Diferentes formas de fazer markerting

O “Clichê” já não é mais aceito! Inove na forma de fazer Marketing

O jeito de fazer marketing mudou, o “Clichê” já não é mais aceito e pode gerar resultados catastróficos para a sua marca. Por isso, é importante que você análise o mercado, acompanhe as novas tendências e inove na forma de fazer Marketing Digital para sua empresa.

E para que possamos entender esta mudança, precisamos voltar um pouco no tempo e observar alguns acontecimentos. Então, nada melhor do que eu lhe contar a história desta evolução do marketing, que – assim como as melhores histórias – tem humor, sentimentalismo e até caso de justiça.

Vamos lá: “tudo começou…”.

 

LEIA TAMBÉM: Inovação com Marketing Digital

O marketing no anos 90 e 2000

O marketing sempre teve como objetivo divulgar a marca e os produtos/serviços das empresas, de forma massiva – atingindo o maior público possível. E por muito tempo, algumas campanhas publicitárias não se importavam em fugir dos “clichês” que envolviam os apelos e conflitos culturais da sociedade.

Muitas destas ideias eram voltadas para pequenos públicos e não analisavam o real impacto das campanhas para o restante da sociedade. Como era o caso das campanhas de grandes marcas de cerveja, produtos de limpeza, governos, e muitas outras.

Campanha Publicitária Skol

Por incrível que pareça, estas mídias eram tidas como “divertidas e irreverentes” e resultavam em uma alta aceitação da pequena parcela de público para a qual tinha sido idealizada.

Mas, as coisas mudaram!

Campanha com um antiga e inadequada forma de fazer Marketing

Com o amadurecimento da nossa consciência cultural e o aumento da rigorosidade dos órgãos fiscalizadores, o que antes era visto como diversão e resultado, passou a ser entendido como conteúdo ofensivo – repleto de apelos machistas, sexuais, preconceituosos e discriminatórios.

O público percebeu que (entre outras coisas) estas campanhas exaltavam a objetificação da figura feminina, a culpabilização da vítima e o culto a um padrão de beleza. O que levou muitas empresas a responderem ações judiciais contra as suas campanhas e, o que é ainda pior, tornarem-se malvistas pelos seus clientes.

LEIA TAMBÉM: Como captar novos clientes por meio de Inovações de Marketing?

E agora, qual é o caminho que devemos seguir?

Neste ponto da história, você se pergunta: “O que devo fazer para não cometer estas falhas?”

Vivemos em um mundo globalizado, onde a sede por informação e consumo só se iguala à exigência – dos mais diferentes grupos sociais – por justiça, respeito e transparência.

Hoje, mais do que em qualquer época, é fundamental que você entenda quem são os seus clientes, estude o mercado em que a sua empresa está inserida e, o mais importante, FUJA DO CLICHÊ e inove na forma de fazer Marketing Digital – para que você possa fidelizar os seus clientes.

O famoso “Final Feliz”: mude a forma de fazer Marketing

Já que a maioria das histórias tem um “Final Feliz”, esta não poderia ser diferente!

Para que você veja que é possível inovar e alcançar ótimos resultados, separei um anúncio da Heineken que se chama “The cliché”, que forma espetacular abordou a questão cultural entre mulheres, homens, cerveja e futebol.

Assista!

 

THE END!

Ps.: Até o momento, o vídeo já foi visto mais de 3 milhões de vezes.

The following two tabs change content below.

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.

Comentários

comments

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.