Barbearia Meu Chefe

Como a Barbearia Meu Chefe usa as Redes Sociais para atrair clientes

A Barbearia Meu Chefe é uma barbearia com conceito retrô, situada no bairro da Torre em Recife/PE e dispõe de uma equipe de 5 barbeiros profissionais. Fundada em março de 2016 por Fagner Tarso, a Meu Chefe possui uma proposta de unir as novas tendências do segmento de beleza e bem-estar em um ambiente totalmente voltado ao público masculino, além de utilizar as redes sociais para se comunicar com o seu público!

Leia este texto e saiba como a Meu Chefe, conseguiu tornar sua marca conhecida no mercado recifense e fidelizar mais de 500 clientes com frequência mensal, tudo isso em apenas UM ANO de existência!

Mural do Facebook da Barbearia Meu Chefe

O Desafio enfrentado pela Meu Chefe

Mesmo trazendo o conceito inovador de barbearia moderna com estilo retrô, o empreendimento sentia a necessidade de se destacar no mercado. Então, o grande desafio enfrentado pela Barbearia Meu Chefe era tornar a marca conhecida e criar um diferencial competitivo frente aos concorrentes do segmento.

Como pontos positivos a favor desse objetivo, estavam os diversos atrativos naturais da barbearia, como o ambiente agradável, climatizado, entretenimentos para os clientes (como mesa de sinuca, fliperama, etc.) e cervejas artesanais, além das 04 cadeiras para atendimentos simultâneos.

Mas nem tudo eram flores. O empresário preocupava-se bastante com a divulgação da marca, atração de cliente, aumento da venda dos produtos, divulgação dos serviços, criação de campanhas, identidade visual, etc. E para fazer isso acontecer é necessário estar onde os clientes estão – neste caso, estamos falando da Internet, e principalmente das Redes Sociais.

As Soluções Implantadas

Antes de pensar em qualquer ação voltada ao Marketing Digital, era necessário a Criação de Marca e Identidade Visual da Meu Chefe. Para tornar isso realidade, foi realizado todo o processo de criação de marca (como briefing, estudo de cores, estudo dos concorrentes, identidade e afins), para alcançar o conceito desejado pela barbearia.

A partir daí, criou-se as redes sociais Facebook e Instagram, com o intuito de criar conteúdos relevantes e de interesse do público-alvo da empresa.

A proposta de Criação de Conteúdo se baseou nos conceitos do Inbound Marketing. E o Inbound, como já vimos em posts anteriores, utiliza como uma de suas ferramentas o Marketing de Conteúdo que:

“busca divulgar a marca da empresa e atrair os clientes através de ações relevantes para o público alvo que se deseja alcançar”.

Baseando-se nisto e com o objetivo de atrair o interesse dos clientes, foi criado um planejamento de marketing digital para a Meu Chefe, envolvendo definição de Persona, categorização de temas de conteúdo, aplicação da identidade visual da marca, e definição da periodicidade e melhor horário para as postagens. Tudo isto com o intuito de gerar engajamento orgânico e transformando a Barbearia Meu Chefe numa referência no segmento de beleza e bem-estar masculino.

Temas criados para as campanhas nas Redes Sociais

Conteúdo EducativoImagem sobre dicas para volume na barba

Geração de conteúdos que levam informação relevante para o cliente, “educando-o” a saber mais sobre a proposta de valor da empresa, o processo de entrega dos serviços, seus diferenciais competitivos e muito mais.

No caso da barbearia, trabalha-se muito com informações e dicas de cuidados com a barba, cabelos, utilização correta dos produtos de beleza masculina, tendências de corte e penteados, além de outros temas pertinentes ao segmento.

Campanha de Redes Sociais com elementos de festas para convite de 1 ano da barbearia meu chefeCampanhas de Conscientização e Datas Comemorativas

Geração de conteúdo que estimule os usuários a compartilharem e mencionarem uns aos outros, visando o engajamento das publicações.

Além de servirem como fonte de informação para o público, em relação às datas comemorativas, horário e dias de funcionamento da barbearia e alerta quanto a causas sociais como o Novembro Azul.

Divulgação dos ServiçosChamada de Redes Sociais para o dia do noivo na Barbearia Meu Chefe

Com objetivo de divulgar a marca, enfatizando os diferenciais competitivos da empresa e os benefícios dos produtos e o mais importante: quais são os serviços oferecidos pelo barbearia e de que forma eles são entregues (executados) ao cliente.

Estes posts tem o objetivo de fixar no consciente do consumidor o porque deles escolherem a Meu Chefe, em detrimento de outras opções de barbearia.

Barbeiro fazendo a barba de um homemPosts Institucionais e Motivacionais

Esta categoria de conteúdo é voltada a criação de publicações institucionais e/ou motivacionais que causam empatia com o público e geram maior engajamento.

Para isto são usadas imagens com frases motivacionais, novidades sobre a barbearia e seus eventos e outras atualizações.

LEIA TAMBÉM: Por que investir em Marketing Digital? Conheça os motivos.

Resultados Alcançados

Recém completado 01 ano da sua fundação, a Barbearia Meu Chefe conta com um fluxo médio de mais de 500 clientes por mês, onde aproximadamente 40% deste público é oriundo das redes sociais, ou seja, conheceram e passaram a frequentar a barberia após acessarem as páginas do Facebook e/ou Instagram. Além de já ter sido convidada à três entrevistas para as redes de televisão local.

Chamada para criação da playlist - Redes SociaisAs redes sociais da Meu Chefe, segundo o próprio empresário sempre “passam um retorno positivo para os clientes”, não são utilizadas apenas para atração e fidelização dos clientes. Elas também funcionam como ótimo canal de comunicação entre a empresa e seus “chefes” (como são conhecidos os clientes da barbearia).

No exemplo ao lado, vemos uma peça criada com o objetivo de gerar relacionamento mais aproximado com os clientes, que neste caso puderam sugerir suas canções prediletas para a criação de uma playlist totalmente desenvolvida pelos “chefes”. Isto é, “feita pelo cliente, para o próprio cliente”!

Seguem as informações de contato, para quem estiver por Recife/PE e quiser conhecer a Barbearia Meu Chefe:

  • Instagram e Facebook: @barbeariameuchefe
  • Rua Ana Nery, nº 6, no bairro da Torre.
  • (81) 9.8555-8233 / 3038-3324

LEIA TAMBÉM: Onde investir? Instagram ou Facebook?

Comentários

comments

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.