Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, Natal e Ano Novo são algumas das datas comemorativas mais celebradas e aguardadas no país. Portanto, é comum haver um aumento nas vendas de comércio nesses períodos do ano.
Pensando nisso, elaboramos métodos de como o empreendedor deveria preparar-se para vender em datas comemorativas e realizar mais vendas nesses períodos. Aqui vão algumas dicas:
Planeje e prepare seu estoque
Uma vez que o fluxo de pessoas tende a aumentar, é preciso que seu estoque esteja preparado e completo. Não adianta tentar vender um produto através de divulgação se ele não estiver disponível quando o cliente fizer a solicitação.
Por serem eventos sazonais, deve-se levar em consideração o planejamento prévio do tempo de duração e qual será a ação de vendas no período. De olho no estímulo que existe para vender mais nessas datas comemorativas, o Governo Federal criou este ano a Semana do Brasil entre os dias 6 a 15 de setembro.
Portanto, a ideia é incentivar a economia aproveitando a data da independência do Brasil ao promover promoções no setor privado.
Elabore estratégias de divulgação
Uma vez elaborado o planejamento estratégico, é preciso considerar as estratégias de divulgação que serão usadas. Para tal, procure por consultores experientes que possam indicar os melhores planos de ação e conheça bem o seu público para saber como impactá-lo positivamente, não só no período da campanha, mas também em outras ocasiões.
Sendo assim, o seu consumidor passará a considerá-lo como uma opção, ou até mesmo uma solução. Você será lembrado quando ele pensar em comprar qualquer item de última hora.
Organize o atendimento do seu comércioz
Reorganize o seu atendimento para conseguir prestar um bom serviço a todos, inclusive, pensando no futuro do seu empreendimento. Isso auxiliará na conquista do seu consumidor, gerando uma fidelização de compra em outros dias do ano.
Presença online
Cada vez mais as empresas precisam invadir o ambiente virtual, seja com e-commerce, páginas oficiais ou blog. Segundo estudos da MindMiners sobre o futuro do varejo, as redes sociais são referência quando o cliente quer saber mais sobre uma marca ou produto. Para 56% dos internautas, a internet é um lugar de compartilhamento de experiências positivas, garantindo mais segurança nas suas escolhas.
Estar nas redes sociais e ter um espaço online é uma ótima ideia também para expandir suas vendas durante o ano todo. Não só em questão de tempo, mas também em espaço, chegando até outras cidades, estados e países. Além de ser uma opção de divulgação de sua marca, produto ou serviço.
Crie promoções para seus produtos
Tudo bem que a Black Friday é conhecida justamente por ser o momento voltado para as promoções e descontos. Porém, é preciso estudar o que vale realmente a pena para sua empresa.
Às vezes vale mais a pena vender com um preço menor, mas com uma tiragem mais alta do que manter preços altos e deixar o estoque praticamente intocado.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Méliuz, com 7300 pessoas que utilizam seu serviço de cashback para fazer compras, a intenção de 68% dos usuários era de gastar entre R$51 e R$100 reais no presente de Dia dos Pais, por exemplo.
Dessa forma, aprender mais sobre seu público é importante para criar condições favoráveis para o seu comércio nesses eventos sazonais. Realizar uma promoção e ter um bom estoque será a solução para a obtenção de mais lucro.
Gostou das nossas dicas?
Esperamos que elas possam ajudar o seu empreendimento a aumentar as vendas durante as datas comemorativas.
Acha que esquecemos de algo? Tem mais algum ponto para acrescentar? Se sim, coloque nos comentários! Queremos ouvir e compartilhar outras ideias sobre o assunto.