Como a sua empresa se posiciona no mercado é muito importante, a forma como você se comunica com o seu público pode fazer a diferença. Neste texto você vai conhecer como montar um mapa de posicionamento para o seu negócio.
Conhecer o seu público e estar por dentro das atualidades da sua área de atuação é fundamental para a sobrevivência financeira do seu negócio. E é aqui que entra o mapa de posicionamento do seu negócio, entenda sua importância.
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Confira o que é mapa de posicionamento.
O que é mapa de posicionamento do seu negócio
Ao iniciar um negócio algumas decisões são importantes e podem diferenciar o fracasso do sucesso.
Uma das principais decisões é o que vender e para quem vender e, principalmente, por quanto vender. Parece óbvio mas escolher o produto certo para o público certo faz toda a diferença.
Outras decisões importantes:
- Onde vender;
Se existem concorrência;
Se existem produtos semelhantes;
O preço da concorrência;
Se o mercado tem interesse;
Como o produto será vendido e entregue.
Todos estes questionamentos pretendem retirar o máximo possível do grau de incerteza de um negócio. Por exemplo, é ideal você fazer uma breve pesquisa de mercado para determinar a aceitação do seu público sobre os produtos oferecidos.
Posicionamento de mercado, em outras palavras, é como uma marca ou empresa está inserida no mercado consumidor, isto é, como ela é vista pelo principal interessado, o seu cliente.
Um mapa de posicionamento ajuda que você coloque sua empresa em uma posição de destaque, tendo um diferencial em relação à concorrência.
Por meio de uma série de estudos é possível definir o melhor público-alvo, política de vendas e de preços bem como visão, valores e princípios da empresa.
Como fazer um mapa de posicionamento
O primeiro passo para fazer um mapa de posicionamento é o levantamento de dados, onde deverão ser levantadas informações como faixa etária, gênero, classe social entre outras.
Antes de montar um mapa de posicionamento é necessário selecionar fatores de interesses para o seu setor de atuação, valorando os atributos mais valorizados pelos consumidores, devendo ser considerados diversos conforme as preferências do seu público-alvo.
Através de uma ferramenta de georreferenciamento é possível definir áreas de interesses do seu público.
No entanto, é importante determinar 2 ou 3 atributos mais relevantes para serem analisados no mapa de posicionamento.
Os atributos podem ser:
- Qualidade
Preço
Conforto
Segurança
Disponibilidade
Preço
Entre outros
Em geral, qualidade e preço tendem-se a mais valorizados pelos consumidores. Por isto leve estes mais em consideração para o posicionamento da marca.
Desta forma, de acordo o quadrante você pode verificar a forma como a empresa é vista pelo consumidor conforme a estratégia de marketing e política empresarial que esta adotar.
O mapa de posicionamento também deve ter seus dados cruzados com as informações internas da empresa, como segmento de atuação atual, volume de vendas, ticket médio, percepção dos seus clientes sobre sua marca.