Design Thinking: inovação para sua empresa

Você sabe o que é Design Thinking? Onde surgiu? E como ele pode ajudar você a solucionar problemas de forma criativa e inovadora? Se você respondeu “não” para alguma destas perguntas, essa série de posts foi feita pra você!

Design Thinking: por que é importante inovar na sua empresa?

O antigo objetivo das empresas de gerar um diferencial competitivo através da qualidade não é mais aceito hoje porque a qualidade já está incorporada como pré-requisito do dia a dia empresarial. Atualmente, apenas a superioridade tecnológica ou a excelência no desempenho não constituem mais uma vantagem mercadológica, pois todas as empresas (grandes ou pequenas) estão em busca disso. A palavra de ordem agora é Inovação!

LEIA TAMBÉM: “Os primeiros passos para inovar

De forma semelhante ao que ocorreu com a qualidade, o empreendedor deve se dedicar à inovação como um novo e criativo modo de atender às necessidades do mercado, permitindo que a sua empresa permaneça competitiva.

Devido a esta busca por novos caminhos para a inovação que surgiu o Design Thinking, uma abordagem criativa focada no ser humano que se baseia na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, para propor alternativas que levam a soluções inovadoras para negócios (VIANNA et al., 2012).

A forma de pensar dos Designers

O Design Thinking diz respeito à forma de pensar dos designers, que entendem um problema como tudo que venha a impossibilitar ou prejudicar o bem-estar e as experiências das pessoas.

Os designers também entendem que estes problemas possuem diversas origens e naturezas, e que é preciso mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para obter uma visão mais completa, para que seja possível identificar os gargalos e as suas respectivas soluções (VIANNA et al., 2012).

O que é Design Thinking?

Design Thinking é um conjunto de estratégias e métodos criativos que buscam propor soluções inovadoras para problemas empresariais. Charles Burnette, um dos principais pensadores desta área, conceitua o Design Thinking como sendo “um pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento”.

Tim Brown (2008), um dos idealizadores desta abordagem, caracteriza o Design Thinking como:

Uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do designer para suprir as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente factível, e recorre ao que uma estratégia de negócios viável pode converter em valor para o cliente e oportunidade de mercado.

Design Thinking - Criatividade

Por utilizar um tipo de raciocínio pouco convencional no meio empresarial, o designer acaba propondo soluções criativas e inovadoras com base nas informações coletadas durante a sua observação, e por pensar desta forma, a solução não é derivada do problema: ela se encaixa nele.

Portanto, Design Thinking é um novo jeito de pensar e uma abordagem criativa para identificar problemas e propor soluções inovadoras, ou seja, caracteriza-se como uma mudança de mindset.

Onde surgiu o Design Thinking?

Atribui-se o surgimento do conceito de Design Thinking ao período entre 1969 e 1973, por meio das obras “The Science of the Artificial”, de Herbert A. Simon, e “Experiences in Visual Thinking”, e de Robert McKim.

David Kelley, Tim Brown e a IDEO

Porém, foi a IDEO, empresa de design e consultoria de inovação situada em Palo Alto, Califórnia, EUA, que se tornou conhecida pela difusão do conceito e da prática do Design Thinking dentro da sua organização.

David Kelley e Tim Brown, respectivamente fundador e CEO do grupo, ficaram famosos ao compartilhar a metodologia que empresa usava para solucionar os problemas complexos dos seus clientes de forma criativa, transformando IDEO em uma das companhias mais inovadoras do mundo.

Concluindo…

Vimos o que é e onde surgiu Design Thinking. Entendemos, também, como o Design Thinking pode lhe ajudar a promover soluções criativas e inovadoras para os problemas do seu negócio.

Esse post é o primeiro de uma série muito legal que criamos sobre o Design Thinking que vai levar você desde a teoria até a prática desta nova abordagem e forma de conhecimento criativo.

E aí, o que você achou desta nova série? Deixe sua opinião nos comentários e fique de olho nos próximos posts!

LEIA TAMBÉM: “Os principais obstáculos para Inovar nas Pequenas Empresas

Fonte:
Academia.edu – Charles Burnette
(https://independent.academia.edu/CharlesBurnette)

BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review, 2008.
(https://hbr.org/2008/06/design-thinking)

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162p.
(http://www.livrodesignthinking.com.br/)

The following two tabs change content below.

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.

Comentários

comments

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.