Utilizando Lean para criar valor para a sua empresa

Falar em transformação empresarial, em um cenário cada vez mais competitivo e limitado pelo momento econômico e político do nosso país, parece mais uma notícia de jornal. E quando se fala em criar valor, já pensamos no jargão “faça diferente”. Vou falar um pouco sobre uma filosofia chamada Lean desenvolvida por Tachii Ohno na Toyota, no pós Segunda Guerra Mundial.

O que é Lean?

O Lean é uma ferramenta que visa direcionar o foco dos empresários/gestores para melhorias das partes do negócio que agreguem valor ao cliente. Para tanto, deve-se procurar e eliminar desperdícios.

O Lean é produto do sistema de produção enxuta que concentra-se em estratégias de operações, processo, tecnologia, qualidade, capacidade, arranjo físico, cadeia de suprimentos, estoque e até planejamento de recursos, e, juntos, caminham para a formação de processos eficientes (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2004).

O Lean no mundo dos negócios

Muitas empresas hoje em dia buscam melhorar os resultados, mas visualizam de certeza os maiores custos e em demissões no primeiro momento. A estratégia Lean é voltada para o entendimento e domínio de processos, possibilitando produzir melhor, com menos recursos e evitando demissões.

É comum arranjar desculpas e apontar culpados nas organizações, como no exemplo: “o problema é do sistema ou foi o ‘setor X’ que não fez determinada entrega”.

Isso acontece porque as organizações não estão focadas nas atividades que agregam valor. Caso estivessem, teriam buscado automatizar os desperdícios por meio de processos de trabalho.

LEIA TAMBÉM: Resolva os problemas da sua empresa de forma estratégica, utilize a Matriz GUT

Agregando valor para a sua empresa

É aí que entra o Lean. Com o entendimento do processo de trabalho a empresa deve começar a gerar indicadores de desempenho, neste artigo, destaco o Tempo de setup, geralmente medido em minutos para estimar o tempo de processamento de determinada atividade.

O Tempo de setup é medido no início, antes de eliminar desperdícios, e no final após a implantação dos processos. Os Tempos de setups rápidos evitam a necessidade de criar estoques desnecessários, busca reduzir atividades que são difíceis, como perdas de tempo e que são desperdício, fazendo aumentar a competitividade dos negócios.

Nesse processo, ocorre muita objeção e resistência, devido aos executores de cada atividade possuírem “um jeito” de fazer a sua parte designada.

A transformação para agregar valor está na redução do Tempo de setup que reduz custos, melhora a qualidade do produto/serviço, encurta os leads times (tempo decorrido entre a chegada e a entrega de um pedido efetuado) e melhora bastante o atendimento ao cliente.

Transformação e geração de resultados

A partir dessa filosofia, pode-se iniciar uma transformação em qualquer empresa, seja com objetivo de redução de tempo, aumento da produtividade, redução de desperdícios ou falhas e, consequentemente, aumento da margem de lucratividade.

Sabe-se que esses não são os únicos resultados que podem ser alcançados, mas que podem ser incrementados outros que sejam mais adequados a natureza da empresa.

Concluindo…

A estratégia Lean pode transformar a sua empresa! Planeje suas metas e trace sua estratégia Lean.

Sucesso!

LEIA TAMBÉM: Problemas de gestão na empresa? Siga estes passos!

 

Fonte: RITZMAN, L; KRAJEWSKI, L. J.. Administração da produção e operações. São Paulo. Prentice Hall. 2004.

The following two tabs change content below.

Henderson Ramon

Presidente do INCUBATIC. Consultor Credenciado SEBRAE. Professor de Marketing na FACOTTUR. Atuou como administrador especialista em Gestão de Projetos e Consultor na Cysneiros & Consultores Associados e na implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica no Parque Tecnológico da Paraíba.

Últimas publicações por Henderson Ramon (ver todas)

Comentários

comments

Henderson Ramon

Presidente do INCUBATIC. Consultor Credenciado SEBRAE. Professor de Marketing na FACOTTUR. Atuou como administrador especialista em Gestão de Projetos e Consultor na Cysneiros & Consultores Associados e na implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica no Parque Tecnológico da Paraíba.