Você já ouviu o termo gestão de inovação? Toda empresa precisa de uma gestão para o desenvolvimento de ações assertivas e geração de resultado. Mas, quando as empresas são startups, esse conceito é mais explorado ainda. Vamos refletir um pouco sobre inovação para startup.
De acordo com estudiosos da área, as startups são empresas novas, com potencial para crescimento rápido e acelerado, podendo se tornar uma grande corporação.
Para que isso aconteça, no entanto, alguns comportamentos e fatores são indispensáveis. Entre eles é possível destacar a oferta de um serviço escalável, ou seja, com custos de manutenção baixo e geração de lucros em curto prazo – além de ser inovador.
A gestão é o coração dessa estratégia e está diretamente ligada ao sucesso da empresa.
A inovação, por sua vez, induz à competitividade e é preciso que esse conceito saia do papel de forma palpável para que os objetivos da startup sejam alcançados.
Se você é empreendedor, profissional de gestão ou fundador de uma empresa e quer melhorar suas estratégias, esse artigo pode te ajudar!
Gestão de inovação: o que é e como funciona
Quando o assunto é empreendedorismo atual, muitos autores enxergam uma reconfiguração de modelos e a startup é um deles.
Para se caracterizar como algo novo no cenário, com impactos tecnológicos e sociais, estruturar a empresa por meio de uma boa gestão faz a diferença.
Neste contexto, o conceito de gestão da inovação se caracteriza por um conjunto de ações que servem para estimular o desenvolvimento, a geração de ideias, a sustentabilidade e a organização co-criativa dentro de uma empresa.
De soluções na área ambiental, como o gerenciamento de áreas contaminadas, ou o controle de responsabilidade social ou produção de itens ecológicos à desburocratização da logística no setor de caminhões, há muitos segmentos que podem incorporar esse conceito.
O Brasil é um novo local e promissor dessa canalização de ideias no formato startup. Prova disso é o levantamento da Associação Brasileira de Startups que revela que, hoje, 12 mil empresas já adotam esse formato.
Afinal, qual é a função da gestão voltada aos processos inovadores na prática?
Considerando que empresas inovadoras estimulam a criação de ideias, bem como a produtividade, captação e retenção de talentos, cabe à estrutura da gestão:
- Ajudar no desenvolvimento das ideias, em suporte e materiais;
- Investir na cultura do feedback e incentivar colaboradores;
- Promover autonomia;
- Estimular a criatividade;
- Criar uma boa cultura organizacional dentro da empresa.
Em uma empresa de tratamento de resíduos industriais que deseja implementar esse modelo, uma atitude prática da gestão é mapear as oportunidades de atuação do negócio.
Com isso, identificar os talentos por meio de habilidades para desenhar projetos e propor recursos, oportunidades de desenvolvimento e remuneração compatível é um caminho.
Ações práticas para melhorar a gestão
Você sabia que o estímulo à criatividade e produtividade está muito ligado ao ambiente de trabalho?
Várias pesquisas científicas comprovam que pessoas felizes no trabalho são mais produtivas e rendem mais em suas funções.
Não é à toa que as startups captaram essa ideia e aplicaram ações que estimulam ambientes com essa características a partir de ações práticas para melhorar a gestão.
Afinal, a cultura de inovação tem muitos caminhos e tudo começa pela organização diferenciada do ambiente.
Em segmentos mais técnicos, como os relacionados aos sistemas de drenagem, especializados na produção de geocomposto drenante, esse tipo de ação é mais importante ainda.
Vale destacar neste ponto que o geocomposto consiste em um sistema que combina elementos para filtrar, separar e escoar fluídos. Assim, estimular o bem-estar e a inovação são estratégias interessantes e que repercutem nas operações.
Contudo, as ações práticas são benéficas para todos os setores, independente do nicho de atuação.
Confira algumas ideias para criar um ambiente mais estratégico:
1. Crie um ambiente de trabalho agradável
Para se diferenciar dos ambientes tradicionais de trabalho, as startups aderem a moda de grandes empresas como o Google.
O clima de descontração no ambiente é uma característica que induz a melhora do relacionamento interpessoal e clima organizacional, logo, especialistas relacionam essas estratégias à melhora na produtividade.
É por isso que não é incomum ver algumas empresas oferecendo benefícios que soam como incentivos como:
- Happy hours;
- Salas de descanso com pufes;
- Ambiente flexível;
- Possibilidade de trabalhar com animais de estimação.
Algumas empresas brasileiras já fizeram pesquisas sobre a satisfação e produtividade dos colaboradores ao aplicar esses diferenciais e o resultado é positivo, com a melhora no engajamento na maioria dos casos.
2. Ofereça plano de carreira
A evolução de cargos e crescimento na carreira em uma startup bem sucedida acompanha o crescimento da empresa.
Por isso, oferecer planos de carreira, incentivar cursos de pós-graduação, qualificação profissional e proporcionar benefícios aos colaboradores é algo que faz sentido e contribui para a motivação profissional.
Como não há criação produtiva e inovadora sem perspectiva, você deve adotar essa ação prática.
Independente do negócio ser voltado à empresas de geologia ou uma startup de cosméticos, um plano de carreiras atrativo proporciona retornos como: mais chances de reter bons funcionários, melhora na motivação, incentivo ao desenvolvimento.
3. Incentive os colaboradores a criar
Diante da competitividade do mercado, muitas vezes não há tempo hábil para pensar demais e não agir, mas estruturar processos e motivar um time a criar é fundamental.
Há uma expressão chamada “espírito de dono”. Empresas com grandes resultados práticos conseguem investir em capacitação e motivação para que os colaboradores consigam propor e liderar projetos.
Quando um setor de tecnologia da informação (TI) consegue associar a automação de máquinas e processos ao impacto que essa facilidade traz para a vida das pessoas, a inspiração criativa é uma consequência boa.
Compartilhar propósitos e incentivar a criação, por meio da autonomia e disponibilização de recursos aos colaboradores, é algo que incentiva a criação.
Ambientes engessados que não compartilham ideias e o poder da tomada de decisão tendem a não inovar. Neste sentido, percebe a diferença da gestão inovadora?
4. Crie um plano de metas e estruturação consistente
Para inovar na fabricação de uma centrífuga industrial ou de um setor inteiro de uma empresa, ter um planejamento estratégico é o mínimo.
Por isso, a sua startup precisa ter modelos para estrutura e definir processos padronizados com o objetivo de alcançar as metas a curto, médio e longo prazo.
Toda ideia precisa ter uma resposta e uma solução. Portanto, vale a pena pesquisar metodologias que estimulem a criatividade, mas ainda assim é preciso estar atento à meta.
É importante que a empresa ofereça suporte para o desenvolvimento das metas, projetos e mentoria para ajustar os detalhes e realizar testes antes de lançar a ideia no mercado.
Em processos de incubação e empreendedorismo, os projetos de inovação são feitos em etapas, com objetivos e ações estratégias para alcançá-los. Com uma startup, não deve ser tão diferente.
Benefícios da gestão da inovação para Startups
De soluções que facilitam a locação de compactador de solo e outros equipamentos fundamentais em uma obra até métodos que trazem redução de danos e impactos ambientais, a inovação é um diferencial.
Inovar requer ousadia e busca contínua por melhorias, pois são elas que movem os resultados.
Objectives and Key Results
Em ambientes como startups; o termo Objectives and Key Results, popularmente conhecido como OKRs, faz referência aos objetivos que ajudam a definir as metas da empresa e deve ser adotado nos processos de gestão.
Monitorar os objetivos, rever procedimentos, acompanhar tendências e proporcionar um ambiente propício para a criação é uma forma de criar e monitorar os OKRs.
Não é por acaso que esse sistema de metas é validado por startups conhecidas no mundo inteiro.
Digamos que uma empresa é especialista na fabricação de tapetes como capacho fibra de coco sp e decide fabricar produtos com uma pegada sustentável.
Para isso, uma porcentagem da venda será destinada para projetos sociais de preservação ambiental e isso é uma atitude inovadora.
Gestão da inovação para startups traz benefícios reais
Na medida em que as empresas do mesmo segmento começam a praticar ações semelhantes, é hora de inovar novamente ou a empresa fica para trás. É por isso que uma gestão inovadora traz benefícios como:
- Produtividade;
- Maior competitividade em relação às outras empresas;
- Desenvolvimento contínuo;
- Maior engajamento dos colaboradores;
- Melhor organização dos processos;
- Aumento da credibilidade e autoridade da empresa.
É importante destacar que a gestão inovadora não é algo exclusivo dos cargos de liderança. Isso porque ao promover uma cultura organizacional de pertencimento dos colaboradores, as pessoas compartilham ideais e objetivos em comum e fortalecem o propósito.
Uma boa gestão inovadora é decisiva para o desenvolvimento das empresas, em termos de crescimento econômico, criatividade, produtividade e satisfação no trabalho.
Cada empresa tem suas próprias demandas, desafios, oportunidades, pontos fortes e fraquezas.
Por isso, a gestão deve ter uma boa estrutura não só para criar ideias, mas também para desenvolvê-las.
Apesar de processos definidos, a gestão não deve ser engessada. Quando o assunto é inovação, líderes e colaboradores precisam compartilhar ideias, ter um diálogo aberto e sentir liberdade para trabalhar nas soluções individuais e coletivas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.