Ter uma presença online da sua empresa hoje em dia é tido como requisito fundamental, na opinião da maioria dos consumidores. Tendo em vista o um aumento considerável na procura por produtos e serviços na internet. Assim, para aproveitar a oportunidade de concretizar negócios é essencial ter um site mais atrativo.
Para ter um site mais atrativo, é necessário ficar bastante atento para que a identidade da sua empresa seja incorporada em cada elemento, representando a qualidade e o comprometimento que sua empresa tem com seu público.
Por isso, em cada página, seção ou função que você colocar em seu site, é muito importante que seja da maneira mais atrativa, eficiente e funcional de acordo com seu público.
Separei aqui algumas dicas infalíveis para você começar:
1# Conheça o seu público
Conheça o máximo possível quem vai acessar o seu site. Tendo isso em mente, priorize a funcionalidade e a objetividade de acordo com esse conhecimento prévio do perfil do seu público. Portanto, fique sempre atento àquilo que pode representar uma dificuldade desnecessária ao público na hora da leitura.
“O que não informa, é mero ruído.”
Ainda não definiu o seu público-alvo? Então, saiba por que definir o seu público-alvo é tão importante.
#2 Faça da sua página inicial seu cartão de visita, deixe seu site mais atrativo
Seja bem claro sobre o que você e sua empresa fazem e quais são os seus diferenciais competitivos. Entregue ao seu visitante todas as informações relevantes a respeito do seu negócio, de maneira objetiva, logo de cara.
Seu público pode sentir-se frustrado por acessar um site que não mostra pra que veio, deixando de navegar pelas outras páginas do seu site por causa disso e, por consequência, acabar nunca conhecendo tudo que seu negócio pode oferecer.
#3 Produza conteúdo relevante através do seu texto
Não faça de “qualquer jeito”. Inclua informações e conteúdos relevantes que sejam realmente importantes para seu público e que contenham o assunto que ele busca encontrar.
“O pulo do gato”
Separe os assuntos por temas, facilitando o entendimento de suas informações. Isso facilita demais na hora de buscar determinado assunto dentro do site.
#4 Ilustre seu conteúdo
O uso correto de imagens pode fisgar seu visitante de maneira marcante. Boas ilustrações ajudam a mostrar o que cada seção do site representa.
Sempre que possível, ilustre as seções das suas páginas com imagens relacionadas ao tema e que tragam significado simples e rápido.
#5 Invista em SEO e seja encontrado na Internet
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que em português quer dizer “Otimização para Ferramentas de Busca”, como o Google e Bing, por exemplo.
Todas as dicas até agora não te ajudariam tanto se seu público não puder lhe encontrar com uma simples busca na internet.
O site da sua empresa já é responsivo? Saiba mais em “Site Responsivo: 5 motivos para sua empresa ter um site responsivo“.
“E isso ajuda em que mesmo?”
Um site com um bom trabalho de SEO tem seu conteúdo otimizado, para que os motores de busca encontre-o mais facilmente. Dessa forma, seu site se torna mais relevante para o Google, ajudando para que ele apareça nos primeiros resultados de busca.
“Cerca de 80% das pessoas que buscam por um produto ou serviço na internet não passam da segunda página dos buscadores”. MarketShareHitsLink.com
Portanto, planeje o conteúdo do seu site pensando em palavras-chave para seu negócio, títulos atrativos e descrições estruturadas.
Mas cuidado!
SEO é importante, mas nunca esqueça de tornar o texto atrativo. Afinal, seu público precisa lhe encontrar na web, mas acima de tudo, precisa se identificar com o que está lendo.
Dica Extra
Menos é mais. Pense de forma simples. Um site coerente e cheio de movimento, que executa uma infinidade de malabarismos lindos visualmente, mas que não agreguem muito valor à experiência do usuário, leva à perda de foco do que realmente deve ser destacado.
Pense no que de fato é necessário para tornar o seu site mais atrativo e com mais resultados.
Então, gostou das dicas? Este conteúdo lhe ajudou? Comente o que achou na sessão de comentários.