O trabalho dos growth hackers é muito importante para empresas que desejam um crescimento rápido e preciso. Afinal, o termo, implementado por Sean Ellis, lida diretamente com a experimentação no marketing.
Qualquer empresa no mercado tem o desejo de crescer e se tornar uma liderança. Então, esse tipo de ação é muito importante para estabelecer sua companhia de, por exemplo, equipamentos para internet no mercado e se posicionar com mais qualidade.
Ademais, para conseguir identificar as melhores maneiras de crescimento e como potencializar as ações que permitem isso, é importante saber utilizar e contar com o growth hacking, modelo que tem sido cada vez mais aplicado.
Entenda melhor o que é growth hacking
Através da identificação dos principais pontos de crescimento e aceleração de uma empresa, você consegue utilizar estratégias inovadoras com resultados muito satisfatórios. Sendo que o growth hacking se refere a esse tipo de modelo.
Deste modo, para conseguir explorar novas estratégias, você precisa estar disposto a experimentar.
O growth hacking é exatamente sobre isso, o poder da experimentação dentro de uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, criando novas hipóteses e as colocando em prática através de testes variados.
Dessa maneira, sua equipe conseguirá identificar novas oportunidades e espaços de trabalho com a empresa, fazendo com que seu empreendimento cresça de maneira mais inteligente, conseguindo otimizar o processo para que ele aconteça em menos tempo.
Ademais, o profissional que cunhou o termo, Sean Ellis, utilizou esta estratégia em diversas startups, que acabaram se tornando gigantes do mercado, fazendo com que muitas outras pessoas começassem a adotar o método para conseguir melhorar suas atividades.
A relação entre KPIs e growth hacking
Para conseguir identificar o que deve ser realizado em uma estratégia de growth hacking, é preciso ter um controle muito bom de suas informações. Isso é possível através dos KPIs, ou Key Performance Indicators.
Estes relatórios acabam ajudando a entender uma série de elementos importantes de seu funcionamento enquanto empresa, permitindo que você tenha uma estrutura mais inteligente no mercado, como:
- Acessos e tráfego;
- Geração de leads;
- Acompanhamento de vendas;
- Feedbacks de consumidores.
Todos estes KPIs permitem que você compreenda quais são os pontos de sua companhia de, por exemplo, consultoria de TI para pequenas empresas que precisam de atenção mais imediata.
Então, as ações de growth hacking começam a tomar a forma necessária para que se explore esse tipo de recurso.
Quando você transforma um KPI em um novo experimento, está se colocando em uma posição de facilitador, permitindo que você compreenda melhor o posicionamento de seu público e que ações podem ser tomadas para você conseguir resultados melhores.
Deste modo, definir quais KPIs serão utilizados, entretanto, é uma escolha da organização, seja ela uma empresa de portaria ou qualquer outra.
Isso porque cada companhia tem suas próprias necessidades e pontos fortes, e é importante saber qual elemento será transformado em uma experiência para buscar o avanço.
Os objetivos por trás do growth hacking podem ser inúmeros, por exemplo, o interesse em aumentar as vendas e o tráfego em seu site, conquistando assim um público mais próximo de suas ofertas e necessidades.
Entenda mais sobre a figura do growth hacker
O profissional preparado para se tornar um growth hacker é aquele que consegue identificar brechas e oportunidades para inserir corretamente uma campanha bem sucedida em sua empresa de, por exemplo, porta de enrolar.
O nome causa muita confusão, em grande parte pela associação com os hackers que fazem ações prejudiciais para o público. O growth hacker, entretanto, não tem nenhum tipo de ligação com estes outros.
Trata-se de uma pessoa responsável por encontrar falhas e identificar os atalhos disponíveis para o crescimento de sua empresa, através de ações pontuais e diferentes, que sejam inovadoras na hora de praticar.
É importante saber sobre o growth hacking que ele deve levar em conta um crescimento mais inteligente, que acelere os processos empresariais, mas se mantenha dentro das leis e códigos de ética específicos para cada um deles.
Dessa forma, trabalhar com growth hacking não é sobre pegar atalhos, mas sim sobre experimentar e encontrar o caminho mais qualificado para a produção de seu conteúdo.
Além disso, é importante salientar que embora o conceito utilize muito de tecnologia e programação, existem diversas áreas envolvidas nisso.
Por isso, não adianta ter um especialista em TI como growth hacker se ele não apresentar as perícias necessárias para esse tipo de ação. Entretanto, um profissional desse tipo que tenha conhecimentos específicos de TI pode ser de grande ajuda.
Por que trabalhar com o growth hacking?
O mundo está em constante mudança. A cada dia, inovações tecnológicas movimentam o mercado e criam novas oportunidades e especificações que devem ser atendidas pelas empresas, por exemplo, de tubo industrial redondo.
Por conta disso, as fórmulas antigas e engessadas de marketing estão cada vez mais perdendo sua efetividade, forçando as empresas a compreenderem melhor o ambiente ao seu redor e procurarem alternativas inteligentes para conseguirem se recuperar.
Até pouco tempo atrás, o consumidor era uma figura muito reativa. Nestes casos, bastava fazer um anúncio interessante e espalhar em veículos de massa que eventualmente você atingiria o público correto.
Com o potencial de exploração que a internet trouxe, principalmente por conta de ações móveis, o perfil do cliente acabou se tornando muito mais exigente. O usuário hoje pesquisa e quer saber informações, funcionamento e outras ações da empresa.
Por isso, identificar esse tipo de recurso é fundamental para estruturar suas ações. Quanto mais você conseguir conquistar espaço no mercado de automação residencial, melhor. Dessa maneira, é preciso saber como alcançar este cliente de forma efetiva.
Em um mercado cada vez mais competitivo, essa experimentação não pode ser feita de maneira lenta. É preciso ter agilidade, raciocínio e uma forma de estruturar seus pensamentos que consiga acessar todo o potencial de sua empresa.
Principais formas de usar o growth hacking
Cada empresa possui suas próprias atribuições, junto com uma série de detalhes importantes que devem ser pensados quando você desejar aplicar as técnicas corretas de growth hacking para melhorar seu posicionamento.
Entretanto, existem algumas ações que são mais generalizadas, e que podem apresentar um conteúdo de bastante qualidade para sua empresa. Dessa forma, você terá um esqueleto do que deve ser produzido para conseguir aplicar corretamente este método.
Quanto mais você identificar e entender a necessidade de mudança que o mercado atual pede, mais facilmente conseguirá explorar o potencial de vendas de sua empresa, deixando para trás a concorrência e conseguindo uma visibilidade muito maior do que o esperado.
Pois bem, entre as principais formas de utilização estão:
Marketing de referência
Esta é uma das principais ferramentas de growth hacking, e é responsável pela ascensão de diversas empresas dos mais variados nichos.
Através do marketing de referência, você consegue transformar seu próprio cliente em um expansor de sua marca entre, por exemplo, as empresas de contabilidade em SP.
Normalmente isso funciona de modo compensatório. Isso significa que para cada pessoa que o consumidor indicar, ele receberá alguma vantagem ou bonificação.
Isso estimula a pessoa a movimentar seus círculos de amigos e familiares, que começarão a fazer o mesmo. O nome desse efeito é viralização, em referência a forma de ação de um vírus, que se espalha desenfreadamente.
Por ser uma indicação de outro cliente, esse tipo de estratégia acaba sendo muito efetiva, já que a confiança é acompanhada desse modelo.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é outra etapa fundamental para o growth hacking. Conforme citamos anteriormente, o consumidor está muito mais exigente com relação ao que consome.
Isso significa que se há uma necessidade ou um problema a resolver, ele quer entender melhor o porquê de esse tipo de ação está acontecendo e o que ele pode fazer para resolver. Com o marketing de conteúdo, você se apresenta como uma fonte de informação.
Dessa forma, ele compreenderá melhor a situação que está passando, identificando sua empresa como uma autoridade no assunto em questão. Quando chegar o momento de comprar um produto ou contratar um serviço, seu nome será o primeiro que ele lembrará.
Cultura experimental
Outro ponto importante para o growth hacking é ter em mente o tipo de ação que precisa ser tomada para você conseguir explorar todo o potencial da técnica. As análises e testes devem ser constantes, buscando compreender melhor os resultados.
Dessa maneira, você consegue obter respostas muito mais assertivas sobre suas ações, identificando quais elementos estão funcionando corretamente e o que precisa ser modificado em sua estratégia de marketing.
Considerações finais
O growth hacking não é um formato mágico ou milagroso para seu crescimento. Trata-se de uma ferramenta pautada na pesquisa e na experimentação, guiada pelas mãos de um profissional qualificado que procurará os melhores resultados para sua empresa.
Por isso, é importante ter um growth hacker qualificado em sua equipe, buscando sempre se atualizar com as relações próximas do mercado, enquanto entende suas necessidades e busca o melhor para o crescimento da empresa como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.