No último post da série sobre Design Thinking, conversamos sobre a etapa de Imersão e suas fases, preliminar e em profundidade. E para continuar esta jornada, hoje falaremos sobre as principais ferramentas utilizadas na fase de Análise e Síntese do seu projeto de Design Thinking.
Se acaso você ainda não tenha lido as publicações anteriores da nossa série, acesse a nossa galeria de artigos. Lá você encontrará temas relacionados à origem e os conceitos do Design Thinking, os seus 3 Pilares, entre outros. E começará a entender o por que e como a abordagem do Design Thinking pode resolver os problemas da sua empresa – de forma criativa e inovadora.
Uma vez que a etapa de Imersão se encarrega de se aprofundar sobre o problema e o contexto que ele está inserido, levantando diversas informações, é necessário que seja haja uma etapa de Análise e Síntese, com o propósito de reajustar as informações coletadas e estabelecer um foco para o projeto de Design Thinking.
É sobre a importância desta etapa que conversaremos hoje!
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A etapa de Análise e Síntese
O objetivo desta etapa é organizar as informações e ideias com o intuito de obter padrões. Isto é necessário devido ao grande volume de informações geradas na etapa de Ideação.
Identificar estes padrões auxiliará no processo de compreensão do problema que está sendo investigado. Sendo assim, a fase de Análise e Síntese busca organizar informações, e identificar oportunidades e desafios relacionados ao problema investigado.
A seguir listamos algumas técnicas e ferramentas que podem lhe ajudar a organizar estas informações.
Ferramentas adequadas à fase de Análise e Síntese
Definição de Persona
Antes de mais nada, Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Utilizamos esta técnica para definir o perfil cliente típico, com todas as principais características deste comprador.
Para criação da Persona você deve se basear em informações reais sobre seu cliente, tais como:
- comportamentos e características demográficas
- histórias e motivações pessoais
- objetivos
- desafios e/ou necessidades
- e principais preocupações.
Mapa de Empatia
É uma ferramenta que sintetiza as informações sobre o cliente e cria uma visualização do que ele fala, faz, pensa e sente.
Desse modo, ela organiza os dados da fase de Imersão, de forma a promover o entendimento das diferentes situações de contexto, necessidades, comportamentos e preocupações dos clientes.
Mapa Conceitual
É uma visualização gráfica, construída para organizar visualmente dados complexos de campo, em diferentes níveis de profundidade e abstração. Dessa forma, este instrumento busca ilustrar as relações entre as informações e, com isso, gerar novos insights.
Mapa Mental
O Mapa Mental é uma ferramenta utilizada para ilustrar ideias e conceitos, dando-lhes forma e contexto. Bem como, pode ser usado para estabelecer relações de causa e efeito, simetrias e/ou similaridades entre perspectivas.
Em seguida você verá um exemplo de um Mapa Mental criado para ilustrar as relações do Design Thinking.
LEIA TAMBÉM: Design Thinking como Modelo Mental
Mas não acaba aqui!
Neste post, abordamos não apenas a importância da etapa de Análise e Síntese, como também, conhecemos algumas ferramentas que utilizadas nesta fase.
Certamente a nossa série não para por aqui, nas próximas publicações vamos conversar sobre as fases de Ideação, Prototipação e Implementação. Então, continue acompanhando e colocando os aprendizados em prática, para continuar inovando e se diferenciando do mercado.