Você sabe o que são os testes A/B? Resumidamente, no marketing digital, acompanhar esses testes permite definir quais variáveis produzem os melhores resultados em suas campanhas, otimizando assim as conversões de página.
Ou seja, toda e qualquer empresa possui ações que devem ser mensuradas nas estratégias de marketing. Dessa forma, fica mais fácil entender qual trabalho pode ser mantido ou repetido no futuro, e quais as melhorias que precisam ser implementadas.
E uma das maneiras mais eficazes de otimizar as estratégias de marketing para focar nos objetivos de cada organização é realizar testes A/B.
Assim, as empresas não precisam perder tempo adivinhando o que deve ou não ser o mais adequado para a função definida. E isso se aplica a todos os tipos de empresas, desde empresa que vende exaustor, até empresa de cosméticos veganos, por exemplo.
Neste artigo, abordaremos os testes A/B, que podem revelar a necessidade de ajustar seu marketing na web ou por e-mail para gerar mais tráfego e novos leads. Continue lendo para saber mais.
O que é teste A/B?
O teste A/B é um formato de teste diferente do teste multivariado, que testa várias variáveis ao mesmo tempo. Eles examinam apenas duas variações por vez, para escolher a melhor.
Por exemplo, uma empresa de consultoria em implantação de ERP pode testar a cor de um botão de call-to-action (CTA) colocando duas variações, como vermelho e azul, e assim será possivel identificar qual converte melhor os leads.
Dessa forma, não são feitas suposições, mas sim decisões que são tomadas com base em números, potencializando a otimização. O teste A/B pode ser realizado em diversas ações que as empresas realizam, como:
- Email marketing;
- Chamadas para ação (CTA´s)
- Landing pages;
- Atendimento de suporte.
Esses são alguns exemplos que podem ser utilizados nos testes A/B e definir as melhorias nessas ações. Talvez adicionar imagens aos seus e-mails possa gerar mais cliques, e o teste pode sinalizar isso.
É importante frisar que todas as variáveis possíveis podem ser testadas, até mesmo o ERP integrado de uma empresa.
Mas, é importante também ter cuidado e atenção ao escolher o que testar, pois algumas variáveis não terão impacto na melhoria das taxas de cliques ou de conversão, e só servem para atrasar processos e gerar custos desnecessários.
Por exemplo, em uma landing page (ou página de vendas como é comumente chamada) de um curso de auditoria contábil, é essencial avaliar as variáveis que realmente impactam o nicho e a empresa como um todo.
Ou seja, é importante averiguar quais formatos ou tópicos estão convertendo mais visitantes em leads e leads em clientes reais que realmente adquirem o curso. Abaixo estão listadas algumas das variáveis mais críticas no processo de geração de leads:
- Título;
- Legenda;
- CTAs;
- Fotos utilizadas;
- URL;
- Formulários;
- Informações dos produtos;
- Elementos visuais (cores, design, layout, entre outros).
Nos e-mails, você também deve testar diferentes formatos para ver se seus contatos estão mais envolvidos em promoções ou newsletters.
Outros fatores importantes em e-mails são assunto e tempo de entrega, e mesmo sendo detalhes tão pequenos, são variáveis que podem desempenhar um grande papel.
Além do tamanho, cor, texto e gráficos, é importante testar o posicionamento dos CTAs nas páginas dos sites, seja de uma empresa distribuidora de biscoito de polvilho, ou uma loja de calçados femininos.
Como implementar e acompanhar testes A/B?
Depois de entender o que são os testes A/B e o que eles podem analisar, aqui estão algumas dicas de como você pode implementar e acompanhar esses testes para identificar as ações de forma mais assertivas.
Invista em ferramentas especializadas em teste A/B
Para realizar testes A/B, são necessárias ferramentas especializadas ou softwares de automação de marketing, como:
- Google Analytics;
- Google Optimize;
- AB Tasty;
- Adobe Target.
Ou seja, são ferramentas que podem ser utilizadas tanto para você implementar os testes A/B como para você acompanhar os dados e resultados obtidos.
Promova significado aos dados estatísticos
É essencial promover uma significação aos dados que são resultados dos testes A/B, caso contrário serão ações totalmente sem sentido.
Ou seja, ao realizar o teste em uma empresa de classificação fiscal de mercadorias, por exemplo, é essencial utilizar os dados para implementar as melhorias, ou mesmo para fazer outros testes como enviar um e-mail ou testar uma página de destino.
Ou seja, isso é fazer com que o investimento dos testes realmente façam sentido nos processos gerenciais da organização.
Crie variantes para os resultados
Depois de determinar o tamanho de amostra necessário, você precisa criar as duas variantes A/B que serão testadas.
Não se esqueça de que elas só podem diferir em um elemento. Por exemplo, se você deseja testar a validade de uma imagem em um e-mail, deve criar a mesma mensagem uma com e outra sem a imagem.
Caso você queira saber se um novo sistema de nota fiscal é eficiente para sua gestão, você deve testá-lo durante uma semana com o sistema, e outra semana sem o sistema. E assim sucessivamente.
Aprenda a implementar testes A/B
Para qualquer empresa, a implementação do teste A/B varia de acordo com a ferramenta utilizada, pois algumas ferramentas dividem a amostra pela metade.
Isso significa que 50% das amostras receberão um formato e os outros 50% receberão o outro, portanto, ao final do teste, você poderá determinar qual variante produz mais resultados e repeti-la no futuro.
Atualmente, existem ferramentas de teste A/B altamente desenvolvidas com componentes dinâmicos que determinam qual variante é a mais bem-sucedida com base em uma métrica de sucesso escolhida e foram implementadas automaticamente: a variante com os melhores resultados.
Essas ferramentas são mais voltadas para landing pages, pois assim que detectam que a página recebeu tráfego suficiente para ser estatisticamente significativa, já otimizam para 100%.
Isso permite que a otimização da página de destino aconteça o mais rápido possível sem o risco de visitar páginas ineficientes. Mas de fato existem ferramentas para serem utilizadas em diversos tipos de testes. É só realizar uma pesquisa minuciosa.
Como mensurar seus resultados?
O passo final é medir os resultados, o que é muito importante nos testes A/B. Abaixo vamos citar alguns truques para você saber como mensurar esses resultados de forma assertiva. Confira:
Tenha paciência
Ao realizar testes A/B para sua empresa, é essencial saber que verificar os resultados a cada minuto não funciona e não gera dados importantes. Os resultados reais podem levar horas ou até dias para serem exibidos com eficácia.
No caso de análise de um suporte técnico em TI, é essencial esperar pelo menos 30 dias para identificar a eficiência do suporte.
O período de teste para landing pages e CTAs, por exemplo, principalmente se o tráfego da sua página for baixo, podem levar de 15 a 30 dias para garantir que suas páginas recebam tráfego suficiente para serem estatisticamente significativas.
Se após 30 dias ainda não houver efeito visível, sua estratégia não terá tanto impacto em sua página.
Use apenas uma métrica para selecionar a melhor
Ao esperar por bons resultados, você deve ter estabelecido anteriormente de forma estratégica uma métrica de sucesso para medir seu sucesso. No caso de escolher a melhor cor para testar o CTA, a métrica de sucesso será o número de cliques.
Se sua empresa possui uma ferramenta de teste A/B que pode identificar os melhores resultados por conta própria, você não precisa fazer mais nada. Caso contrário, implemente variações bem-sucedidas atualizando o CTA na página de destino.
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Como otimizar estratégias e gerar mais resultados?
Uma informação importante é que o verdadeiro potencial do teste A/B não termina quando você conclui um resultado.
Você pode obter alguns insights de cada teste, pensando no que aprendeu com ele e quais ações você pode tomar no futuro para melhorar seus esforços.
Um truque é repetir o mesmo tipo de teste várias vezes, o que é muito eficaz para descobrir informações mais detalhadas. Isso economiza muito tempo, pois você já conhece a estrutura básica do teste.
Crie uma planilha para organizar seus testes, adicionando informações relevantes como:
- Tipo de teste;
- Qual métrica de sucesso você usará;
- Datas de início e término dos testes;
- Resultados finais obtidos.
Dessa forma, você evita a repetição de testes que já foram realizados e confirmados, e pode melhorar os que funcionam e descartar os que se mostraram ineficazes, sempre aprimorando sua estratégia de marketing digital.
Certamente, seguindo as diretrizes adequadas para a realização desses testes A/B, e acompanhando de forma estratégica, os resultados podem ser bastante eficientes em qualquer que sejam as novas ações com os resultados obtidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.