Definir o seu público-alvo: por que isso é tão importante?

Você sabe qual é o público-alvo da sua empresa? Pois bem, definir o público-alvo é tão importante quanto ter um bom produto e saber vendê-lo. Ou, até mesmo, quando pensamos em abrir um negócio ou lançar um novo produto, esse é um dos principais aspectos que devemos levar em consideração.

Definir o seu público-alvo

No momento em que você está planejando a estratégia da sua empresa é recomendado que procure conhecer o perfil do seu potencial cliente. Ou seja, deve-se mapear qual é o perfil do seu público-alvo ou do grupo de pessoas que você identifica como potenciais clientes para o seu negócio.

Além disso, uma definição clara deste público ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing da sua empresa.

Mas por que definir o público-alvo é importante? Como eu faço para mapear o perfil dos meus clientes? O que a minha empresa pode ganhar com isto? Pensando nestas questões, preparamos este artigo com o intuito de reunir algumas informações úteis para a construção deste estudo. Vamos em frente!

Confira as 5 Dicas para realizar uma gestão empresarial eficiente, que separamos para você!

Conheça o perfil do seu cliente para definir seu público-alvo

Para traçar o perfil do seu potencial cliente, aconselhamos que você reflita sobre o seguinte aspecto:

“A solução da minha empresa atende a necessidade de qual grupo de pessoas?”

A partir da identificação dos seus principais consumidores, deve-se analisar (especialmente) as pessoas que podem influenciar o pensamento do grupo, os chamados formadores de opinião.

Por isso, saber qual é o pensamento dos Formadores de Opinião do seu público-alvo auxilia no mapeamento das características e interesses dos demais clientes. Dado que a opinião dessas pessoas refletem (até certo ponto) o entendimento geral do grupo.

Para identificar melhor este público, podemos realizar algumas perguntas como:

  • Qual é a faixa etária desse grupo?
  • Qual é o bairro, cidade e região que eles moram?
  • Quais são as principais atividades, interesses e opiniões destas pessoas?
  • Quais sãos as suas necessidades?

Faça uma Pesquisa de Mercado

Público-alvo - Pesquisa de Mercado como instrumento para captação de Informações

Para obter informações completas e mais precisas, deve-se realizar uma Pesquisa de Mercado com um número máximo de potenciais clientes da sua empresa.

pesquisa de mercado é um importante instrumento para captação de informações sobre o mercado que você atua ou pretende atuar.

Geralmente a pesquisa é feita com base em um questionário composto por perguntas objetivas, isto é, com alternativas de respostas já definidas, pois isto facilitará o agrupamento e a análise destas respostas. Para saber mais sobre Pesquisa de Mercado, leia o nosso artigo sobre esse conteúdo.

Alguns dos questionamentos utilizados para conhecer as características de um público-alvo são:

  • O que consomem?
  • Com que frequência?
  • Quais os produtos que costumam comprar?
  • Onde costumam realizar suas compras?
  • Quanto eles pagariam pelo seu produto/serviço?
  • Por que escolheriam a sua empresa?
  • O que influencia a decisão de compra dessas pessoas?

calculadora para pesquisa de mercado

Defina uma Estratégia de Comunicação

A partir do momento que conhecemos qual é o público-alvo e quais são as suas características pessoais, temos que definir qual é a estratégia de comunicação mais adequada a este grupo. Ou seja, como podemos nos comunicar com estas pessoas? E qual é o meio de comunicação mais utilizado por elas?

Definição de um Persona

A definição de um personagem com as características ideais do seu cliente, também conhecido como Persona, facilita a escolha do tipo de linguagem que a sua empresa irá optar para se comunicar com o seu público-alvo e quais serão os canais de comunicação adotados.

Canais de Comunicação

Você pode atuar em diversos canais de comunicação (Site, Email Marketing, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Linkedin, etc.), as opções são muitas, mas como a ideia é ser dinâmico, atualizado e gerar relacionamento com os clientes, sugerimos que sejam adotadas as mídias mais utilizadas pelo seu público – caso você não tenha um equipe de relacionamento com o cliente.

Portanto, a definição da estratégia de comunicação se baseia nas escolhas da Persona, tipo de relacionamento que sua empresa deseja estabelecer (pessoal ou impessoal) e dos canais de comunicação e linguagem que serão utilizados.

Quer saber o passo a passo para melhorar marketing digital da sua empresa? Confira este material!

Tenha Soluções Voltadas aos seus Clientes

De posse das principais características e interesses do seu público-alvo e sabendo quais são os canais de comunicação mais adequados para estabelecer este relacionamento, você pode utilizar essas informações para modelar as soluções (produtos/serviços) oferecidas pela sua empresa às necessidades e expectativas do seus clientes.

Público-alvo - Tenha Soluções Voltadas aos seus Clientes

Dessa forma, durante este exercício é importante evitar confundir o gosto pessoal com o gosto dos clientes. Além disso, deve considerar os aspectos obtidos através da pesquisa de mercado e da coleta de opiniões e feedbacks.

Sendo assim, você tem a possibilidade de melhorar a suas soluções, adequando-as às reais necessidades dos seus clientes. Ainda mais, fazer tudo para garantir a satisfação deste público, com o objetivo de fidelizá-lo.

Então, você, também acha que definir o público-alvo é importante? Comente abaixo!