A Criatividade como fator de sucesso

Há diversos mitos quando o assunto é criatividade. Entretanto essa palavrinha tem muito valor para o nosso crescimento pessoal e, principalmente, para a geração de novas ideias e conceitos. Vamos conversar um pouco a respeito?

Criatividade é um dom?

Muitos falam que criatividade é para poucos, algo que se “nasce com”, um atributo que não pode ser desenvolvido com o tempo. Na verdade, todos nós nascemos criativos. Imagine quando éramos crianças: nossa criatividade fluía sem medo, nas brincadeiras e traquinagens conseguíamos transformar uma simples caixa de papelão em um foguete espacial. Tudo com o poder da nossa imaginação.

Nós podemos sim aprender a ser mais criativos! Ou melhor, podemos REAPRENDER a ser. Não só na nossa vida pessoal, mas também para aquilo que nos propomos a fazer profissionalmente.

Então por que dizer que isso é um dom?

Então, NÃO! Criatividade não é um dom, na verdade, é oriunda de muito trabalho e estudo, uma vez que para que ela flua é necessário que tenhamos um vasto “repertório”.

Repertório? Nesse contexto, o que significa? Basicamente, é a quantidade de informações sobre temas diferentes que adquirimos. E, normalmente, utilizamos esses conhecimentos para solucionar problemas, não é mesmo?

Portanto, para ser criativos não precisamos ter ideias geniais relacionadas com coisas que não existem em lugar algum. Tenha um pouco de conhecimento sobre assuntos diversos e sempre busque combinar com aquilo que você é especialista!

Para exercitar, busque combinar coisas tentando solucionar os problemas que surgem no seu dia a dia.

Combine coisas do seu repertório e consiga solucionar problemas

Quer uma prova disso? Pense em algum objeto, pensou? Agora tente fazer uma engenharia reversa e talvez você perceba que ele foi originado de uma combinação de coisas.

Um exemplo: o iPhone criado por Steve Jobs, não surgiu do nada, basicamente foi a combinação dos inputs (todo o conhecimento que uma pessoa ou conjunto de pessoas têm) relacionados com produtos que já existiam na época. Nesse caso, o palmtop, telefone celular, touch screen e a bateria de lítio.

O resultado surgiu a partir da combinação desses conhecimentos/produtos que já existiam, em conjunto com a expertise maior da empresa: o design arrojado. Alguém já tinha criado antes as coisas para que Jobs pudesse se inspirar, somar e combinar um pouco de cada uma delas e criar o que criou.

Assim, Jobs conseguiu solucionar um possível problema que conseguiu perceber no mercado: um produto que realizasse diversas funcionalidades com um design bonito e interativo.

Aí surge a pergunta, a Apple não foi criativa? Claro que sim! Todos que trabalharam no projeto do iPhone utilizaram seu repertório para combinar coisas e resolver o problema que se propuseram a solucionar.

Então, o que é Criatividade?

Então, podemos dizer que a criatividade é a combinação de coisas do seu repertório para solucionar problemas. Sendo, portanto, uma grande aliada para gerar valor em nossas vidas, seja pessoalmente ou profissionalmente.

Criatividade é a inteligência se divertindo

Certo, mas eu não me considero criativo

A maioria de nós tem essa autorreflexão. Acontece que todos nós fomos, de alguma forma, “bloqueados” pelo mundo que vivemos, porque precisamos nos encaixar nos padrões predefinidos da sociedade.

Ou seja, nossos pais e professores, por exemplo, nos julgavam quando tentávamos pensar e agir diferente, sempre empurravam goela abaixo o “gabarito”, “o jeito certo”, “a resposta correta”, enfim.

E, com o passar do tempo, estudamos padrões na escola, na faculdade e procuramos um emprego, que, em geral, seguimos uma rotina. Logo depois, casamos, temos filhos e aproveitamos nossa aposentadoria, acreditando que esse é o ciclo da vida a ser seguido.

Isso nos bloqueia! Fazendo com que nos consideremos pessoas não criativas e prejulgar que a criatividade é apenas para alguns.

A Criatividade é para todos!

Na verdade, o que acontece é que no decorrer de nossas vidas algumas pessoas são mais bloqueadas que outras. Podemos treinar nossa criatividade a todo o momento. Para isso, devemos utilizar nossa imaginação, aumentar nosso repertório e praticar repetidas vezes a arte de solucionar problemas.

Entretanto, fuja das respostas óbvias, acredite que sempre haverá uma solução melhor para qualquer situação. Você não sabe o quanto é bom para sua criatividade e para o seu desenvolvimento resolver problemas, seja seus ou dos outros, todo problema tem uma solução e aquela que for mais criativa vai gerar o melhor resultado.

Assim sendo, deixe esse pensamento de lado e acredite: você pode ser criativo; a criatividade é importante para você e ela não é tão difícil, basta combinar coisas!

#Dica: o mundo está mudando e a criatividade pode ser o diferencial

Novas tecnologias e novos empregos surgem todos os dias. O mundo está mudando loucamente de maneira exponencial e nós temos um pensamento linear.

Já não conseguimos acompanhar o avanço das máquinas tudo está ocorrendo muito rápido a nosso redor e se não nos atentarmos podemos ficar para trás. Você não quer isso, não é mesmo?

A Criatividade e as Profissões do Futuro

Diversas profissões estão sendo substituídas por máquinas, isso por um simples motivo: a máquina é melhor que nós em atividades padrões e lineares.

Já parou pra pensar se sua profissão pode ser substituída por uma máquina? Vale a pena essa reflexão, e embora a resposta possa ser assustadora, vale como um alerta para que possamos repensar sobre o nosso futuro.

Algumas peças judiciais já estão sendo produzidas por máquinas, se você quer saber, do mesmo jeito que algumas notícias jornalísticas, principalmente as que contemplam estatísticas, como no jornalismo esportivo.

Mas calma, ainda há esperança!

Essa é uma realidade em que a criatividade pode ser a solução! Isso porque, a criatividade humana AINDA não pode ser substituída pela máquina. Isso é mais um motivo para que você desenvolva sua criatividade.

É uma atividade fácil? Não, já vimos que não! Pois, precisamos focar em expandir nossos conhecimentos a todo o momento para reaprendermos a ser criativos.

O mundo está mudando e nós também precisamos mudar!

Pensar nas respostas certas e iguais é legal, mas o sucesso, o diferente é trazer a mais criativa. Porque ela vai além do que todas as coisas.

Cada vez mais conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com a criatividade estão sendo valorizadas.

 

 

Seja mais criativo, siga essas dicas

Depois que destacamos toda essas realidades e valor que a criatividade tem para nosso momento atual, vamos trazer um breve resumo sobre como você pode focar em reaprendê-la:

  1. Atue na área que te faça feliz, que te traga satisfação pessoal, esse é o primeiro passo para conseguir desenvolver qualquer coisa para sua vida.
  2. Não tenha medo de sugerir, de falar e de testar coisas novas, seja ousado e combine coisas.
  3. Nunca se contente com a primeira resposta, busque o máximo de respostas que puder para solucionar os problemas que surgem.
  4. Especialize-se naquilo que você gosta, mas lembre-se de diversificar ao máximo os seus conhecimentos, inclusive ler aquilo que você nunca leria 😀
  5. Estabeleça um tempo para pensar nas coisas com calma. Nós não temos o costume de parar e pensar, porém a criatividade requer tempo para incubar e criar.
  6. Aceite o irracional, porque os insights são saltos de lógica. É sair do padrão.
  7. Investigue os problemas e imagine soluções possíveis, seja ela qual for.

Enfim, chegamos ao final

Esse foi um conteúdo inicial sobre criatividade, a ideia é publicarmos cada vez mais sobre esse tema, pois acreditamos na relevância para o seu crescimento pessoal e, principalmente, para contribuir com o empreendedorismo.

E aí? Gostou do tema? Deixe seu feedback nos comentários 😀