7 dicas para aumentar as vendas no início do ano

Após meses de baixo faturamento, as compras de final de ano reaqueceram o setor varejista. Segundo a Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings), o mês de dezembro de 2018 teve um aumento nas vendas de 5,5% em relação ao ano anterior. O melhor Natal dos últimos cinco anos, segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

E não foram só os negócios tradicionais que tiveram o que comemorar, as vendas pela internet, os chamados e-commerces, registraram um aumento de 13,5% no faturamento, de acordo com a Ebit/Nielsen.

Depois de meses de instabilidade financeira, em um ano com Copa do Mundo, paralisação dos caminhoneiros e campanhas eleitorais, o setor varejista aposta em um 2019 muito mais lucrativo. Num cenário tão atraente, não é de espantar que a palavra de ordem do seu ano novo seja vender.

Para te ajudar a começar o ano faturando mais, separamos 7 dicas dos nossos consultores para aumentar suas vendas nesse início de ano. Depois delas, você nem vai precisar mais pular 7 ondinhas. Anota aí!

1- Promova uma Liquidação

Você pode até não gostar dessa palavra, mas seu cliente ama. Além do mais, é indiscutível que, no começo do ano, com tantas taxas e obrigações a quitar, o seu público esteja ávido por promoções! Então, que tal aproveitar a deixa de que o ano novo é um período de recomeço e fazer uma liquidação com aqueles itens que estão parados há tempos no estoque ou acabaram não sendo vendidos no final do ano?

Sua margem de lucro diminuirá, mas o aumento nas vendas fará a mercadoria girar e trará mais fluxo de caixa para o começo do ano.

2- Monte Kits ou Combos de Serviços

Janeiro é o tradicional mês da pechincha no Brasil. Aproveite a oportunidade e crie kits de produtos ou combos de serviços para aumentar o ticket médio do seu cliente. Você pode oferecer kits com itens complementares ou a velha estratégia do tipo “leve 3, pague 2”.

Mas vale ficar atento na hora de calcular os descontos oferecidos para não zerar sua margem de lucro junto com seu estoque.

3- Aproveite as Trocas para Realizar Novas Vendas

É bastante comum ganhar presentes em tamanho errado ou que, de alguma forma, não nos agradaram. Sendo assim, passado o período de festas, as trocas começam a acontecer constantemente e, com elas, surgem novas oportunidades de vendas.

A melhor maneira de faturar no começo do ano é auxiliando o cliente a escolher o produto certo para a troca. Por meio de um bom atendimento, ele pode acabar levando itens mais caros que os anteriores e pagar a diferença. Ou ainda aproveitar as liquidações e sair de sacolas cheias da loja.

Como aumentar vendas

4- Crie Relacionamentos com seus Clientes

Pode parecer estranho, mas criar relacionamentos nada mais é do que ter canais de comunicação com seu cliente. Mas não estamos falando de um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) nem das inconvenientes Listas de Transmissão do WhatsApp.

Ao invés disso, pegue sua lista de clientes, segmente por preferências e entre em contato com eles, envie uma mensagem de início de ano, sem interesses comerciais, apenas para mostrar que ele é um cliente especial.

Nas semanas seguintes, você pode avisar das promoções do mês, mas cuidado para não enviar muitas mensagens comerciais e acabar incomodando seu cliente. Uma dica legal é sempre perguntar a forma como sua clientela gosta de ser contatada.

5- Invista em Anúncios para Aumentar as Vendas no Início do Ano

De nada adianta montar liquidações e kits com descontos se ninguém vai ficar sabendo que eles existem. Por isso, além de divulgar aos seus clientes da lista, anuncie nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Dessa forma, você aumenta sua visibilidade e o volume de vendas.

Mas se você quer mesmo aumentar o faturamento da sua empresa, uma boa opção é investir em publicidade paga no Google Ads para aparecer nas páginas de busca. Não sabe como fazer isso? Contrate quem possa ajudar com o marketing digital da sua empresa.

6- Mantenha sua Equipe Motivada

É natural que durante as festas de final de ano sua equipe de vendas esteja a todo vapor. Afinal de contas, o mês de dezembro tem mesmo essa magia: lojas cheias, confraternizações, mais contratações e os funcionários temporários, então, estão mais que dispostos a mostrar que vieram para ficar. Mas aí chega janeiro, e agora?

Primeiramente, é preciso que você entenda que não é só o seu time de vendas que precisa estar engajado em vender, mas todos que fazem parte do seu negócio, inclusive você!

Se a sua equipe ainda não é vista como um todo, uma consultoria pode ajudar a alinhar esse time oferecendo treinamentos entre os setores e estímulos motivacionais, ensinando novas técnicas de vendas e até mesmo melhorando a comunicação e pró-atividade internas.

 

 

7- Defina suas Ações ao Longo do Ano

Quer manter sua empresa faturando em 2019? Defina metas mensuráveis para o seu negócio. Afinal, não dá para atingir o que não se planejou. Por isso, antes de sair à caça de novos clientes, tire o mês de janeiro para planejar as ações da sua empresa durante todo o ano.

É fundamental ter essas metas traçadas antes de lançar promoções ou realizar investimentos. Assim, você tem mais chances de acertar e diminuir os gastos desnecessários com medidas tomadas ao acaso.

Se você não tem prática com o planejamento estratégico do seu negócio, nem precisa pensar agora nas metas para o ano todo. Comece pensando pequeno: quais objetivos você pretende alcançar nos próximos três meses? E como vai alcançá-los? Sua equipe consegue sozinha ou você precisará de ajuda nessa jornada?

Nós sabemos que montar um planejamento eficaz nem sempre é tão fácil de se fazer, por isso, durante todo o mês de janeiro, a Cysneiros montou uma programação especial para ajudá-lo nessa tarefa. Fique ligado em nossas redes sociais!

Enquanto isso, aproveite para analisar que outros problemas de gestão a sua empresa pode estar enfrentando e, de quebra, descobrir formas de solucioná-los? Confira!