Onde investir? Instagram ou Facebook?

Instagram ou Facebook? Essas duas redes sociais estão entre as 10 maiores plataformas de mídia social do mundo. Com mais de 1,1 bilhão de visitantes mensais no Facebook e 500 milhões de visitantes diários no Instagram, essas duas plataformas possuem várias semelhanças e diferenças.

É nesse cenário que muitas empresas tem a dúvida:

“Devo construir a força da minha marca através do Instagram ou Facebook? Onde eu deveria investir mais?”

Leia tambémPor que investir em Marketing Digital? Conheça os motivos.

Pontos fortes de cada plataforma

Vantagens do Facebook

O Facebook é multi-opcional, com uma variedade enorme de funções. É possível escolher e usar muitos recursos (grupos, eventos, lojas, fotos, vídeos, texto, etc.) que se adaptam às necessidades do seu negócio.

Outras funções como catálogo de produtos e taxas de resposta também podem ser encontradas na maioria das páginas de negócios no Facebook.

Vantagens do Instagram

O Instagram tem mais foco em compartilhamento de fotos e vídeos. Com conversas diretas por meio de mensagens, seus clientes constroem uma sólida base de lealdade com a marca.

Essa lealdade pode ser conseguida através do compartilhamento periódico de conteúdo e divulgação de uma rotina de trabalho.

A proposta do Instagram é bastante limpa, através de algo mais ordenado, por meio de uma fácil navegação, ao contrário do Facebook, que tem um monte de coisas acontecendo – tudo ao mesmo tempo.

O ponto mais crítico que diferencia as duas redes

A quantidade de público. Se por um lado o Facebook conta com muito mais ferramentas e pode alcançar um número enorme de público, no Instagram o seu negócio é acessível a um público menor, mas será mais fácil de ser visualizado para esse público, que invariavelmente significa que você obterá um maior envolvimento por um número menor de usuários.

Quando falamos de redes sociais, acessibilidade e visibilidade são dois aspectos muito importantes, que podem influenciar bastante o sucesso de seu negócio. Portanto, devemos pesar com cuidado esses dois lados e decidir por investir corretamente nessas duas redes.

Conclusão

Concluindo, ambas as plataformas são ferramentas viáveis e muitas vezes investir nas duas pode ser essencial e decisivo para seu negócio, dependendo de qual seja o seu segmento. O que nos ajuda a definir em qual deles devemos investir mais é o objetivo que deseja alcançar e sua dedicação reservada para esse tipo de tarefa.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o investimento financeiro que pode ser aplicado no Facebook ou Instagram. Mas isso é um assunto para outro dia.

The following two tabs change content below.

Júlio Andrade

Pernambucano, colecionador compulsivo, apaixonado por mídia impressa e digital desde sempre, sigo na busca diária por novas formas de comunicação, proporcionando novas experiências para a sociedade através do meu trabalho e fazer a diferença na vida das pessoas.

Últimas publicações por Júlio Andrade (ver todas)

Comentários

comments

Júlio Andrade

Pernambucano, colecionador compulsivo, apaixonado por mídia impressa e digital desde sempre, sigo na busca diária por novas formas de comunicação, proporcionando novas experiências para a sociedade através do meu trabalho e fazer a diferença na vida das pessoas.