Com a popularidade das redes sociais, é comum que, na busca por vender mais, muitos empresários invistam seus esforços em produzir conteúdos para essas plataformas como em um blog. Entretanto, muitos esquecem o poder que as buscam representam em nossa sociedade.
De acordo com o Google, 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto realizam alguma tarefa, e 80% dos brasileiros usam seus dispositivos móveis para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar.
Para ser encontrada por esse novo consumidor, sua empresa precisa estar no caminho dele, e o melhor lugar para isso é na primeira página dos buscadores. Mas, para chegar lá, sua estratégia de marketing precisa contar com um Blog.
Seu negócio precisa de um Blog
Hoje, é quase impossível uma empresa não estar presente na internet. Entretanto, a grande maioria delas ainda conta apenas com um site institucional. O que muitas não sabem, é que assim como os cartões de visita, esse tipo de site, costuma ser deixado de lado.
A verdade é que ninguém quer mais uma empresa que só fale de si. Quem somos, o que fazemos, como você nos encontra. Percebe que o foco é todo na empresa? O novo consumidor tem milhares de marcas querendo sua atenção, por que ele dispensaria seu tempo precioso com uma empresa que não se preocupa com ele?
Adotar um Blog para a sua empresa é, antes de mais nada, assinar um compromisso de que você se preocupa verdadeiramente com o seu cliente. Mostra que tanto que dedica um tempo precioso buscando conteúdos que resolvam seus problemas, ensinem algo ou até mesmo divirtam.
Os buscadores entendem que as páginas que entregam conteúdos de qualidade e com certa frequência têm mais relevância para as pessoas. Por isso, privilegia esses sites, ranqueando as páginas em suas pesquisas. Por isso, ter um blog atualizado é uma excelente estratégia de marketing.
Ainda não se convenceu de que o blog é o melhor aliado do seu negócio? A gente separou 4 motivos para você não ter mais dúvidas sobre isso!
1. Fortaleça a sua marca
Quando você traça uma estratégia de marketing de conteúdo constante e focada em SEO (Search Engine Optimization), seu blog começa a aparecer nos resultados de busca de ferramentas como o Google. Isso gera visitas recorrentes que dão mais visibilidade ao seu negócio.
Ao gerar conteúdo relevante, você fomenta o compartilhamento dele nas redes sociais, as pessoas passam a valorizar o que você fala e sua empresa vira uma referência no mercado. Quando seu negócio adquire autoridade, a probabilidade de fechar novos negócios é muito maior.
2. Atraia mais clientes
Já imaginou quantos negócios deixou de fechar porque seus clientes não encontraram sua empresa?
Cerca de 59% dos entrevistados de uma pesquisa do Opinion Box afirmaram que usam o celular em lojas físicas para pesquisar online o preço dos produtos que estão avaliando. Isso quer dizer que a sua concorrência já não é mais local, nem presencial. Seu concorrente pode estar do outro lado do mundo.
Um blog torna a sua empresa facilmente encontrável, deixando-a mais competitiva e atraindo cada vez mais clientes. Vender mais é apenas uma consequência.
3. Facilite os processos de venda
Para quem é mais fácil vender: uma pessoa que sabe como seu produto ou serviço funciona, ou alguém que sequer sabe o que sua empresa faz?
Parece óbvio falando assim, né? Mas se você pensar bem, a maioria das empresas tenta vender para quem nem sabe quem elas são. Em um blog, o seu potencial cliente aprende sobre o que você faz, como faz e por que deve fechar negócio com você.
E o melhor, sem aquele vendedor chato, sem as enfadonhas ligações comerciais e sem altos custos. Afinal, é o seu conteúdo que está educando esses clientes para a sua empresa.
4. Use um blog para melhorar a percepção da sua marca
Já parou para pensar em como a sua empresa quer ser vista? Como uma marca que só se preocupa com vendas ou como uma empresa que se preocupa e valoriza seus clientes?
Manter um blog ajuda a perpetuar um relacionamento com seu público, tanto quem já comprou, quanto quem ainda nem sabe que precisa do que você vende.
Mas, para isso é preciso que seu blog não funcione como uma forma digital da propaganda tradicional. Ele precisa tirar dúvidas, mostrar soluções e até comparativos com a concorrência.
Assim, por meio de conteúdo relevante, você vai atrair cada vez mais pessoas, consequentemente, vai entrar nas primeiras posições do Google, tornando-se uma autoridade no mercado.
Além de manter um relacionamento com a comunidade em torno da sua empresa, certamente fechará mais e melhores negócios.
E aí, o Blog é ou não um grande aliado?
Então, quer começar a escalada rumo às primeiras posições no Google e na preferência dos consumidores? Então descubra se já está na hora de reformar o seu site!