realizar_uma_gestao_empresarial-eficiente_cysneiros

5 Dicas para realizar uma gestão empresarial eficiente

A gestão empresarial é fundamental no dia a dia dos empresários, sendo decisiva na determinação do sucesso ou fracasso de uma organização.

Ter conhecimento de todas as peças que compõem a engrenagem empresarial é um tarefa complexa que exige muita dedicação.

Uma gestão empresarial eficiente baseia-se em um bom planejamento, numa equipe técnica qualificada e em boas ferramentas de gestão e controle para dar suporte as decisões. Porém, sabemos que gerenciar uma organização não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos empresários, nós listamos neste aqui 5 dicas que poderão lhe ajudar a ter uma gestão empresarial mais eficiente na sua empresa.

#1 MODELAGEM DO NEGÓCIO

O ponto de partida para ter uma gestão eficiente é a modelagem da ideia do negócio, ou seja, estruturar a ideia – seja ela de abertura ou reestruturação de uma empresa ou departamento. Devemos avaliar qual é a proposta de valor que sua ideia trará para o mercado, nos perguntando: “o que você vai oferecer aos clientes?”. Para este ponto, é importante realizar uma pesquisa de mercado para validar a sua ideia e diminuir o risco do insucesso.

É recomendado, também, que se defina quais os segmentos de clientes que sua empresa atenderá, como será o relacionamento da empresa com o cliente, questões de logística e entrega, os principais recursos necessários e quais serão as fontes de despesas e receitas que seu negócio irá gerar.

#2 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

O planejamento da empresa, conhecido como planejamento estratégico, é necessário para que seja possível definir as estratégias, os objetivos e metas de curto e longo prazo, os indicadores de desempenho que irão propiciar o alcance dos resultados esperados pelo seu negócio.

O planejamento empresarial tem uma forte influência da visão do(s) seu(s) idealizador(es), contudo, alguns outros fatores devem ser levados em consideração durante esse exercício mental:

  • Compreender o contexto no qual a empresa está inserida;
  • Ter conhecimento sobre a legislação e tributação, e;
  • Realizar uma análise  dos fatores externos e internos, para ter um conhecimento geral sobre a situação da empresa.

#3 GESTÃO FINANCEIRA

A gestão financeira pode ser considerada como o coração da empresa, pois é a área responsável por garantir que todos os outros setores tenham os recursos necessários para funcionar adequadamente. Por isto, é importante que o empresário comece a familiarizar com termos, como Capital de Giro, fluxo de caixaCentro de Resultados, entre outros.

Cálculos e Gráficos - Gestão Financeira

Em tempos de crise, onde as principais estratégias das empresas estão ligadas à diminuição dos gastos ou a otimização das vendas, devemos aumentar o rigor sobre o controle dos custos, com o intuito de identificar quais são despesas e gastos relacionados as atividades de “produção” de um bem (produto/serviço).

O conhecimento dos custos facilita a análise da formação de preço dos produtos, auxiliando no estabelecimento da margem de lucro, ou seja, definindo quanto a empresa lucrará sobre a venda de cada bem.

#4 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

Para dar suporte a gestão empresarial, é interessante adotar um sistema de gestão integrada. A utilização desta ferramenta possibilita a automação das principais atividades do seu negócio, como controle de notas fiscais, contas a pagar e receber, acompanhamento de tarefas e gestão de estoque.

Um bom sistema de gestão pode dar suporte à diversas áreas da empresa, porém, deve-se ter cuidado durante esta escolha, pois, nem todos os softwares possuem as especificidades necessárias para gerir o seu negócio ou podem representar um alto custo de aquisição.

É interessante que se faça uma boa avaliação acerca das funcionalidades que o sistema oferece, o treinamento e suporte disponíveis e os custos de aquisição e manutenção.

#5 ACOMPANHAMENTO E MELHORIA CONTÍNUA

Desenho de uma lâmpada - 5 Dicas para realizar uma gestão empresarial eficiente

Em um mercado cada vez mais complexo, as empresas estão sujeitas a mudanças. Para superar estes aspectos, os empreendimentos devem optar por ferramentas que possibilitem uma tomada de decisão rápida e acertada.

Estes instrumentos permitem o acompanhamento do desempenho da empresa, em relação as mais diferentes áreas do negócio, por meio da análise de indicadores de desempenho. É recomendado que este controle tenha um objetivo e aconteça continuamente.

Mesmo assim, independente do nível de gestão da empresa, temos que procurar por novas oportunidades de melhoria, afinal de contas, esta busca é contínua.

E AGORA, POR ONDE COMEÇAR?

Após conhecermos as 5 Dicas para realizar uma gestão empresarial eficiente, cabe à você empresário desenvolver uma estratégia de gestão eficaz e adequada ao seu modelo de negócio.

Caso você esteja buscando mais conteúdo sobre Gestão Empresarial fique de olho nas próximas publicações do nosso blog. Aproveite os comentários abaixo e compartilhe: “Qual outra dica de gestão empresarial você conhece?”.

Material Educativo - Diagnóstico do Perfil Empreendedor

The following two tabs change content below.

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.

Comentários

comments

Breno Paredes

Apaixonado por viagens e praticante de surf e Jiu-Jitsu. Breno Paredes é Diretor Executivo da Cysneiros e Consultores, mestre em Administração e Consultor e Instrutor Empresarial nas áreas de planejamento e gestão empresarial, finanças e inovação.