Marketing de Conteúdo vs. Marketing Tradicional

Marketing de Conteúdo e Marketing Tradicional. Você já deve ter ouvido falar desses termos antes (ou conhecê-los por Inbound Marketing e Outbound Marketing, respectivamente). Mas sabe o que cada um significa? E qual a diferença entre eles?

“Tá certo, mas como o Marketing influencia o processo de compra do cliente?”

 

O que se sabe é que a Internet mudou as características do consumidor brasileiro e os seus hábitos de compra. Antigamente os clientes iam até as lojas físicas para levantar todas as informações necessárias (preço, características do produto, condições de pagamento, etc.) para realizar a compra e após isto balanceavam os prós e contras para adquirir o produto em questão.

Isso não acontece mais nos tempos atuais, ninguém que eu conheço realiza uma compra importante ou algo de valor (como um aparelho eletrônico) sem fazer uma pesquisa de preço, por isto é muito importante que o seu site esteja nas primeiras posições do Google.

Mas agora vem aquela questão: “Qual é a diferença do Marketing Tradicional e do Marketing de Conteúdo? E qual dos dois é o ideal para a minha empresa?”

Marketing Tradicional (Outbound Marketing)

O que é?

O Marketing Tradicional ou o Outbound Marketing, como também é conhecido, trabalha com a produção de conteúdo para as grandes massas. Este tipo de marketing se baseia na divulgação de propagandas e anúncios com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível.

Características do Marketing Tradicional

Na maioria dos casos, estas propagandas são feitas em grandes mídias (TV e jornais) ou em mídias impressas (panfletagem, outdoors e busdoors). Tais mídias não conseguem considerar todos os interesses e desejos dos clientes que serão impactados.

Por exemplo, um comercial de TV impactará milhares de pessoas. Contudo, centenas delas não terão o mínimo interesse no produto ou serviço que está sendo ofertado. Em casos mais graves, poderão até mesmo mudar de canal devido a antipatia gerada.

A grande questão é que este tipo de marketing acaba não produzindo um conteúdo relevante que gere empatia e afinidade com todos os clientes. Isto porque (na maioria dos casos) não está direcionado a um público alvo específico.

Neste estágio, você pode se perguntar: “Por que gerar conteúdo relevante é tão importante?”

Marketing de Conteúdo (Ferramenta do Inbound Marketing)

O que é Inbound Marketing?

Diferentemente do Marketing Tradicional, o Marketing de Conteúdo busca divulgar a marca da empresa e atrair os clientes através de ações relevantes para o público alvo que se deseja alcançar. Para gerar empatia e interesse dos consumidores, esse tipo de marketing objetiva gerar conteúdo relevante para o público-alvo do negócio.

Para isto, o Marketing de Conteúdo utiliza principalmente formatos de mídias mais modernos, como: publicações em blogs, ações nas redes sociais, podcasts, canais no Youtube, videoconferências, newsletters, e-books e dentre outros.

Através destes canais, as empresas adquirem a atenção do cliente divulgando não somente as principais características do produto, mas também promovendo outras informações relevantes, como: dicas de como utilizá-lo; curiosidades; descrição das suas funcionalidades, e; tutorial com soluções para as principais dificuldades de uso.

Marketing-de-Conteudo - Funil-de-Vendas

O objetivo é estabelecer um bom relacionamento de médio a longo prazo com os clientes, conduzindo-os pelo Funil de Vendas, para que eles passem de um estágio de “estranhos” (clientes em potencial), tornem-se ou Leads, consumidores e se transformem em “divulgadores” espontâneos da marca da sua empresa.

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é ideal para a empresa atraia novos clientes. Isto é, àqueles que estão interessados em adquirir informações relevantes os produtos e serviços da marca.

Mas afinal, qual é o melhor, Marketing de Conteúdo ou Marketing Tradicional?

Não existe uma fórmula pronta para indicar qual é o melhor tipo de marketing para a sua empresa. Em muitos casos, as empresas investem em ambos os modelos, dividindo o orçamento entre campanhas de Inboung e Outbound Marketing.

Independente do modelo utilizado, você deve sempre buscar conhecer o cliente, saber onde encontrá-lo, qual canal de comunicação e linguagem que utiliza. Assim como, qual o tipo de mídia melhor impactará esse público – criando um empatia entre a empresa e o consumidor.

Em resumo, não existe um melhor tipo de marketing, existe o tipo adequado aos objetivos da sua empresa.

Então, vocês já conhecia as características do Marketing de Conteúdo e o do Marketing Tradicional? Qual deles se encaixa melhor no perfil da sua empresa? Conta para gente!