A importância de investir em tecnologia mobile na sua empresa?

Investir em tecnologia mobile possibilitou que as empresas estivessem aonde elas sempre desejaram: ao lado do consumidor.

Para se ter uma ideia, no Brasil, mais da metade do tempo que as pessoas passam na internet é por meio de aparelhos smartphones ou tablets.

Essa tecnologia mudou o comportamento do consumidor moderno, que passou a ter acesso a muito mais informações que antes.

Com isso, ele não precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para acessar a internet e encontrar o que precisa, ou mesmo respostas para suas dúvidas. Isso porque essa resposta, assim como a internet, está na palma da mão dessa pessoa.

Acessibilidade facilitada e rápida

Essa acessibilidade facilitada e rápida trouxe muitos benefícios para o consumidor que, por exemplo, não precisavam mais se locomover para encontrar os objetos que procuravam.

Além disso, essa nova forma de comunicar fez com que as empresas passassem a investir em recursos para se manterem competitivas.

Tanta facilidade tornou possível a ascensão de novas marcas, oferecendo a todas as empresas a mesma possibilidade de crescimento. Mas isso também trouxe muita competitividade e concorrência.

Desse modo, entender o comportamento do consumidor e antever suas demandas é primordial para o empreendimento e se tornou possível por meio da tecnologia mobile.

Deseja conhecer mais sobre essa tecnologia? Neste artigo vamos explicar o que ela é, as mudanças que trouxe aos consumidores e sua importância, confira!

O que é tecnologia mobile?

De maneira geral, pode-se dizer que uma tecnologia mobile é aquela que permite aos usuários se movimentar sem abrir mão dela. O uso de smartphones e tablets é um exemplo disso. Mas a verdade é que ela existe bem antes desses aparelhos.

O notebook é o primeiro exemplo de tecnologia mobile, pois as pessoas podem usá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas assim como qualquer tecnologia, a mobile também evoluiu.

Cada dia mais ágil e compacta, os usuários carregam seus aparelhos nos bolsos e nas bolsas, variando apenas o modelo. Outros exemplos de tecnologia mobile são minibooks e ultrabooks.

Essa tecnologia também oferece utilidades que facilitam o uso, como:

  • GPS;
  • Wi-fi;
  • Bluetooth;
  • WAP;
  • SMS.

Somados a eles, podemos encontrar centenas de aplicativos que são utilizados diariamente, como redes sociais, acesso a bancos, jogos e qualquer outro serviço que temos acesso pelos aparelhos móveis.

Pen-drives, Cartões SD e HDs externos também são considerados tecnologia mobile, o que mostra a extensão dessa categoria de itens que tende a crescer ainda mais.

Por conta dessa evolução, que permite aos usuários estarem conectados e integrados à tecnologia todo tempo, o comportamento deles como consumidores mudou, o que leva a uma mudança por parte das empresas.

A mudança do perfil do consumidor na era digital

Para que uma empresa, seja ela uma consultora em gestão de facilidades ou qualquer outro ramo de atuação tenha sucesso, é preciso estar onde os consumidores estão.

Se estamos falando sobre um consumidor mobile, a empresa também precisa ser mobile. Isso quer dizer que é fundamental que as empresas invistam em tecnologia mobile para se manterem no mercado.

Ao andar pela cidade, é comum ver as pessoas conectadas em seus aparelhos smartphones. Elas estão nos bares, nos ônibus, metrôs, shoppings e elas estão por toda parte, as pessoas estão sempre conectadas.

Com essa tecnologia em mãos, os consumidores passaram a ter mais acesso facilitado aos produtos e serviços que desejam comprar. Mais ainda, à informações sobre eles que vêm de diversas marcas.

Com isso, o consumidor não está apenas interessado em comprar, ele busca conteúdos que o atraiam, fazendo-o confiar na empresa.

Outro fator que influencia no comportamento do consumidor é a rapidez que a tecnologia traz para ele.

Para se ter uma ideia, se ele deseja encontrar informações sobre venda de empilhadeiras, com uma rápida pesquisa terá em mãos diversas empresas que oferecem esse produto.

O comportamento do consumidor, então, passa a ser mais imediatista, pois ele tem em mãos soluções rápidas.

Desse modo, as empresas investem em ações que contemplem a tecnologia mobile para não perder a oportunidade de uma decisão rápida e positiva de compra.

A mensagem precisa ser atraente o suficiente para despertar o interesse do consumidor. Afinal, apesar de estar mais atento ao conteúdo, ele está sendo constantemente bombardeado por informações.

Desse modo, o conteúdo precisa ser bem trabalhado para atrair a atenção do consumidor mais do que o ambiente ao seu redor, seja um material sobre conciliador de cartões, ou outro produto.

Afinal, é nesse instante, nesses usos corriqueiros de aparelhos como smartphones, que as empresas precisam estar focadas para atrair o público que procura por algum produto, serviço ou informação.

Elencando essas mudanças, pode-se dizer que os consumidores querem ser ajudados com rapidez, pois estão mais impacientes e desejam soluções rápidas. Assim, a disposição para esperar está menor.

Do mesmo modo, os clientes querem ser reconhecidos pelas empresas e, por esse motivo, a personalização se tornou primordial na comunicação com os consumidores.

Para se ter uma ideia, uma empresa que trabalha com conserto de motores elétricos investe em experiências personalizadas e relevantes.

Outra mudança no comportamento dos consumidores é que eles querem ser surpreendidos e esperam que as marcas ofereçam uma experiência consistente ao estar em contato com eles.

Em meio a essas mudanças no perfil do consumidor trazidas pela tecnologia mobile, é importante que as empresas invistam nela para se manterem relevantes.

Razões para investir em tecnologia mobile

A maneira como as empresas, como no caso de uma loja de acessórios para moveis, atende às novas demandas do consumidor moderno define o seu sucesso.

Por isso, no cenário atual, a presença no meio digital como sites, loja virtual, blog e redes sociais é importante para os empreendimentos.

Do mesmo modo, para garantir sua competitividade é interessante que um negócio  desenvolva aplicativos mobile para smartphones e tablets.

Isso se deve ao fato de que, na era digital, para uma empresa ser notada, ela precisa estar na internet, ao alcance dos consumidores.

Isso está causando um aumento significativo na criação de aplicativos para esses aparelhos por parte das empresas, o que traz razões sólidas para investir em tecnologia mobile. Confira nos tópicos a seguir 4 motivos para sua empresa realizar esse investimento.

1- Crescimento de desenvolvimento de aplicativos

O mercado de desenvolvimento de aplicativos cresce diariamente e vai continuar assim por muitos anos. Isso acontece porque os consumidores querem encontrar cada vez mais empresas no formato app.

Por exemplo, se uma empresa de locação de tendas campinas possui um aplicativo, ela atende às necessidades de rapidez por parte dos consumidores. Com isso, é mais provável que eles fechem negócio com ela do que com outra que não oferece esse suporte.

2- Aumento do acesso

O acesso à internet por meio de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, tende a continuar crescendo devido ao cotidiano acelerado cada vez mais presente.

Assim, se os consumidores acessam a internet por meio desses aparelhos, é extremamente importante que as empresas sejam acessíveis por eles em qualquer ambiente.

3- Experiência pelo aplicativo é mais agradável

Quando uma marca tem um app, a vida de seus clientes é facilitada. Isso porque, por meio do app, eles podem fazer compras, realizar check-in, conferir ofertas, ler notícias, entre outros, independentemente de onde estejam.

Assim, mesmo se o cliente estiver no metrô, ele pode fazer uma compra de maneira rápida e com diversas garantias.

Isso ocorre porque, além do acesso ser feito de modo rápido por meio de um clique, todas as suas informações podem ser registradas para futuros movimentos.

Além disso, as telas mais importantes são destacadas, o que facilita a navegação como um todo.

4- Os aplicativos podem ser usados como passatempos

Se uma pessoa está procurando por portão automático basculante preço e encontra na internet uma loja deste item com aplicativo próprio, pode usá-lo para ver os preços, realizar cotações sem ter de trocar de máquina.

Mais ainda, a compra e a navegação podem se tornar um item para “passar o tempo”.

Isso ocorre porque algumas marcas investem em jogos e outras ferramentas que são disponibilizados nos aplicativos para entreter o consumidor e mantê-lo mais tempo perto da marca.

A vantagem disso, além do tempo de permanência, é o engajamento e o vínculo criado entre a marca e seu consumidor.

Isso também pode acontecer com um portal de notícias dentro do aplicativo. O consumidor, além de poder comprar e se divertir, pode acessar notícias dos mais diversos assuntos.

Enquanto lê ou joga, a empresa consegue enviar promoções e outras informações que sejam do interesse do consumidor. Assim, essa é uma maneira de estar sempre em contato com seu público.

Por fim, como visto no decorrer do texto, fica evidente porque empresas de diversos segmentos, desde fabricantes de cobertura em policarbonato alveolar até lojas de veículos precisam investir na tecnologia mobile para estarem conectados aos seus consumidores.

Afinal, só assim é possível criar um vínculo eficaz em seu cotidiano. Ao unir rapidez e personalização é possível proporcionar uma experiência positiva e se tornar parte da vida das pessoas.

Assim, como grande parte dos consumidores faz uso desse tipo de tecnologia, as empresas que investem nela são mais vistas e, consequentemente, vendem mais.

Com isso a tecnologia mobile se tornou uma facilidade insubstituível, tanto para as pessoas quanto para as marcas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.