Storytelling: estratégia que muda a percepção dos seus clientes

A prática de contar histórias não é algo novo. Mesmo nos tempos pré-históricos elas eram contadas através de desenho. O método se desenvolveu, mas o storytelling (a metodologia de contar essas histórias) ainda continua com seu objetivo principal: repassar uma mensagem e atrair leitores/telespectadores através da emoção e do impacto que elas podem ter em suas vidas.

Do Era Uma Vez aos Felizes Para Sempre diversos elementos são utilizados para uma história cativante. Parece algo simples, mas ela deve ser desenvolvida minunciosamente com os elementos que atraiam o consumidor e gerem identificação, além de comunicar o desejado.

No marketing não é diferente. Esses mesmos elementos e toda a história é um meio de narrar sobre a empresa e seus produtos, aproximando-se do cliente e dialogando com ele. Diversas marcas são extremamente eficientes ao utilizar essa técnica. A Disney talvez seja a mais relevante já que a maioria dos seus produtos realmente são histórias. Ela atrai, cativa, apresenta-se como personagem e dialoga com o público sobre sua marca e produtos.

Mas, por que usar storytelling no marketing?

Como já discorremos acima o storytelling tem grande poder de persuasão e adesão, sempre necessários no marketing. Através dessas histórias as marcas podem se expor mais aos seus consumidores, criando personagens, cenários e enredos que remetam aos seus produtos, serviços, valores e princípios da empresa. De modo geral, ela acaba apresentando uma nova faceta da organização muito mais relacionável para seu cliente.

Transmite-se, assim, a personalidade da marca tornando-a mais próxima aos consumidores e facilitando não só o reconhecimento e lembrança da empresa e possíveis vendas, como também a influência, persuasão e outros propósitos que a marca denota com sua história.

Para se ter uma ideia, a conexão emocional que a pessoa cria com um anúncio tem muito mais força no poder de compra do que o conteúdo do anúncio em si. O segredo está nas sensações, emoções e conexões que a marca estabelece com o storytelling, por isso essa estratégia é extremamente passível de criar e mudar a percepção do consumidor.

A relação desse método e a percepção dos clientes

Como deu para perceber o Storytelling é uma técnica que logo estabelece uma conexão com o consumidor, capaz de levá-lo até mesmo a realizar ações na jornada de compra.

Alguns cases famosos como o #LikeaGirl da Always traz um exemplo de Storytelling que usa o termo pejorativo “você está fazendo isso como uma menina” e o transforma em algo positivo. As histórias mostram diversas meninas fazendo atividades como garotas que são, sempre com força e garra. O comercial de 2014 consegue até hoje atingir as consumidoras de forma profunda, apelando para suas emoções, conquistando seu interesse e cativando-as.

Utilizar o Storytelling em suas campanhas podem ajudar seu cliente a conhecer mais seu negócio, sentir-se mais próximo da empresa, estabelecendo uma relação mais humanizada. As pessoas não querem mais simplesmente serem vistas como um mero recurso, mas querem ser envolvidas. As histórias ajudam a criar uma conexão direta entre sua organização e o consumidor, conquistando-o, e com o tempo e as práticas de histórias podem ajudar a fidelizá-los.

De forma geral, o Storytelling faz com que os clientes tornem-se mais próximos da marca,  identificando-se, sendo capazes de conhecer a motivação por trás de cada ação e de se tornarem defensores da marca. Uma boa história não impõe o produto, mas tem caráter convidativo e emocional que atrai o cliente.

O Storytelling é extremamente poderoso, não apenas pela memória da marca, mas, principalmente, por criar uma relação sustentável e estreitar os laços entre consumidor e empresa.

Quer saber mais técnicas interessantes para captar e fidelizar clientes? Então, fique de olho nas novidades do nosso blog.