Instagram ou Facebook? Onde investir?

Instagram ou Facebook? Essas duas redes sociais estão entre as 10 maiores plataformas de mídia social do mundo. Com mais de 1,1 bilhão de visitantes mensais no Facebook e 500 milhões de visitantes diários no Instagram, essas duas plataformas possuem várias semelhanças e diferenças.

Assim, nesse cenário, muitas empresas têm a dúvida:

“Devo construir a força da minha marca através do Instagram ou Facebook? Onde eu deveria investir mais?”

Cofrinho com dinheiro e uma planta nascendo

Pontos fortes de cada plataforma: instagram ou facebook

Vantagens do Facebook

O Facebook é multi-opcional, com uma variedade enorme de funções. Portanto, é possível escolher e usar muitos recursos (grupos, eventos, lojas, fotos, vídeos, texto, etc.) que se adaptam às necessidades do seu negócio.

Outras funções como catálogo de produtos e taxas de resposta também podem ser encontradas na maioria das páginas de negócios no Facebook.

Vantagens do Instagram

O Instagram tem mais foco em compartilhamento de fotos e vídeos. Com conversas diretas por meio de mensagens, seus clientes constroem uma sólida base de lealdade com a marca.

Certamente, essa lealdade pode ser conseguida através do compartilhamento periódico de conteúdo e divulgação de uma rotina de trabalho.

instagram ou facebook

Sendo assim, a proposta do Instagram é bastante limpa. Ou seja, é algo mais ordenado, com uma fácil navegação. Por sua vez, é bem diferente do Facebook, que tem um monte de coisas acontecendo – tudo ao mesmo tempo.

Saiba por que a sua empresa deve investir em Marketing Digital!

O ponto mais crítico que diferencia as duas redes

A quantidade de público! Se por um lado o Facebook conta com muito mais ferramentas e pode alcançar um número enorme de público, no Instagram o seu negócio é acessível a um público menor, mas será mais fácil de ser visualizado para esse público, que invariavelmente significa que você obterá um maior envolvimento por um número menor de usuários.

Quando falamos de redes sociais, acessibilidade e visibilidade são dois aspectos muito importantes, que podem influenciar bastante o sucesso de seu negócio. Portanto, devemos pesar com cuidado esses dois lados e decidir por investir corretamente nessas duas redes.

Conclusão

Enfim, ambas as redes sociais são ferramentas viáveis e muitas vezes investir nas duas pode ser essencial e decisivo para seu negócio, dependendo de qual seja o seu segmento. O que nos ajuda a definir em qual deles devemos investir mais é o objetivo que deseja alcançar e sua dedicação reservada para esse tipo de tarefa.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o investimento financeiro que pode ser aplicado no Facebook ou Instagram. Mas isso é um assunto para outro link.

Gostou do Conteúdo? Achou interessante como as redes sociais podem melhorar sua divulgação? Então comente, queremos saber sua opinião.