O growth hacking, termo criado por Sean Ellis, é a definição de estratégias de marketing que são orientadas da forma mais correta possível. Existem diversas técnicas de growth hacking que devem ser aplicadas no seu negócio, vamos aqui, trazer 7 delas.
Muitas empresas optam por praticar o growth hacking em seus negócios pelo simples fato de querer aumentar os resultados positivos da companhia, pois um dos objetivos principais da estratégia é acelerar o crescimento do empreendimento.
No mundo dos negócios, é comum que algumas pessoas tenham ouvido falar sobre o growth hacking, afinal, a proposta de potencializar os resultados de uma empresa através de estratégias é de interesse para qualquer empresário.
Não basta, por exemplo, abaixar o preço de porta de aço de loja, que a respectiva empresa responsável, no caso, só terá clientes apenas se interessaram pelo preço atraente, e não pelos diferenciais que a companhia pode propor.
Uma das grandes vantagens do growth hacking é a forma de que é conduzida, que é basicamente atrair novos clientes por meio do marketing digital, utilizando poucos recursos.
Entenda agora o conceito principal de growth hacking para contextualizar as 7 técnicas que farão com que o seu negócio funcione de uma forma jamais vista.
O que são técnicas de growth hacking?
Resumidamente, growth hacking é uma forma de adotar estratégias da maneira mais correta possível, a fim de potencializar os resultados da empresa. A técnica também trabalha em cima dos pontos mais críticos da companhia, para facilitar o processo.
Para as empresas que trabalham diretamente com vendas, é necessário ter um tráfego contínuo de clientes. Ou seja, no mundo digital, ao buscar por “andaime locação preço“, a primeira empresa que aparecerá é a que possui mais fluxo e estrutura.
Para que essas estratégias funcionem, é necessário que experimentos sejam realizados. Parte do processo envolve o desenvolvimento de hipóteses, verificação de suas respectivas validades, realiza testes e, assim, haverá um direcionamento para melhorar o negócio.
Todo esse processo é consequência do objetivo de potencializar o crescimento da companhia da forma mais inteligente possível, e obviamente, acelerada também.
É devido a isso que, para Sean Ellis, o growth hacking é conceituado como o marketing orientado a experimentos. Sean é um profissional que cunhou a expressão e utilizou a estratégia para acelerar startups que, atualmente, são empresas gigantes.
Os pontos críticos de uma empresa que são observados pela growth hacking, são identificados pelos KPIs, que nada mais é que uma forma de medir o sucesso da companhia.
Essa medição é realizada por meio de:
- Tráfego;
- Leads;
- Vendas;
- Quantidade de clientes.
Na prática, por exemplo, se o ponto crítico de uma empresa é o tráfego, logo o growth hacking transforma esse KPI em um experimento, para estudar maneiras eficientes de aumentar o fluxo de pessoas interessadas.
O tráfego contínuo é a base para que uma empresa tenha sucesso, ou seja, uma pesquisa por “aço para construção preço” no Google, dará várias opções ao usuário, e é dentre aquelas opções que o seu site deve estar, com diferenças potenciais comparado a concorrência.
Sobre os KPIs, não há uma definição correta que abrange todos os tipos de empresa, afinal, cada companhia entende que seu sucesso depende apenas de um fator, na qual, para outra empresa, é um fator totalmente diferente.
Podemos usar uma loja virtual como exemplo, geralmente esse tipo de mercado preza mais pela quantidade de vendas realizadas. São através destas vendas que fará com que a empresa esteja fazendo, ou não, sucesso com os clientes.
Um outro exemplo que podemos dar, para ficar mais fácil de entender, são os sites monetizados. Esse tipo de negócio depende unicamente do tráfego de pessoas que acessam o site, então, se o número de acessos estiverem baixos, não há sucesso.
O mesmo pode ser aplicado no mercado de educação, por exemplo, ao pesquisar por “curso comissário de voo SP” no Google, é fato que as empresas que trabalham com isso visa alcançar o máximo de pessoas, e converter os interesses das mesmas para o curso.
Até então, é comum que algumas pessoas se perguntem: “Afinal, qual a diferença entre o growth hacking e as estratégias de marketing?” Isso acontece pelo fato de ambas buscarem resultados melhores para uma empresa, mas, as duas possuem suas diferenças.
Inicialmente, é necessário ter em mente que nem todas as técnicas miram diretamente em um KPI. Muitas empresas tendem a investir tempo e dinheiro em estratégias que não contribuem para a chegada dos objetivos principais de uma empresa.
Por outro lado, o growth hacking visa atingir diretamente os objetivos, além disso, a maior diferença está na forma de como a estratégia é aplicada. Resumidamente, praticar o growth hacking é uma maneira fácil, rápida e econômica de atingir os objetivos.
Além disso, a estratégia também é uma forma inteligente de alcançar as metas de uma empresa, e isso acontece através dos experimentos que são feitos ao identificar os KPIs, logo, acontece o desenvolvimento das hipóteses que servirão como um direcionamento.
Mas para isso, não pense que é fácil realizá-la. É preciso que o empresário interessado em praticar o growth hacking, tenha uma equipe por trás para auxiliá-lo nos processos. Além disso, é necessário investir em ferramentas que permitam fazer os experimentos.
As empresas de terraplanagem e pavimentação, por exemplo, é fundamental o uso de ferramentas para monitorar as ações operacionais da companhia em meio a uma construção.
Através da organização que uma ferramenta pode propor, o empresário terá uma visão melhor do seu negócio.
Para elucidar melhor a forma que o growth hacking funciona, separamos por tópicos a maneira em que a estratégia é aplicada. Veja:
- Objetivo: definir o objetivo do growth hacking;
- Hipótese: desenvolver hipóteses a partir da intuição dos profissionais;
- Experimentos: realizar testes para provar a eficiência das hipóteses;
- Ferramentas: usado para monitorar análises e automatizar.
Agora que há uma contextualização, veja abaixo as 7 técnicas de growth hacking que serão de grande utilidade para você e o seu negócio.
1 – Aprenda SEO On page e Off page
É fato que o growth hacking anda junto com as técnicas de marketing, e com o SEO não é diferente. A técnica é uma das, se não a mais usada entre os empresários.
Basicamente, o SEO on page, e off page é usado para aumentar o alcance da sua companhia, usando palavras-chave e investimento em conteúdos e divulgação.
Uma empresa que possui o seu produto principal, como desenvolver uma estrutura metálica, deve ter em mente que há palavras-chave para alcançar alguns clientes.
Ou seja, no Google a pesquisa pode ser feita facilmente por “estrutura metálica galpão preço”, estas palavras, no caso, são as palavras-chaves que devem ter no site.
É importante também que, no momento em que o empresário esteja desenvolvendo o seu site, saiba criar um design atraente e que transpareça profissionalismo ao usuário.
Não adianta aplicar todas as palavras-chave corretamente, alcançar clientes e não ter nenhuma estrutura.
As palavras-chave também podem ser palavras que são usadas diariamente, como “meio ambiente”. Uma empresa especializada em tratamento de efluentes, por exemplo, possui um grande potencial para conquistar clientes, pelo simples fato de trabalhar com sustentabilidade e economia, duas grandes palavras que são diariamente usadas.
Por exemplo, através do alcance, a empresa pode conseguir grandes clientes, e logo, convertê-los para fidelizar com as propostas da companhia.
No momento em que o usuário pesquisar por “guarda chuva personalizado valor” no Google, o navegador dará as melhores opções com base nos seus critérios de qualidade, e essa é a chance de fidelizar.
2 – Realize uma campanha de indicações como uma das técnicas de growth hacking
Usado como uma forma de aumentar a base de clientes que uma empresa tem, as campanhas de indicações geralmente funcionam muito bem com as empresas.
Para entender melhor, podemos usar os aplicativos mais populares que, por sua vez, utilizam cupons que de uma forma ou outra, vai beneficiar as pessoas que pediram para outras pessoas baixarem o aplicativo utilizando o cupom ou QR Code.
3 – Use pop-ups de saída
A alternativa mais eficiente no caso de sites que, ao diagnosticar que os usuários logo saem do site após usá-lo.
Esses pop-ups de saída funcionam no momento em que o usuário está prestes a apertar no X, ou voltar na setinha. Quando isso acontece, é aberto um pop-up para evitar que o mesmo saia.
4 – Reduza o tamanho dos formulários de contato
No momento de fidelizar um cliente, pense que os formulários são a opção ideal para isso. Porém, se for aplicada de maneira errada, pode ser altamente prejudicial à empresa. Faça formulários simples, objetivos e estratégicos.
5 – Diminua o tempo dos testes gratuitos
É comum que alguns sites usem testes gratuitos com 14 dias para conquistar novos clientes. Por sua vez, é uma alternativa muito boa, porém quanto maior o tempo de testes, maior será a chance do usuário conhecer a concorrência.
6 – Faça um checkout fechado como técnica de growth hacking
Um checkout fechado é, resumidamente, uma forma de manter a atenção do usuário centralizada na proposta principal do site da empresa.
Ou seja, evite elementos de navegação desnecessários, cabeçalhos ou rodapés que chamem o usuário para outra parte do site.
7 – Seja objetivo e estratégico
Atualmente, poucas pessoas possuem a paciência de ficar lendo um texto por alguns minutos.
De fato, é necessário que os conteúdos dentro do site sejam objetivos, simples, e estratégicos. Isso pode ser realizado com as estratégias do marketing de conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.