A Barbearia Meu Chefe, situada no bairro da Torre em Recife/PE, é uma barbearia com conceito retrô. Fundada em março de 2016, a Meu Chefe possui uma proposta de unir as novas tendências do segmento de beleza e bem-estar em um ambiente totalmente voltado ao público masculino, como também, de utilizar as redes sociais para se comunicar com o seu público!
Leia este texto e saiba como a Meu Chefe, conseguiu tornar sua marca conhecida no mercado recifense e fidelizar mais de 500 clientes com frequência mensal, tudo isso em apenas UM ANO de existência!
O Desafio enfrentado pela Meu Chefe
Mesmo trazendo o conceito inovador de barbearia moderna com estilo retrô, o empreendimento sentia a necessidade de se destacar no mercado. Então, o grande desafio enfrentado pela Barbearia Meu Chefe era tornar a marca conhecida e criar um diferencial competitivo frente aos concorrentes do segmento.
Como pontos positivos a favor desse objetivo estavam os diversos atrativos naturais, como:
- ambiente agradável e climatizado
- entretenimentos como mesa de sinuca, fliperama, etc.
- oferta de cervejas artesanais
- além das 04 cadeiras para atendimentos simultâneos.
Mas nem tudo eram flores. O empresário preocupava-se bastante em divulgar a marca, atrair mais cliente e realizar novas venda. E para fazer isso acontecer é necessário estar onde os clientes estão – neste caso, estamos falando da Internet, e principalmente das Redes Sociais.
As Soluções Implantadas
Antes de pensar em qualquer ação voltada ao Marketing Digital, era necessário a Criação de Marca e Identidade Visual da Meu Chefe. Dessa forma, foi realizado todo o processo de criação de marca (como briefing, estudo de cores, estudo dos concorrentes, identidade e afins), para alcançar o conceito desejado pela barbearia.
Logo após, criou-se as redes sociais Facebook e Instagram, com o intuito de gerar conteúdos relevantes e de interesse do público-alvo da empresa.
Em outras palavras, o projeto foi baseado nos conceitos do Inbound Marketing, já que utiliza como uma de suas ferramentas o Marketing de Conteúdo, onde:
“buscam atrair os clientes através de ações relevantes para o público alvo que se deseja alcançar”.
Baseando-se nisto e com o objetivo de atrair o interesse dos clientes, foi criado um planejamento de marketing digital para a Meu Chefe, envolvendo definição de Persona, categorização de temas de conteúdo, aplicação da identidade visual da marca, e definição da periodicidade e melhor horário para as postagens.
Afinal, tudo isto com o intuito de gerar engajamento orgânico e transformando a Barbearia Meu Chefe numa referência no segmento de beleza e bem-estar masculino.
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Temas criados para as campanhas nas Redes Sociais
Conteúdo Educativo
Geração de conteúdos que levam informação relevante para o cliente, “educando-o” a saber mais sobre a proposta de valor da empresa, o processo de entrega dos serviços, seus diferenciais competitivos e muito mais.
No caso da barbearia, trabalha-se muito com: informações e dicas de cuidados com a barba e cabelo; utilização correta dos produtos; tendências de corte; além de outros temas pertinentes ao segmento.
Campanhas de Conscientização e Datas Comemorativas
Geração de conteúdo que estimule os usuários a compartilharem e mencionarem uns aos outros, visando o engajamento das publicações.
Além disso, servirem como fonte de informação para o público, em relação às datas comemorativas, horário e dias de funcionamento da barbearia e alerta quanto a causas sociais como o Novembro Azul.
Divulgação dos Serviços
Estes posts procuram fixar no consciente do consumidor os principais diferenciais competitivos da empresa. Através da divulgação da marca, dos serviços oferecidos pelo barbearia e os benefícios dos produtos.
E ainda mais, enfatizar a forma como os serviços são prestados.
Posts Institucionais e Motivacionais
Esta categoria de conteúdo é voltada a criação de publicações institucionais e/ou motivacionais. Este tipo de conteúdo que causam empatia com o público e geram maior engajamento.
Para isso são usadas imagens com frases motivacionais, novidades sobre a barbearia e seus eventos e outras atualizações.
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Resultados Alcançados
Como resultado, após ter completado 01 ano da sua fundação, a Barbearia Meu Chefe conta com um fluxo médio de mais de 500 clientes por mês, com 40% deste público é oriundo das redes sociais. Ou seja, conheceram e passaram a frequentar a barberia após acessarem as páginas do Facebook e/ou Instagram. Além de já ter sido convidada à três entrevistas para as redes de televisão local.
As redes sociais da Meu Chefe, segundo o próprio empresário: “passam um retorno positivo para os clientes”. Esta mídia não é utilizada para atração e fidelização dos clientes. Bem como, funcionam como ótimo canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.
Ao lado, por exemplo, vemos uma campanha criada com o objetivo de gerar relacionamento com os clientes. Nela os clientes podiam sugerir suas canções prediletas para a criação de uma playlist da barbearia. Isto é, “feita pelo cliente, para o próprio cliente”!
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