Criando uma Cultura de Inovação

Se inovar fosse uma tarefa fácil, o Brasil já estaria em primeiro lugar no ranking dos países inovadores, pois somos um povo extremamente criativo e engenhoso. Todavia, se esses fossem os únicos critérios para promover inovações, as organizações brasileiras estariam bem à frente de outros países vizinhos, e não ocuparia a dura e carente 69ª posição entre as nações inovadoras. A cultura de inovação dentro das empresas brasileiras ainda precisa desenvolver bastante.

Brasil entre os países inovadoras.

É preciso criar e gerir o conhecimento organizacional para obter novos saberes, pois são as pessoas que lidam com novas máquinas e tecnologias, que identificam os processos mais rápidos e qualificados para usá-las.

Cultura Atual do Empreendedorismo

Vivemos há décadas em uma cultura imediatista e focada no resultado “pra ontem”, o que dificulta a implementação de uma cultura de inovação, que é algo, sobretudo, gradativo e contínuo.

A meu ver, parte do problema decorre dos empresários brasileiros. Eles ainda não reconhecerem que a força motriz para potencializar a inovação está na valorização dos recursos humanos. Ainda vejo muitos acreditando que a compra de uma nova máquina/tecnologia ou aquisição de financiamento vai resolver todas as questões. Mesmo sendo grandes iniciativas, esse não é o único tipo de investimento que levará a empresa a outro nível.

Gestão pelo Temor

Outro ponto a se destacar é a cultura de gestão pelo temor. A qual, o empresário impõe medo aos seus funcionários como uma forma de liderança e obtenção de poder.
Este aspecto acaba inibindo os colaboradores a trazerem novas ideias, já que o clima organizacional não o favorece. Em contraponto, também há empresários que tem o receio de seus funcionários se rebelarem, pois eles detêm o poder do conhecimento e rotinas de trabalho.

Conheça os principais obstáculos para inovar nas Pequenas Empresas.

Como criar uma Cultura de Inovação

Desta maneira, para que a cultura de inovação vá se inserindo aos poucos na empresa, é essencial incrementá-la com ações pontuais como Design Thinking, reuniões periódicas, identificação de melhorias no processo, participação e promoção de seminários e eventos, verificação de talentos na empresa, inserção de programas de trainees, dentre outra tantas ações.

Logo, é preciso conscientização sobre a inovação, mas ao mesmo tempo surge a necessidade de melhoria no ambiente organizacional. Pois, você não deve aguardar que a cultura de inovação caia do céu.

É necessário ter paciência e plantar sementes hoje para colher uma ambiência que facilite a geração de inovações amanhã.

É preciso realizar ações que levem a empresa a um novo patamar. Mas, estas ações não precisam ser absolutamente avançadas, conforme vimos anteriormente. Com um ambiente propício e adequado à geração de ideias, a consequência será o surgimento de inovações.

Neste contexto, ressalto uma série de ações que podem ser iniciadas hoje mesmo. Abaixo segue algumas ações para dar o pontapé na criação da cultura de inovação?Criando uma cultura de Inovação

Benchmarking

Todo empresário que se preze deve buscar novas oportunidades e clientes, bem como analisando sua concorrência. Sobre este aspecto, nota-se que os empresários focam mais nos preços do que nos processos. Ou seja, dá ênfase a consequência e não a causa do sucesso.

É preciso visualizar todo contexto, destacando alguns deles: atendimento ao cliente, exposição e estoque de produtos, métodos de pagamento, etc. A partir desta visualização, deve identificar quais as principais boas práticas e verificar como podem ser inseridas na empresa.

Compartilhamento do Conhecimento

Pequenas empresas brasileiras não possuem a prática de estimular seus funcionários que participam de capacitações ou treinamentos a repassar o conhecimento obtido. Assim o novo conhecimento que poderia gerar inovações quando combinados com os conhecimentos das outras pessoas fica retido em uma única pessoa, prejudicando o processo de fomento da cultura de inovação.

Além disso, criar tutoriais que formalizam a execução de atividades é um exemplo de socialização de conhecimentos.

Mas não para por aí, é preciso incentivar as pessoas a aplicar o novo conhecimento, e replicá-lo para que haja um aprendizado contínuo e que o conhecimento seja coletivo e não individual.

Confira os “10 insigths sobre inovação que você pode aprender com um empresário“.

Reuniões Periódicas

Um aspecto que leva as pessoas a se conhecerem melhor e saber o que cada um faz na empresa. Sendo assim, fica mais fácil saber se alguém tem alguma ideia, valor ou concepção de mundo semelhante a sua. As reuniões devem ter pauta, duração e objetivos bem definidos, pois senão acabam gerando desconforto e perdem o sentido.

Brainstorming

A famosa tempestade de ideias é uma das formas mais criativas para se criar novos produtos ou serviços. Isso permite tomar decisões democráticas, envolvendo o grupo. Para tal ação, é necessário ouvir o que cada colaborador tem a falar e não excluir nenhum posicionamento.

Identificação de produtos/serviços não rentáveis

Lançar novos produtos e serviços é uma estratégia adotada como forma de buscar novos clientes. No entanto, ao entrarmos numa loja vemos funcionários dedicando boa parte de seu tempo para a divulgação e venda de produtos que já não são rentáveis, com o único objetivo de tirá-lo da prateleira para que não ganhe mais poeira. O empresário inovador é aquele que também é ousado o suficiente para retirar produtos de seu portfólio.

Implementando a Metodologia Canvas da Proposta de Valor

Ultimamente, empresas de diversos segmentos vêm fazendo uma modelagem de negócio através do Canvas antes do lançamento de algum serviço, ou para analisar a proposta da empresa, mas o que nem todo empresário sabe é que pode ser ainda mais preciso em sua análise, a partir do Canvas de um quadrante específico, ou seja, o Canvas da proposta de valor.

Esta metodologia permite verificar quais são os danos e ganhos da proposta da empresa para o cliente. Logo, na criação da modelagem da proposta de valor buscam-se identificar concepções que criem maiores ganhos e aliviem as dores (danos) aos clientes. Afinal um bom analgésico pode aliviar uma dor e suprir uma necessidade de um cliente.

Se bem implementadas, estas ações desatam um nó existente na comunicação e compartilhamento de informações e conhecimentos na sua empresa, sendo possível conhecer o mercado de um jeito diferente e avaliar as melhores opções existentes para inserir na sua empresa.

Mas uma coisa é certa, não haverá uma ruptura na cultura existente se as pessoas não estiverem comprometidas para gerar planos de mudanças que fomentem a cultura de inovação.