue gerar a satisfação completa do cliente, é preciso um amplo trabalho, se atentando a muitos pontos.

Dessa forma, o papel da empresa é se preocupar em gerar essa experiência satisfatória, conveniente e facilitada ao público. Em cada ponto de contato com seu usuário, é importante garantir que a relação seja a melhor possível.

E aqui não falamos apenas de tratar o cliente bem, e sim de oferecer informação e atendimento de qualidade, gerando uma experiência que valoriza essa relação desenvolvida.

Existem algumas bases essenciais para um bom design de serviço. Falaremos delas adiante para você entender os pontos mais importantes.

Omnichannel

A integração dos canais é algo que não deve soar como uma novidade para aquelas empresas que pensam no design de serviços, como um fornecedor de alimentos sem glúten.

O marketing digital foi algo que chegou para transformar o modo com que as organizações lidam com a tecnologia, seja em sua gestão ou na forma de oferecer as melhores experiências para o consumidor.

Oferecer a integração de diversos ambientes é parte desse trabalho, permitindo, por exemplo, que a compra seja feita online, mas a devolução ou troca seja presencial.

É estar a postos no momento que seu cliente precisa de você. Quando precisarem de atendimento, de forma independente do canal da compra ter sido no e-commerce ou na loja física, é preciso estar disponível em diferentes canais.

Uma empresa com grande sucesso no mercado não pode impor barreiras para seus consumidores.

Atendimento

O atendimento é um ponto que é de fato composto por diversos pontos de contato entre sua empresa de palestras Sipat SP e seu consumidor.

Dessa forma, é impossível separar uma boa estratégia de design de serviço sem estar atento para a condução desse atendimento.

Além dos canais integrados que devem ser disponibilizados, é fundamental garantir que seus colaboradores estejam treinados para esse trabalho de interação.

Atente-se para um processo facilitado que deve também ser favorecido: para otimizar o atendimento faça um bom controle interno, usando tickets para classificar contatos de urgência que garantem resoluções em tempo adequado.

Oferecer essa atenção ao consumidor é mostrar dedicação e respeito para que o serviço como um todo seja satisfatório para o cliente.

Relação com o consumidor

Por fim, o design de serviços preza também pelo desenvolvimento de uma relação de qualidade com o consumidor, de forma a valorizá-lo.

É o entendimento que sua empresa de sistema de gestão integrada deve ter que a experiência completa do consumidor passa por uma interação de cuidado, atenção e respeito.

Afinal, é a avaliação do cliente que fará toda a diferença para seu negócio, e isso precisa ser um ponto central. Assim, a construção de um serviço de qualidade é algo que passa por todas as etapas de uma boa experiência de compra, com todos os seus pontos de contato.

Desde a captação de um consumidor por uma ação de inbound marketing, ele certamente irá buscar pontos de contato para tirar dúvidas, para realizar sua compra, para um troca, e sempre que precisar.

Qual a importância do design de serviço?

Com o design de serviços, seu negócio de contabilidade para empresas entra em um patamar ainda mais relevante dentro do seu segmento.

Toda organização precisa se desenvolver, mas isso precisa acontecer sem que ela abandone sua cultura. Isso é possível quando a empresa pensa além do produto.

Pensando dessa forma, você alcança os resultados desejados sem perder a forma certa de lidar com seu público, bem como suas necessidades.

Pontuamos a seguir a importância do design de serviços, destacando o que ele proporciona para as empresas.

Aumento da competitividade

Cada vez mais as empresas se esforçam para levar até os consumidores produtos e serviços de alta qualidade, de forma que as disputas por inovação e entrega de tendências é algo cada vez mais acirrado.

A melhor forma de conseguir superar a concorrência é entregando bons serviços, que sejam diferenciais da sua marca. Com o design de serviços você pode estruturar melhor a experiência dos clientes, criando algo único, que diferencia sua marca.

Quanto mais um negócio trabalha no desenvolvimento de serviços completos e satisfatórios, mais clientes engajados ele atrai.

Experiência a partir da cultura da empresa

O fato é que muitas empresas possuem uma cultura bastante específica, o que é independente de seu segmento de atuação. Todas têm um grande desafio de levar essa cultura para além das suas portas, replicando-a na entrega de seu serviço ou produto.

Esse é um trabalho complexo, mas através do design de serviços é possível transmitir essa cultura de diferentes formas.

Pontos de contato integrados e sequenciais

Desenvolvendo serviços a partir do design de serviços, de forma planejada, é possível estruturar os diversos pontos de contato com o público.

Certamente a principal vantagem aqui é manter uma proximidade contínua com esse público, respeitando o consumidor em sua jornada de compra.

Outro ponto fundamental é a integração, que permitem que esses pontos de contato possam ser planejados em diferentes canais, como email e redes sociais.

Ademais, o design de serviços é uma abordagem que permite que as empresas constituam um diálogo que se estenda para diferentes canais, com maior proximidade, gerando uma impressão de que a marca está próxima do consumidor.

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O que significa UX Experience?

Já a User Experience ou UX Experience compreende a forma com que uma pessoa vai interagir com um determinado produto ou serviço, seja no mundo físico ou no ambiente online.

Isso é algo que engloba a navegação no site, as relações com os canais da empresa, o recebimento do produto e até o pós-venda.

Neste ponto, é importante ressaltarmos que toda empresa oferece uma UX aos seus consumidores. O que ocorre é a diferença entre ela ser planejada para ser relevante para o cliente, ou não.

Por exemplo, se um usuário está em contato com um site que não é responsivo, que demora para carregar as informações ou que apresenta um processo de compra confuso e burocrático, estará da mesma forma tendo uma UX, mas que vai querer esquecer.

Porém, se o seu site de sistema de gestão ERP for personalizado, com todas as informações que o cliente precisa, oferecendo soluções rápidas e precisas, ele terá uma UX satisfatória e provavelmente vai procurá-la de novo.

É preciso entender o usuário e a experiência de forma separada, o que possibilita mapear as necessidades do usuário, criando uma experiência que supere as expectativas.

Qual é a importância da UX Experience?

Uma empresa de serviços contábeis sabe que a percepção do usuário é a sua chave para o sucesso. É o consumidor que avalia, em uma escala de relevância, o quanto um serviço ou produto é útil, se tem valor diferenciado ou se é agradável.

Entretanto, é importante que os canais, sites e processos oferecidos aos clientes se destaquem de alguma forma. Eles podem agregar valor, ser úteis, e ainda fazer com que se fidelizem ou mesmo promovam a marca.

Considerações Finais

Neste artigo você pôde entender um pouco melhor o conceito de design de serviços e UX experience, bem como a importância de cada tema.

O design de serviços existe para que se ofereça a melhor experiência ao usuário, focando em sua fidelização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.