Como implementar o data driven em seu marketing?

As estratégias de marketing vão sendo desenvolvidas de acordo com o cenário ao qual elas serão aplicadas, dependendo então da situação do público e do mercado, assim como as ferramentas disponíveis, o que leva a criação do data driven entre tais novidades.

Trata-se de uma estratégia que utiliza da questão dos dados para desenvolver as melhores técnicas a serem implementadas por um negócio. Permitindo dessa forma que um negócio tenha um melhor alcance das suas metas comerciais, por meio de suas decisões.

Uma situação que resulta hoje em uma grande amplitude de estratégias de marketing que estão disponíveis ao mercado, utilizando-se de diferentes ferramentas para chegar a táticas específicas, que podem ter uma função em particular para cada tipo de negócio.

Como uma empresa de base digital, tal como um escritório virtual de contabilidade especializada em TI, que pode usar de estratégias associadas ao cenário digital para destacar as suas atividades econômicas, indo ao alcance do seu público virtual.

Enquanto isso, um negócio de base tradicional, como um pequeno armazém de bairro, pode encontrar em estratégias mais diretas um melhor resultado, como a realização de descontos e distribuição de cupons, sendo algo mais palpável para a realidade do seu projeto.

Ambos os cenários, por mais distintos que possam parecer, lidam com uma ação específica que é o objetivo de atrair novos clientes e responder de forma assertiva às necessidades e expectativas levantadas pelo seu público, o que resultará em melhores índices ao negócio.

O que de fato difere é a forma como esses objetivos podem ser alcançados, por meio de práticas que melhor se associam à realidade do seu empreendimento, assim como aos hábitos de consumo do seu público-alvo, que optaram por comprar na loja ou no site.

Sendo esse um exemplo mais claro, sem contar com toda a complexidade comum ao mercado, como uma empresa de assessoria contábil, que precisa encontrar bons clientes, divulgar seus serviços e garantir a melhor entrega de resultados ao seu público.

Uma série de atividades que podem ser melhor administradas a partir da aplicação de uma estratégia otimizada de marketing, que permita a melhor resolução de todos os problemas levantados.

E se existe uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido é aquela que trabalha com o estudo dos dados variados que estão disponíveis na internet, relacionados ao seu público. Levando diretamente a uma estratégia conhecida como data driven.

Como funciona o data driven?

O funcionamento do data driven está diretamente associado ao próprio significado do termo, que vem do inglês, podendo ser traduzido como algo a ser orientado por dados, ou seja, uma decisão de mercado que foi tomada a partir das informações a serem analisadas.

E o que mais existe hoje no mercado são dados a serem estudados, permitindo com que diferentes negócios consigam definir suas ações a partir de uma previsão sobre como as suas ações poderão ter um impacto específico diante do seu público ou setor comercial.

Com uma companhia voltada à comercialização de produtos para a indústria, é possível identificar qual tipo de equipamento possui uma maior procura. A partir disso tal negócio pode aumentar o número de empilhadeiras para venda, diante da busca por tal produto.

Na verdade, não é como se o estudo da realidade do seu negócio tratasse de algo novo, sendo um índice de importância para qualquer tipo de empreendimento que busca conhecer as necessidades da sua audiência. Realizando uma ponte de contato com o seu público.

A maior mudança está na forma com que essas informações são coletadas. Enquanto antes era preciso usar serviços telefônicos ou até mesmo o envio de cartas, com sugestões e reclamações por parte dos clientes, hoje todo esse processo pode ser feito pela internet.

Com esses dados estando disponíveis a todos os usuários presentes na internet, seja por meio do seu perfil pessoal ou profissional, já que boa parte dessas informações é disponibilizada de forma aberta e espontânea pelos usuários dessa plataforma.

Um cenário responsável por transformar esse universo digital em um grande livro aberto, repleto de informações sobre seus concorrentes, seu público, uma audiência de possíveis consumidores, todos reunidos no chamado Big Data, conceito que reúne tais dados.

O data driven surge como uma resposta a essa realidade, permitindo com que uma companhia tome as melhores decisões em relação aos seus serviços com base nos dados analisados por meio dos seus canais digitais.

Como na aplicação de um sistema para emissão de nota fiscal, com base na reclamação dos seus clientes sobre a demora em receber uma nota fiscal após fazer uma compra em sua loja digital. Algo a ser otimizado por meio de um programa especializado.

Um conceito importante a ser analisado em relação ao uso de dados dos usuários é a adequação dessa coleta em cima da Lei Geral de Proteção de Dados, criada com o intuito de proteger a privacidade do usuário na internet.

Benefícios do data driven

Por se tratar de uma estratégia que trabalha com um número grande de informações, o data driven é uma prática mais comum em negócios de maior porte, com um impactante número de dados coletados em cima dos seus clientes via internet.

Contudo, ele também pode ser utilizado em negócios menores, dependendo apenas da utilização correta dos dados recebidos e analisados por uma empresa por meio das plataformas digitais. Levando a uma série de benefícios, tais como:

  • Melhores resultados comerciais;
  • Otimização no processo de tomada de decisões;
  • Conhecimento amplo sobre seu público;
  • Estudo da área do seu negócio.

 

Um conjunto de vantagens que estão diretamente associadas ao nível de decisões a serem tomadas por um negócio, tendo em uma análise de dados o principal auxiliar nesse processo de definição de ações ao seu negócio. Seja para mantê-lo ou expandi-lo.

Fazendo do data driven uma estratégia eficaz para uma empresa de fomento mercantil que busca se estabelecer no mercado, levando os seus serviços para um público além do já alcançado, passando a focar sua comunicação ao universo digital.

Diante desses benefícios, só é preciso saber como trabalhar com o data driven. Uma estratégia de diferenciação e complexidade, a depender do nível de informações a serem coletadas por um negócio, dependendo do tamanho do mesmo e do seu impacto digital.

Formas de implementar o data driven ao meu negócio

O data driven pode ter um bom proveito para uma grande variedade de empreendimentos, seja para um vendedor de roupas em uma loja virtual, ou um escritório que atua com os serviços de consultoria de diagnóstico ambiental.

Cada um tendo acesso a dados diversos e com base nisso existindo então formas diferentes de trabalhar com o data driven, que de forma geral poderá ajudar no processo de decisões a serem tomadas acerca do seu negócio, auxiliando em sua gestão.

Entre as práticas associadas à sua implementação destacam-se:

Testes A / B

A realização de teste A / B está associada principalmente aos métodos de comunicação, no qual uma empresa testa na internet duas formas diferentes de se divulgar um produto ou ação promocional, com propagandas distintas, mas com objetivos comuns.

Após um tempo inicial estipulado, é possível estudar a performance de cada modelo de anúncio e com base nisso escolher investir no que está trazendo melhores resultados, por meio dos dados de desempenho de cada modelo usado neste teste.

Campanhas customizadas

Com base em um estudo de dados é possível a realização de campanhas cada vez mais customizadas, de acordo com os interesses da sua faixa de público, algumas vezes até mesmo de forma individual, com uma comunicação direta para cada usuário.

O que pode impactar diretamente na performance da campanha realizada.

Capacitação da equipe

Essa análise de dados nem sempre se refere somente ao seu público externo, com a sua audiência interna também oferecendo um conjunto de informações que devem ser levadas em conta durante a administração de uma empresa, impactando assim suas decisões.

A partir desse estudo, uma empresa pode chegar a uma noção sobre as decisões que precisam ser tomadas com o intuito de melhorar o nível de produção de suas equipes, como no conserto de maquina de café para a área de lazer dos funcionários, entre outras ações.

Otimização dos serviços

Assim como o data driven pode ser usado com o propósito de otimizar as relações associadas ao trabalho da sua equipe ou em suas atividades de comunicação, essa análise de dados também pode ter função no seu nível de produção ou oferta de serviços.

Otimizando esse processo com base nas necessidades levantadas por sua audiência de clientes, assim como pela realidade atual do setor ao qual o seu negócio se inclui, permitindo a uma terceirizada serviços gerais aprimorar o nível do seu trabalho.

Para a melhor satisfação dos clientes e dos gestores por partes de tal negócio. Tudo a partir das ferramentas trabalhadas por meio do citado data driven.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.