Persona: tu sabe o que é? Conhece a sua?

Você sabe o que é persona, como ela é criada e como ter uma persona impacta no seu negócio? 

Se você não faz ideia, nesse post nós vamos te ajudar a entender melhor, construir a sua e como a falta dela traz consequências negativas para o seu negócio.  Muitas pessoas confundem persona com público-alvo. Os dois são parecidos, mas na prática é diferente sim.

O que é uma Persona? 

Persona é a representação do cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona é o norte da criação de conteúdo e do Marketing Digital.

A persona representa o perfil de compradores reais, é um desenho imagético de como o seu futuro cliente é, se comporta, o que ele consome e quais são as prioridades de vida. 

Qual a importância de se ter uma Persona?

As personas estão diretamente relacionadas ao sucesso do seu negócio. Vamos imaginar que você é um restaurante que usa como base de todos os seus pratos, carne vermelha. E você agora deseja vender o seu produto para uma pessoa vegetariana ou vegana, mas você não tem nenhum prato que contemple o estilo de vida dessa pessoa. Faz sentido? Não! 

Essa é a importância da persona, quando se sabe com quem se está conversando, entendendo suas necessidades, fica relativamente mais fácil obter resultados.

Como criar a sua Persona?

Entendendo essa importância, o próximo passo é criar a sua. E para definir como vai ser, você precisa desenhar as características principais do cliente detalhadamente. Saiba mais sobre o seu cliente, conheça ainda mais o que NÃO é o seu cliente, crie uma jornada de compra, por onde você quer que a seu cliente comece conhecendo o seu negócio e parta para a criação dela. 

Crie a sua| Perguntas principais

Aqui, você vai investigar e coletar informações que vão te permitir desenhar o seu cliente ideal. Você deve responder essas perguntas conhecendo bem o seu negócio e quem você quer converter como seu cliente. São elas:

  • Nome (fictício, de preferência);
  • Sexo;
  • Idade;
  • Local de origem;
  • Estado civil;
  • Cargo/Ocupação;
  • Ramo de atividade;
  • Nível de escolaridade;
  • Meios de comunicação;
  • Valores e objetivos de vida;
  • Objetivos do personagem fictício;
  • Desafios do personagem fictício.

É importante lembrar que a definição da sua persona vai ser dada pelo maior percentual de características de cada cliente e que caso o seu nicho de atuação seja mais específico, você pode incluir perguntas que ache de alta importância. Uma ferramenta legal que pode te ajudar nessa criação é o gerador de persona.

Uma dica super importante: VOCÊ NÃO É A SUA PERSONA. Então na hora de responder, fique atento e lembre que você precisa enxergar com os olhos de quem você quer alcançar e não responder com base nas suas preferências, fechado? 

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Bem, então é isso! Agora você já sabe o que é persona e vai conseguir estabelecer melhor os seus objetivos e desenvolver estratégias  que darão melhores resultados, sem dúvida alguma. 

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