Como acompanhar seus leads através do funil de vendas?

Conquistar a atenção dos consumidores é um dos maiores desafios de qualquer pessoa que esteja por trás do processo de administração de um projeto, independente do seu setor ou do seu tamanho. Nesse sentido, o funil de vendas surge como grande ferramenta.

Isso por se tratar de um elemento de marketing que age diretamente na forma com que uma empresa lida com os seus clientes, reconhecendo a etapa de compra em que eles se 

encontram, e com isso permitindo com que uma empresa defina melhores estratégias.

Tudo para que essa companhia consiga atingir os maiores resultados dentro de sua área, causando um impacto positivo tanto para os seus potenciais clientes como também para o próprio mercado em si, destacando a posição de um negócio diante de seus concorrentes.

Como por exemplo uma fábrica de tampa plástica, que mesmo atendendo um público mais diferenciado, nesse caso uma audiência industrial, também precisa administrar bem suas ações comerciais para que essa fábrica seja considerada como um fornecedor eficaz.

Aumentando assim tanto o reconhecimento desse empreendimento no mercado, como também a possibilidade de ampliar os seus resultados comerciais, sendo esse um dos principais objetivos acerca da gestão de qualquer tipo de empreendimento.

É necessário analisar com atenção a situação do mercado e do público que essa companhia pretende atingir, para que ela consiga definir as melhores ações, capazes de conversar com esse público e com isso levar a uma performance otimizada.

Garantindo dessa forma com que uma consultoria em implantação de erp consiga ter o apoio e atenção de um público que comece a ter contato com essa empresa por meio da internet, antes mesmo de ter uma noção clara sobre sua necessidade sobre um produto.

Cabe a essa companhia saber como divulgar de forma certeira como funcionam os seus serviços, identificando assim os seus possíveis clientes e atuando para de fato transformá-los em consumidores no momento em que eles são vistos como leads.

E uma das ferramentas essenciais para esse acompanhamento comercial são os chamados funis de venda.

Como funciona um funil de vendas?

Para entender a serventia de um funil de vendas para quem administra um negócio, é importante primeiro ter atenção ao próprio título que dá nome a essa ferramenta, já que se trata de um termo bastante intuitivo, atuando com um afunilamento de público.

Isso é, trata-se de um instrumento que trabalha com a redução de uma audiência ampla, encontrando aqueles indivíduos que de fato demonstram interesse em seus produtos ou serviços a ponto de se tornarem novos clientes para esse empreendimento.

Podendo ter como exemplo o trabalho de um fornecedor de vacuum forming, produtos que funcionam à base de formas a vácuo, como aquelas usadas na formação de gelo no congelador, que possui um site explicando detalhes do seu processo de fabricação.

Entre os usuários que acessam essa plataforma, é possível encontrar indivíduos que apenas possuem interesse sobre esse processo de fabricação, por motivos diversos, e aqueles que pretendem encomendar dos serviços de tal fornecedor por meio desse endereço digital.

Diante desses dois públicos, a empresa precisa saber como lidar com ambos de forma a continuar ampliando sua audiência de usuários, mas ao mesmo tempo não perder a atenção da audiência que é mais importante para a empresa, que são os seus clientes em potencial.

Essa ferramenta trabalha com a definição de um série de etapas nas quais esses possíveis consumidores podem estar inclusos, sendo necessário adotar ações específicas para conquistar a atenção desse público, transformando esses usuários em clientes.

Tudo isso através de etapas como:

  • Aprendizagem;
  • Reconhecimento de um problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Esse é o processo que leva um indivíduo a se informar sobre a necessidade de contratar uma empresa de levantamento topográfico antes de realizar uma construção em uma área específica, e futuramente atuar na contratação dessa companhia.

Dentro dessa realidade o funil de vendas funciona como um equipamento que atua através de etapas, recebendo um destaque maior junto a expansão do cenário digital como um mercado relevante para os mais diferentes tipos de empreendimentos.

Todas as fases de um funil de vendas podem ser divididas em três grupos em especial, sendo eles:

Topo do Funil

O ToFu (Top of Funnel) trabalha com a distribuição de conteúdos amplos que ajudam no esclarecimento dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa, sem ao menos destacar o título de tal companhia.

O objetivo nessa fase é garantir a atração da maior quantidade de público possível para depois disso atuar com o afunilamento dessa audiência, chegando aos clientes a serem convertidos por esse negócio.

Meio do Funil

O MoFu (Middle of Funnel), por outro lado, já possui um propósito um pouco mais claro, esclarecendo ao público sobre a importância dele em consumir algo ofertado no mercado, como uma empresa de portões a depender dos insumos de uma fábrica de tela artística.

Fundo do Funil

Por fim, chegamos ao BoFu (Bottom of Funnel), literalmente o fundo do funil, onde as empresas precisam atuar de forma muito mais incisiva, colocando-se como a solução para os problemas vividos por sua base de possíveis clientes.

Ao conversar com esse público em particular, maior torna-se o alcance dessa empresa ao atingir um número importante de conversão. Em grande parte o responsável por essa etapa é a equipe de vendas de uma empresa, por agir com um objetivo tão claro.

De uma forma geral, as etapas de um funil de venda atuam com o gerenciamento de clientes em potencial, os chamados leads. Indivíduos esses que, se bem trabalhados, podem se tornar clientes fidelizados de uma companhia, levando a uma melhor performance.

Como uma empresa de montagem de painel elétrico, capaz de otimizar sua posição no mercado a partir da forma com que lida com seus clientes em potencial. O que explica a relevância de saber desenvolver e implementar um funil de vendas aos seus negócios.

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Como elaborar um eficaz funil de vendas?

Se um funil de vendas mostra-se tão importante para o processo de gestão de um negócio, é relevante então saber como desenvolvê-lo da melhor maneira para que seja possível garantir a aproximação de possíveis clientes até o seu negócio.

E ele pode ser desenvolvido por meio de uma estratégia que irá refletir diretamente nos resultados comerciais a serem alcançados por tal companhia. E um bom funil de vendas pode ser implementado a partir das seguintes etapas:

Definição de fases

Cada companhia deve desenvolver uma estratégia diferente sobre como ela pretende se conectar com o seu público, levando em consideração as características dessa audiência, além do tamanho de uma companhia e sua urgência em conquistar novos clientes.

Sendo assim, a primeira fase na criação de um funil de vendas é definir quais serão suas etapas, para que assim empresas de caldeiraria e montagem industrial consigam trabalhar com o público desde o primeiro contato, ao pesquisar na rede sobre seus serviços. 

Identificando os clientes

Tendo uma noção clara sobre quais são as etapas a serem trabalhadas por uma empresa dentro do seu processo de vendas, é chegado o momento de entender em quais dessas fases se encaixam os seus clientes em potencial, algo essencial para a eficácia completa do próximo passo.

Qualificação dos leads

Para que uma venda seja concluída, um lead deve ser levado entre diferentes etapas, desde o seu conhecimento sobre a atuação de uma empresa, até a contratação dos seus serviços.

Esse processo de qualificação deve ser feito por meio da distribuição de diferentes conteúdos que podem agir diretamente no processo de convencimento desse cliente em potencial, o convertendo até chegar a essa posição.

Não desconsidere o pós-venda

Um dos maiores erros em relação ao uso de um funil de vendas é achar que ele termina durante o ato de compra. Na verdade, é de grande relevância saber como manter contato com esse público alcançado de forma a garantir o seu retorno quem sabe a divulgação da sua marca.

Como um distribuidor fonte chaveada a garantir o alcance de novos consumidores após conquistar a confiança de uma base inicial de clientes, que diante de sua satisfação com esses serviços podem então divulgá-lo para outros públicos presentes no setor industrial.

Isso leva essa companhia a alcançar melhor índices de vendas, tudo por meio da aplicação de um funil de vendas adequado que irá atuar não só no processo de alcance de novos clientes, como também na manutenção dessa audiência junto aos seus serviços.

Por isso é tão importante saber como lidar com essa ferramenta desenvolvida pelo mercado para otimizar a relação entre uma empresa e o público ao qual ela pretende conquistar e trabalhar ao longo de uma eficaz jornada de vendas.

Assim os melhores resultados comerciais podem ser alcançados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.